Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer a515-54-32n2 - DAZAWMB18B0_REV_B - parou do nada.

Avalie este tópico:

Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

voltagem nos pinos do SIO

pino 11 - 0v -e apos ligar o power 3.29v
pino 72 - 0v -e apos ligar o power 3.26v
pino 84 - 0v -e apos ligar o power 3.27v
pino 85 - 3.24v -e apos ligar o power 1.21v
pino 118 - 0v - e apos o primeiro poweron ele se mantem sempre em 3.29v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

pino 85 - 3.24v -e apos ligar o power 1.21v
pino 118 - 0v - e apos o primeiro poweron ele se mantem sempre em 3.29v

@Marcelo Leal Lemos pino 85 - SYS_SHDN# precisa ter 3.3v, verifique se a PR6009 está boa, poste a tensão nos dois lados dela.

pino 118 - LID#_C está com o comportamento estranho, esse pino deve ter 3.3v para que a placa ligue. Poste a tensão dos pinos de HE1 antes do power.

72 - ACIN precisa ter sempre 3.3v, verifique

Editado: por master7
  • Joinha 1
Link para o comentário

Ha uma sequencia ai a ser analisada, a pergunta das resistencias das Pl's não foi respondida. Pra mim, o Sio não 'mata' a tensão, ele apenas não a libera, pois ha um problema. Muitas vezes a ausencia do MAINON não é o problema de fato. Uma dica vc ja tem ai, a tensão de 1,2DDr4. Qual a resistência dessa fonte na PL? Ela é a mais critica ao meu ver, pode ter dado um problema  na memória onboard, os capacitores de pF (os bem pequenos) muitas vezes causam problemas nessas linhas.

Link para o comentário

amigos, este e o sinal RSMRST no pino 112 do SIO , fiz um video pra mostrar o comportamento do sinal apos ligar o botao power, observa-se o consumo do aparelho na fonte na hora do acionamento do botao power aumenta para 0.03a e mantem ate o desligamento e reset

Screenshot_7.jpg

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário

1 hora atrás, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos pino 85 - SYS_SHDN# precisa ter 3.3v, verifique se a PR6009 está boa, poste a tensão nos dois lados dela.

pino 118 - LID#_C está com o comportamento estranho, esse pino deve ter 3.3v para que a placa ligue. Poste a tensão dos pinos de HE1 antes do power.

referente a PR6009 o pad que liga ela ao q86 cai a voltagem para 1.21 na hora do poweron enquanto o outro lado mantem 3.28v

quanto as resistencias das PL estou fazendo outra foto melhor

Link para o comentário

1 hora atrás, Rods disse:

Ha uma sequencia ai a ser analisada, a pergunta das resistencias das Pl's não foi respondida. Pra mim, o Sio não 'mata' a tensão, ele apenas não a libera, pois ha um problema. Muitas vezes a ausencia do MAINON não é o problema de fato. Uma dica vc ja tem ai, a tensão de 1,2DDr4. Qual a resistência dessa fonte na PL? Ela é a mais critica ao meu ver, pode ter dado um problema  na memória onboard, os capacitores de pF (os bem pequenos) muitas vezes causam problemas nessas linhas.

amigo, pelo que pude ver no esquema a pl responsavel pela alimentaçao das ddr4 e a pl30 que resulta na voltagem +1.2VSUS
exatamente ela e uma das que nao liga e a resistencia a terra nela e de 139oms
estou melhorando a foto da placa com a resistencias pra postar, desculpe a demora, a bancada aqui nao esta facil...

• Joinha 1
Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos Imagine amigo, fique tranquilo. vc tem um ponto a seu favor ai que é uma placa que entrou não ligando, o que te livra de uma qualquer culpa que acredito mesmo não ser. Muita calma nessa hora, e veja, o amigo Master7 entende bem de esquema e seguir o raciocínio dele, passo a passo, seria importante antes de procurar defeitos em outros lugares. Muito que aprendi aqui foi dessa maneira. O que eu faria ai, ja que vc interferiu no BIOS, seria de cara monitorar os protocolos em seus pinos, principalmente no pino 3, porem 30mA é um consumo baixo para desconfiar dele, mas tudo deve ser verificado. 139R vai eliminar um curto nessa linha da PL30.

Link para o comentário

Em 09/12/2023 às 12:29, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos refazer o teste da sua resposta #26, só com o carregador do equipamento conectado sem pessionar o power, por favor. Não ficou claro o real estado das tensões.

bom dia, desculpe, estava errado mesmo, aqui estao as novas voltagens do SIO sem ligar o botao power

pino 11 - 0v
pino 72 - 2.85v
pino 84 - 0v
pino 85 - 3.25v
pino 118 -3.32v

Link para o comentário

@Marcelo Leal Lemos PR3021 é de 29.4K segundo o esquema com tolerância de + ou - 1%, parece que ele está alterado. Apenas como teste, levanta o pino 3 de PU3002 e verifique se o sinal SYS_SHDN# se mantém depois do power em 3.25v. Lembrando que estamos mexendo na proteção da temperatura, então não podemos deixar muito tempo nesse estado.

Editado: por master7
Link para o comentário

36 minutos atrás, master7 disse:

@Marcelo Leal Lemos PR3021 é de 29.4K segundo o esquema com tolerância de + ou - 1%, parece que ele está alterado. Apenas como teste, levanta o pino 3 de PU3002 e verifique se o sinal SYS_SHDN# se mantém depois do power em 3.25v. Lembrando que estamos mexendo na proteção da temperatura, então não podemos deixar muito tempo nesse estado.

continua caindo para 1.21v depois do power

Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Acer a515-54-32n2 - DAZAWMB18B0_REV_B - parou do nada.

Desculpe insistir na questão levantada anteriormente, mas eu injetaria tensão nessa PL de 3,3V para ver, via câmera térmica, o comportamento da PCH. Achei essa resistência de 32 Ohms muito baixa para uma PL de 3,3V. Se a PCH esquentar em apenas um canto ou em um ponto em particular, ela "foi de arrasta pra cima".

Link para o comentário

1 hora atrás, Aderson Caldas disse:

Desculpe insistir na questão levantada anteriormente, mas eu injetaria tensão nessa PL de 3,3V para ver, via câmera térmica, o comportamento da PCH. Achei essa resistência de 32 Ohms muito baixa para uma PL de 3,3V. Se a PCH esquentar em apenas um canto ou em um ponto em particular, ela "foi de arrasta pra cima".

amigo, eu nao tinha feito o teste ainda, mas de qualquer jeito nao deu resultados, na foto da pra ver que nao aquece nenhum ponto da PCH  e na fonte o consumo foi de apenas 0.05a.

so lembrando que esta fonte de 3.3v e uma das que esta ok

IMG_20231211_142130.jpg

IMG_20231211_142111.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...