Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Placa Mãe ASUS Tuf Gaming B550M-Plus Liga sem video e LED CPU Aceso

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa Noite Amigos,estou com um problemão e novamente venho recorrer a sua ajuda. Essa placa entrou para formataçao e limpeza, na hora de ligar depois da limpeza não deu mais video e o Led do Cpu fica aceso em vermelho, Já regravei bios, testei memorias e a propria CPU, comprei outra placa para resarcir o cliente,mas ainda tenho alguns dias para testes.

Testes feitos

CPU Ryzen 5 5600g funciona em outra placa

Memorias funcionam na outra placa

comparei as tensoes, e estão todas iguais

já regravei bios pelo site da Asus e copiei a bios da placa nova e não teve resultado,

tenho todas as tensoes nas bobinas, processador esquenta normalmente,

Alguém que entenda mais de placas poderia me dar uma ajuda?

IMG_20231208_184327.jpg

Editado: por hanzzo
adição de foto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Rods disse:

@hanzzo Amigo, qual gravadora vc usou para executar o procedimento do BIOS?

bom dia @Rods , eu fiz 3 procedimentos distintos, usei a bios do proprio site da Asus regravando via BIOS FLBK com um pendrive, e quando chegou a placa nova eu fiz uma copia da BIOS via softwaree regravei como gravadosr CH341a com adaptador para 1.8v e plaquinha adaptadora para soldar o chip , e depois eu desoldei o chip da placa nova e soldei na que não funciona para mais um teste, e nenhuma das 3 formas reconheceu o processador, continua ligando com led CPU vermelho acesso, ele bipa sem a memoria e para no led de ram sem a memoria, e com os processadores colocados ele passa o led da memoria e para no CPU led, todas as bobinas tem tensão iguais, eu não sei mais o que testar,deve ser algum sinal do processador falhando, tem alguma ideia?

Link para o comentário

como foi feito isso sem a placa dar imagem?
"eu fiz 3 procedimentos distintos, usei a bios do próprio site da Asus regravando via BIOS FLBK com um pendrive"

A limpeza foi feita de que forma?
Qual a versão do (Nuvoton)?

--------------------------------------------

Poste aqui os dois backup?

Link para o comentário

Nesse caso ai seria interessante monitorar os protocolos ali no BIOS que  seria na vdd o mais critico, ja que sobe as tensões. Ja tive problema com esses arquivos que fazemos backup via flash e usamos para gravar em dispositivos externos. Então as informações que

o amigo solicitou são importantes, ele pode te ajudar, suba-os aqui.

Link para o comentário

17 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

"eu fiz 3 procedimentos distintos, usei a bios do próprio site da Asus regravando via BIOS FLBK com um pendrive"

Bom dia, a Maquina chegou funcionando, pra fazer limpeza e formatação, formatei a maquina normalmente,e a limpeza faço com pincel e jato leve de ar, feita a limpeza montei a maquina e não ligou, mas percebi que a primeira vez que liguei a placa depois da limpeza ele ligou e desligou de forma abrupta,e depois não dava mais imagem e a luz do CPU sempre aceso, 

essa bios é a que copiei da placa nova usando o "universal Bios backup",já usei esse software antes e funcionou certinho, mas depois eu desoldei a bios das duas placas e inverti, e subiu na nova e na do cliente continuou com LED cpu aceso, então não é chip de bios, talvez alguma comunicação entre placa e processador, no Bios Flashback funciona normal, ele pisca rapidamente enquanto grava e tudo.

17 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Link para o comentário

18 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Nuvoton NCT6798D-R   Ci de \bios winbond 25q256jweq

Link para o comentário

39 minutos atrás, hanzzo disse:

Bom dia, a Maquina chegou funcionando, pra fazer limpeza e formatação, formatei a maquina normalmente,e a limpeza faço com pincel e jato leve de ar, feita a limpeza montei a maquina e não ligou, mas percebi que a primeira vez que liguei a placa depois da limpeza ele ligou e desligou de forma abrupta,e depois não dava mais imagem e a luz do CPU sempre aceso, 

essa bios é a que copiei da placa nova usando o "universal Bios backup",já usei esse software antes e funcionou certinho, mas depois eu desoldei a bios das duas placas e inverti, e subiu na nova e na do cliente continuou com LED cpu aceso, então não é chip de bios, talvez alguma comunicação entre placa e processador, no Bios Flashback funciona normal, ele pisca rapidamente enquanto grava e tudo.

O arquivo não esta correto.

Utilize um gravador de eeprom para fazer o backup.

poste novamente, basta alterar o arquivo nesse poste.

Link para o comentário

@hanzzo Para a alimentação do CPU está usando o cabo de 8 vias? Ou apenas um de 4 vias?

Você disse que usou apenas pincel e jato de ar para a limpeza, já fez uma inspeção visual para ver e não há alguma sujeira que possa ter penetrado em algum orifício da placa, como os do processador, ou os contatos de memória?

Tenta dar um banho de álcool isopropílico na placa, quem sabe ajuda.

Boa sorte!

Link para o comentário

1 hora atrás, elias.girardi disse:

@hanzzo Para a alimentação do CPU está usando o cabo de 8 vias? Ou apenas um de 4 vias?

Você disse que usou apenas pincel e jato de ar para a limpeza, já fez uma inspeção visual para ver e não há alguma sujeira que possa ter penetrado em algum orifício da placa, como os do processador, ou os contatos de memória?

Tenta dar um banho de álcool isopropílico na placa, quem sabe ajuda.

Boa sorte!

boa tarde Elias, foi a primeira coisa que fiz quando o problema surgiu, dei um banho nela e deixei a noite toda secando em pé apoiada, e não resolveu, queria muito arrumar essa placa,mas ela é um daqueles casos que a gente tenta de tudo e nada muda

Link para o comentário

Em 08/12/2023 às 18:45, hanzzo disse:

@hanzzo seria importante vc enumerar pra nós aqui as tensões que vc encontou, vai que está faltando alguma. Se há um código de erro, algum sinal está ausente ou defeituoso. Vc conseguiu vê em qual sinal a sequência de start está parando?

Link para o comentário

Em 19/12/2023 às 18:54, master7 disse:

@hanzzo seria importante vc enumerar pra nós aqui as tensões que vc encontou, vai que está faltando alguma. Se há um código de erro, algum sinal está ausente ou defeituoso. Vc conseguiu vê em qual sinal a sequência de start está parando?

bom dia @master7,não consegui achar o esquema e a sequencia de start, vou enumerar as tensoes e retorno

Link para o comentário

• 7 meses depois...

Eae conseguiu arrumar essa placa mãe Asus B550m plus ?? Eu tive o mesmo problema, a diferença que acabei levando ela em um técnico de placa mães, a placa mãe demorou pra voltar, e no final ela ligou, entrou na Bios e tudo certinho, cheguei em casa e deixei na caixa guardada, acordei de noite e fui fazer um teste com ela, aí voltou o problema, eu tenho 2 placas dessa, uma funciona normal que é a que eu uso, a outra está com esse problema, o técnico arrumou na minha frente, extrema confiança, ela trocou o chip da Bios e deu vida, ela falou que a soldagem do chip dessa placa mãe é complicado tem que ser muito certinho, após isso a placa mãe funcionou mas cheguei em casa o problema voltou, eu fui liga lá pra testa e o problema havia voltado, estou desanimando já dessa placa mãe, amanhã vou voltar lá e verificar se volta a vida ela. 

Link para o comentário

Em 08/12/2023 às 18:45, hanzzo disse:

Boa Noite Amigos,estou com um problemão e novamente venho recorrer a sua ajuda. Essa placa entrou para formataçao e limpeza, na hora de ligar depois da limpeza não deu mais video e o Led do Cpu fica aceso em vermelho, Já regravei bios, testei memorias e a propria CPU, comprei outra placa para resarcir o cliente,mas ainda tenho alguns dias para testes.

Testes feitos

CPU Ryzen 5 5600g funciona em outra placa

Memorias funcionam na outra placa

já regravei bios pelo site da Asus e copiei a bios da placa nova e não teve resultado,

tenho todas as tensoes nas bobinas, processador esquenta normalmente,

Alguém que entenda mais de placas poderia me dar uma ajuda?

IMG_20231208_184327.jpg

Conseguiu arruma lá ? Eu to quase desistindo já, muito trabalho quando acontece esses problemas

Link para o comentário

Em 07/08/2024 às 10:52, rickboy81 disse:

Bom dia amigo ! Fique atento com essas bios ao grava-las certifique se ela e 1.8 ou 3.3 . se vc gravar a 1.8 sem o adaptador ela não ira Funcionar ok  . 

Já regravou ela mas uma coisa eu percebi, processador fraco a bios entra, agora processador mais forte não tá indo, isso os atualizei a Bios pra mesma versão que a minha, e vale lembrar as duas são B550m plus tuf gaming, o problema que a minha principal roda normal, a outra que já foi regravada a Bios eu instalei a mesma versão de bios que a minha principal, usei o mesmo processador e não vai, o led fica cravado no vermelho 

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...