Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus X555LD - 69N0R8M41B22 rev 3.6 - Não detecta HDD

Avalie este tópico:

Nuno Freitas

Posts em destaque

Boas pessoal

Estou com um problema num Asus X555, passo a explicar.

Inicialmente a motherboard chegou com avaria de não detetar ssd/Hdd.

Mal inicia a MB vai directo para a bios. Realmente não deteta qualquer Hdd/ssd que se conecte.

Como é habito nessas MB o problema costuma ser o conector fpc macho/fêmea da tanto da MB como da placa independente de hdd.

Troquei os conectores, e nada. Testei uma placa de HDD diferente (nova) e não deteta o ssd na mesma.

Decidi ligar um drive cd no conector da MB, e para meu espanto também não deteta drive de cd, devo dizer que experimentei 4 drives de cd e todos eles funcionais.

A única coisa que sei que a bios deteta são drives usb, tudo que se ligue à placa hdd não é detetado e na entrada da MB de drive cd nada na mesma.

Será algum problema na bios?

Que caminho devo seguir?

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Nuno Freitas disse:

Boas pessoal

Mal inicia a MB vai directo para a bios. Realmente não deteta qualquer Hdd/ssd que se conecte.

Como é habito nessas MB o problema costuma ser o conector fpc macho/fêmea da tanto da MB como da placa independente de hdd.

Troquei os conectores, e nada. Testei uma placa de HDD diferente (nova) e não deteta o ssd na mesma.

Decidi ligar um drive cd no conector da MB, e para meu espanto também não deteta drive de cd, devo dizer que experimentei 4 drives de cd e todos eles funcionais.

A única coisa que sei que a bios deteta são drives usb, tudo que se ligue à placa hdd não é detetado e na entrada da MB de drive cd nada na mesma.

Que caminho devo seguir?

Verifica se a bios não possui configuração de protocolo de comunicação de hdd ou ssd poi ja tive o mesmo problema com um all in one da dell que apresentava o mesmo problema.

Link para o comentário

6 horas atrás, Nuno Freitas disse:

Boas pessoal

Que caminho devo seguir?

ja tentou regravar a bios?

Esta chegando alimentação no circuito do hd ?

• Joinha 1
Link para o comentário

• Nuno Freitas alterou o título para Asus X555LD/69N0R8M41B22 rev 3.6/Não deteta HDD
1 hora atrás, carlos noteblu disse:

ja tentou regravar a bios?

Esta chegando alimentação no circuito do hd ?

Quando você diz regravar, implica limpar a região ME também?

Ainda não verifiquei a alimentação no Hd ou na entrada da MB do drive cd, vou verificar e dou feedback

Obrigado pelas dicas a todos

Link para o comentário

1 hora atrás, Nuno Freitas disse:

@carlos noteblu esta a chegar alimentação 3,3v e 5v testei no conector preto penso ser Sata

Pra vc verificar se e problema na alimentaçao ou dados coloque um hd mecanico e verifica se ele esta girando pois tem uma habilitaçao que vai pro pch

Link para o comentário

@Ponto da Manutenção 

A board hdd também é rev 3.6

Encaixa bem. Depois dessa placa tem um cabo que leva alimentação para portas usb e led de power on e sinal de bateria a carregar. 

Esses leds depois da placa colocada e cabo ligado funcionam bem.

Contudo nada é detectado com essa placa ou com a ligação sata da foto acima.

Deixo link da placa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

IMG_20231215_074855.jpg

IMG_20231215_074454.jpg

Link para o comentário

@Rods Pois...isso fui eu que soldei, sou novato nisso. Mas contudo já soldei outro e mesmo assim não deteta.

Mas mesmo partindo do principio que o conector estivesse a fazer mau contacto, isso não justifica o fato do drive de cd também não ser detetado.

Se detetasse o drive de cd colocava um caddy e ligava um ssd, resolvia o problema...

Link para o comentário

@Nuno Freitas Fica trq, aprendemos fazendo. Ja passou por mim mais de um Asus e Dell que possuem essas conexões com a placa filha, com os slots danificados, provavelmente qd alguem tirou sem muito cuidado. Vc usou um bom fluxo nessa solda, parece que faltou ok. Veja, acredito que  elas compartilham algumas linhas, principalmente la dentro da controladora. Então um curto em alguma linha pode sim ocasionar a falha na detecção do DVD. Essas placas Asus não temos esquema, o que dificulta muito um reparo assim. O que eu tentaria ai. Removeria esse conector imaginando um curto ali e tentaria, se não funcionar, acredito que teria que trocar esse controlador amigo, danificado justamente por um curto nesse encaixe.. Se tens tensão normal no conector, alguma linha de dados pode ser o problema.

• Legal 1
Link para o comentário

@Nuno Freitas Remova esse FPC.

---------------------------------------------------------------------

Limpe os peds com malha, deixe limpo lindo e brilhando😊

---------------------------------------------------------------------

execute os testes que anexei a imagem e poste aqui.

--------------------------------------------------------------------

Sem título-1.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

@Ponto da Manutenção 

Imagens com medições que consegui fazer.

Uma do fpc removido e outra da entrada sata, depois de tirar o fpc liguei o pc, e direto na bios sem detetar leitor de cd na mesma por isso o a possibilidade que o  @Rods  falou não se confirma. Não estava nenhuma linha de dados em curto.

Será chipset ?

IMG_20231216_173238.jpg

IMG_20231216_164745.jpg

Link para o comentário

@Nuno Freitas Onde estão as informações dos testes em (condução reversa)??

-----------------------------------------------------------------------------------------

@Rods esta correto, @Nuno Freitas você esta errado sob as linhas de dados não estarem em curto.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estou enviando outra imagem com a analise do que você fez.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você não entendeu o detalhamento de como testar todos os pinos que enviei da primeira vez?? 

Sem título-1.jpg

Link para o comentário

Talvez a solução para seu caso seja por essa porta.
pois acredito que a outra entrada tenha danificado o setor no PCH.

--------------------------------------------------------------------------------

Estou enviando outra imagem, nela vc deve colocar as tensões.

É os testes em condução reversa.

-----------------------------------------------------------------------------

Sem título-3.jpg

Link para o comentário

sim!
Você não entendeu o que foi solicitado?

"Estou enviando outra imagem, nela vc deve colocar as tensões.

É os testes em condução reversa"

--------------------------------------------------------------------

segue outra imagem, nela vc deve colocar tudo o que foi solicitado.

se possível, coloque outra imagem, pois essa ficou com a qualidade ruim.....

Sem título-4.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...