Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Opções de substituição de uma fonte assimétrica

Avalie este tópico:


Posts em destaque

6 horas atrás, Shutdo0wn22 disse:

Fala Galera, estou começando na área de eletrônica e gostaria de algumas dicas em relação a fonte assimétrica, tem alguma substituição dela com um melhor custo beneficio?

Fonte tem várias, o que determinará a sua usabilidade é com o que realmente irá trabalhar e seu gosto pessoal e seu bolsa para adquirir. kkk Brincadeiras a parte.

Uma boa fonte para mim pode não ser uma ideal para você, pois isto que falei ser pessoal. Tem fontes de 30V por 3A, tem outras que é de 60V por 5A, todas são boas, mas o determinante será a sua usabilidade mesmo. Se for para começar, eu recomendaria uma de 30V por 10A, e no mercado temos várias e de boa qualidade a um preço até que razoável e que poderá lhe atender satisfatoriamente, podendo ser utilizada em vários equipamentos pois possui uma boa tensão a uma carga boa. 

Espero ter lhe ajudado com sua dúvida colega.

Boa Sorte    :)

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha assimétrica "principal" eu montei com duas fontes atx com suas saídas ajustadas para 16.5V x 12A em série, e uma dps3012 da china, está na minha bancada desde 2014 creio eu, recentemente tive que trocar o botão de acionamento da saída dela, e também o rotary encoder de seleção, durou sem qualquer problema aproximadamente 10 anos sem incomodar com nada.
A saída varia de 0 a 32V e de 0 a 12A, tem boa precisão em relação aos dados que mostra no visor, os incrementos de tensão e corrente são da ordem de 0,01, e o ripple na saída é baixíssimo.
Recomendo fortemente caso o preço ainda seja atrativo, pois 10 anos depois da compra entrei em contato com o vendedor oficial RD Store, e obtive o rotary encoder original para substituir pagando apenas o frete, o suporte deles aos produtos que fabricam e vendem é fantástico.


Se a ideia for adquirir um produto 100% pronto pra uso fico devendo informações pois nunca comprei.

 

Existem boas fontes lineares no mercado, há porem algumas fontes mal projetadas que vivem estourando os transistores de potência também, tem que tomar cuidado ao escolher pois as vezes o barato acaba saindo caro, já vi diversos tópicos aqui no fórum nos últimos anos sobre reparação de fontes lineares.

 

Não há substituição para uma boa fonte assimétrica, há porém outros meios de fazer o mesmo trabalho que ela faria em algumas situações especificas como localizar curtos por exemplo, mas, com um risco muito maior de danificar, até mesmo irreparavelmente, o aparelho em testes. 

 

Se quiseres montar uma fonte linear há diversas variações para este projeto abaixo que pode comportar facilmente a maioria das especificações de saída necessárias, uma boa modificação seria utilizar um transformador com tapes de saída 10v 20v e 30v e alternar entre eles automaticamente de acordo com a tensão de saída para evitar sobrecarga nos transistores de potência:

 

@curtolo quando dispuseres de um tempinho por favor mova para a área de ferramentas, o colega clicou em uma das opções dentro da área. 

 

 

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Maru disse:

Se for para começar, eu recomendaria uma de 30V por 10A

 

Supondo que o colega @Shutdo0wn22 vai usar numa bancada de eletrônica padrão, a depender do valor, seria mais eficiente adquirir duas fontes ajustáveis de 30V por 5A ao invés de uma de 10A. As duas podem ser usadas em série para atingir 60V x 5A ou em paralelo para 30V x 10A. Sem falar que podem ser usadas independentes numa mesma placa, cada uma gerando tensão e corrente controladamente.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...