Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SAMSUNG NP550XDA-KF2BR NB2772_PCB_MB_V4.1 liga apenas na bateria

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esse notebook não carrega a bateria e não liga com a fonte. Porém, se carregar a bateria numa fonte de bancada, ele funciona. Testando as linhas de entrada, ligado na fonte, quando os 19v chegam no mosfet EMB06N03R, a tensão some ali mesmo. As três pernas de source estão em curto com o gate (pernas 1, 2, 3 e 4). Um capacitor que fica bem próximo também está indicando curto. Vou tentar enviar nas fotos. O que vcs recomendam remover primeiro, o mosfet ou o capacitor?

IMG_20240418_132954.jpg

IMG_20240418_144934.jpg

mosfet e capacitor localização.jpg

Editado: por victorhbcastro
Correção no título do post
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização. Removi o capacitor destacado e não mudou nada, removi ambos mosfets PK6H6BA e o B06N03R. O primeiro estava em curto entre source e gate, isso também removeu o curto nessas linhas da placa. Tornei o B06N03R para o lugar e a placa continua com o mesmo sintoma, ou seja, liga com a bateria, não carrega e não liga com a fonte quando está sem bateria. Comprarei outro mosfet PK6H6BA e instalarei no lugar para ver se a placa volta a carregar a bateria e ligar somente com a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • victorhbcastro alterou o título para SAMSUNG NP550XDA-KF2BR NB2772_PCB_MB_V4.1 liga apenas na bateria

Problema que eu não tenho fonte regulável para isso, ainda preciso comprar uma. O mosfet gera a tensão de 1.3, não tenho nenhuma fonte que chegue ao menos perto disso. Vou comprar o componente, soldá-lo e torcer para que não o queime novamente. Só encontrei o PK6H6BA no aliexpress, então o jeito é esperar chegar. Enquanto isso vou carregando a bateria por fora do note. Se souber de algum componente que substitua o mosfet em curto, me mande o nome, por favor.

Editado: por victorhbcastro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnopartsbqmg Não tenho uma fonte para injetar 1.3v aqui, ainda preciso adquiri-la. Vou comprar o componente no aliexpress, pois foi o único lugar onde consegui encontrá-lo. Se puder me indicar um substituto mais fácil de encontrar, agradeço. Não moro em BQ há muito tempo, mas sou conterrâneo seu. 22 purinho🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2024 às 16:00, victorhbcastro disse:

@tecnopartsbqmg Não tenho uma fonte para injetar 1.3v aqui, ainda preciso adquiri-la. Vou comprar o componente no aliexpress, pois foi o único lugar onde consegui encontrá-lo. Se puder me indicar um substituto mais fácil de encontrar, agradeço. Não moro em BQ há muito tempo, mas sou conterrâneo seu. 22 purinho🤣

Entendo amigo. Seria interessante sim a compra da fonte para realizar esse teste básicos.  Se estiver indo para Barbacena ou morar perto. Me faça uma visita e a gnt faz esse teste. Não te recomendo fazer a compra do componente por que pode não ser ele, pode ser mas a frente fazendo ele esquentar pq a energia enviada por ele volta. 

Editado: por tecnopartsbqmg
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/04/2024 às 15:48, victorhbcastro disse:

Problema que eu não tenho fonte regulável para isso, ainda preciso comprar uma. O mosfet gera a tensão de 1.3, não tenho nenhuma fonte que chegue ao menos perto disso. Vou comprar o componente, soldá-lo e torcer para que não o queime novamente. Só encontrei o PK6H6BA no aliexpress, então o jeito é esperar chegar. Enquanto isso vou carregando a bateria por fora do note. Se souber de algum componente que substitua o mosfet em curto, me mande o nome, por favor.

Você teria alguma carcaça de placa para fazer a retirada desse componente ?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tecnopartsbqmg 

 

5 horas atrás, tecnopartsbqmg disse:

Você teria alguma carcaça de placa para fazer a retirada desse componente ?

Desse modelo de notebook, não. Somente de notebooks mais antigos (6ª ou 7º gerações salvo engano) e conversando com um amigo engenheiro eletricista ele me falou que não compensa procurar um mosfet com referencia diferente pq ele pode ser 99% igual ao original, mas se apenas uma característica for diferente, pode gerar problema maior.

5 horas atrás, tecnopartsbqmg disse:

Entendo amigo. Seria interessante sim a compra da fonte para realizar esse teste básicos.  Se estiver indo para Barbacena ou morar perto. Me faça uma visita e a gnt faz esse teste. Não te recomendo fazer a compra do componente por que pode não ser ele, pode ser mas a frente fazendo ele esquentar pq a energia enviada por ele volta. 

O componente removido está em curto entre os pinos source e gate e após removê-lo, o curto sumiu da linha na placa, por isso já comprei o componente para substituí-lo. Se eu fosse para esses lados aí, levaria a placa sim, mas não tenho previsão de ida a Barbacena. Quando chegar o novo, vou testar os pinos 1 e 4 para ver se não há curto, soldar na placa, remover a bateria, ligar fora da carcaça para ver e esquenta alguma parte do circuito à frente. Quando chegar eu faço o teste e mando notícias por aqui.

 

 

Em 23/04/2024 às 07:42, elias.girardi disse:

@victorhbcastro Bom dia.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, victorhbcastro disse:

@tecnopartsbqmg 

 

Desse modelo de notebook, não. Somente de notebooks mais antigos (6ª ou 7º gerações salvo engano) e conversando com um amigo engenheiro eletricista ele me falou que não compensa procurar um mosfet com referencia diferente pq ele pode ser 99% igual ao original, mas se apenas uma característica for diferente, pode gerar problema maior.

O componente removido está em curto entre os pinos source e gate e após removê-lo, o curto sumiu da linha na placa, por isso já comprei o componente para substituí-lo. Se eu fosse para esses lados aí, levaria a placa sim, mas não tenho previsão de ida a Barbacena. Quando chegar o novo, vou testar os pinos 1 e 4 para ver se não há curto, soldar na placa, remover a bateria, ligar fora da carcaça para ver e esquenta alguma parte do circuito à frente. Quando chegar eu faço o teste e mando notícias por aqui.

 

 

Feito.

Você pode usar de acer ou de dell eles constumar ter esse msm componente com a descrição BA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...