Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SAMSUNG NP550XDA-KF2BR NB2772_PCB_MB_V4.1 liga apenas na bateria

Avalie este tópico:

victorhbcastro

Posts em destaque

Esse notebook não carrega a bateria e não liga com a fonte. Porém, se carregar a bateria numa fonte de bancada, ele funciona. Testando as linhas de entrada, ligado na fonte, quando os 19v chegam no mosfet EMB06N03R, a tensão some ali mesmo. As três pernas de source estão em curto com o gate (pernas 1, 2, 3 e 4). Um capacitor que fica bem próximo também está indicando curto. Vou tentar enviar nas fotos. O que vcs recomendam remover primeiro, o mosfet ou o capacitor?

IMG_20240418_132954.jpg

IMG_20240418_144934.jpg

mosfet e capacitor localização.jpg

Editado: por victorhbcastro
Correção no título do post
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização. Removi o capacitor destacado e não mudou nada, removi ambos mosfets PK6H6BA e o B06N03R. O primeiro estava em curto entre source e gate, isso também removeu o curto nessas linhas da placa. Tornei o B06N03R para o lugar e a placa continua com o mesmo sintoma, ou seja, liga com a bateria, não carrega e não liga com a fonte quando está sem bateria. Comprarei outro mosfet PK6H6BA e instalarei no lugar para ver se a placa volta a carregar a bateria e ligar somente com a fonte.

Link para o comentário

• victorhbcastro alterou o título para SAMSUNG NP550XDA-KF2BR NB2772_PCB_MB_V4.1 liga apenas na bateria

Problema que eu não tenho fonte regulável para isso, ainda preciso comprar uma. O mosfet gera a tensão de 1.3, não tenho nenhuma fonte que chegue ao menos perto disso. Vou comprar o componente, soldá-lo e torcer para que não o queime novamente. Só encontrei o PK6H6BA no aliexpress, então o jeito é esperar chegar. Enquanto isso vou carregando a bateria por fora do note. Se souber de algum componente que substitua o mosfet em curto, me mande o nome, por favor.

Editado: por victorhbcastro
Link para o comentário

@tecnopartsbqmg Não tenho uma fonte para injetar 1.3v aqui, ainda preciso adquiri-la. Vou comprar o componente no aliexpress, pois foi o único lugar onde consegui encontrá-lo. Se puder me indicar um substituto mais fácil de encontrar, agradeço. Não moro em BQ há muito tempo, mas sou conterrâneo seu. 22 purinho🤣

Link para o comentário

Em 23/04/2024 às 16:00, victorhbcastro disse:

@tecnopartsbqmg Não tenho uma fonte para injetar 1.3v aqui, ainda preciso adquiri-la. Vou comprar o componente no aliexpress, pois foi o único lugar onde consegui encontrá-lo. Se puder me indicar um substituto mais fácil de encontrar, agradeço. Não moro em BQ há muito tempo, mas sou conterrâneo seu. 22 purinho🤣

Entendo amigo. Seria interessante sim a compra da fonte para realizar esse teste básicos.  Se estiver indo para Barbacena ou morar perto. Me faça uma visita e a gnt faz esse teste. Não te recomendo fazer a compra do componente por que pode não ser ele, pode ser mas a frente fazendo ele esquentar pq a energia enviada por ele volta. 

Editado: por tecnopartsbqmg
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 23/04/2024 às 15:48, victorhbcastro disse:

Problema que eu não tenho fonte regulável para isso, ainda preciso comprar uma. O mosfet gera a tensão de 1.3, não tenho nenhuma fonte que chegue ao menos perto disso. Vou comprar o componente, soldá-lo e torcer para que não o queime novamente. Só encontrei o PK6H6BA no aliexpress, então o jeito é esperar chegar. Enquanto isso vou carregando a bateria por fora do note. Se souber de algum componente que substitua o mosfet em curto, me mande o nome, por favor.

Você teria alguma carcaça de placa para fazer a retirada desse componente ?

• Joinha 1
Link para o comentário

@tecnopartsbqmg 

5 horas atrás, tecnopartsbqmg disse:

Você teria alguma carcaça de placa para fazer a retirada desse componente ?

Desse modelo de notebook, não. Somente de notebooks mais antigos (6ª ou 7º gerações salvo engano) e conversando com um amigo engenheiro eletricista ele me falou que não compensa procurar um mosfet com referencia diferente pq ele pode ser 99% igual ao original, mas se apenas uma característica for diferente, pode gerar problema maior.

5 horas atrás, tecnopartsbqmg disse:

Entendo amigo. Seria interessante sim a compra da fonte para realizar esse teste básicos.  Se estiver indo para Barbacena ou morar perto. Me faça uma visita e a gnt faz esse teste. Não te recomendo fazer a compra do componente por que pode não ser ele, pode ser mas a frente fazendo ele esquentar pq a energia enviada por ele volta. 

O componente removido está em curto entre os pinos source e gate e após removê-lo, o curto sumiu da linha na placa, por isso já comprei o componente para substituí-lo. Se eu fosse para esses lados aí, levaria a placa sim, mas não tenho previsão de ida a Barbacena. Quando chegar o novo, vou testar os pinos 1 e 4 para ver se não há curto, soldar na placa, remover a bateria, ligar fora da carcaça para ver e esquenta alguma parte do circuito à frente. Quando chegar eu faço o teste e mando notícias por aqui.

Em 23/04/2024 às 07:42, elias.girardi disse:

@victorhbcastro Bom dia.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Feito.

Link para o comentário

18 minutos atrás, victorhbcastro disse:

@tecnopartsbqmg 

Desse modelo de notebook, não. Somente de notebooks mais antigos (6ª ou 7º gerações salvo engano) e conversando com um amigo engenheiro eletricista ele me falou que não compensa procurar um mosfet com referencia diferente pq ele pode ser 99% igual ao original, mas se apenas uma característica for diferente, pode gerar problema maior.

O componente removido está em curto entre os pinos source e gate e após removê-lo, o curto sumiu da linha na placa, por isso já comprei o componente para substituí-lo. Se eu fosse para esses lados aí, levaria a placa sim, mas não tenho previsão de ida a Barbacena. Quando chegar o novo, vou testar os pinos 1 e 4 para ver se não há curto, soldar na placa, remover a bateria, ligar fora da carcaça para ver e esquenta alguma parte do circuito à frente. Quando chegar eu faço o teste e mando notícias por aqui.

Feito.

Você pode usar de acer ou de dell eles constumar ter esse msm componente com a descrição BA

Link para o comentário

• 7 meses depois...

Atualização. Apos substituir o PK6H6BA não houve mudança nos sintomas da placa. Após esse momento removi o ci de charge e a placa passou a ligar com a fonte. Cometi um erro, coloquei a bateria no equipamento e entrou em curto a linha de charge com a tensão que vem da fonte. Então, fui removendo alguns mosfets da linha e o curto sumiu, voltando a placa a ligar normalmente pela fonte. No momento estou procurando os componentes removidos para substituição e tem um que não existe referência em lugar nenhum. Nele vem as inscrições GA UUB 3X0304, porém não encontrei datasheet ou qualquer outra informação que pudesse ser útil para encontrar substituição. Se algum colega souber qual componente substitui e onde encontrar agradeço imensamente. 

IMG_20241204_130822.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...