Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E5-573G - DA0ZRTMB6D0 - Não carrega bateria e Lentidão extrema

Avalie este tópico:


Italo Resende

Posts em destaque

Boa tarde, estou com essa placa na bancada apresentando o seguinte.

 

Chegou aqui na assistência sem apresentar imagem, após análise, resolvi regravar a bios e funcionou. Ao deixar em teste percebi que a bateria não carregava e o notebook estava apresentando uma lentidão fora do normal. 

Resolvi colocar um SSD e formatar para realizar o restante dos testes, visto que estava quase impossível mexer no equipamento daquela forma, muito lento mesmo, pra minha surpresa, mesmo com SSD ele apresentou lentidão, um vídeo por exemplo, rodava travando, o que não é normal pra esse modelo. Como a bateria não carregava e apresentava essa lentidão extrema, resolvi partir pra outros testes, em um deles, consegui carregar essa bateria em outro notebook e ela pegou carga normalmente, com a bateria carregada, consegui verificar o seguinte:

 

- Se coloco a bateria carregada na placa e carregador plugado, ela mantém a mesma porcentagem sem aumentar a carga e apresenta extrema lentidão, nesse momento percebi que o processador fica travado em 0.48Ghz, não sai disso.

 

- Se coloco a bateria e removo o carregador, imediatamente o notebook fica extremamente rápido e o processador atua de forma correta. 

 

Já realizei teste com outros carregadores, regravei outras imagens de bios e fica da mesma forma, já troquei também o CI de Charger, continuou na mesma, fazendo algumas medições, a única coisa suspeita que encontrei foi que os pinos 3 e 5 do Charger acusam resistência baixa quando a bateria está conectada junto do carregador na placa.

 

Esse defeito é bem parecido com aqueles defeitos nos notebooks Dell, onde o carregador não passa informação de potência pra placa mãe, porém, nunca tinha visto desse defeito em Acer.

 

Se alguém tiver ideias aí, pra me ajudar, fico grato.

 

Desde já obrigado.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, após regravar a bios ele está dando o vídeo rápido ou está levando aqueles 20seg ? Se tiver com esse delay acho interessante pegar uma bios Clear ME.
Se eu estiver vendo o esquema certo aqui, dá uma verificada no PQ55 e PQ56, passa as tensões para gente com e sem bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, a bios está limpa já, eu fiz o clean ME, dá vídeo em 1 segundo.

 

PQ56 - Só na fonte, Source 19.3V, Gate 8.6V, Dreno 19.3V.

PQ55 - Só na fonte, Pino 1 - 19.3V, Pino 2- 18.5V, Pino 3 - 18.5V, Pino 4 - 0V, Pino 5 - 0V, Pino 6 - 8.6V.

 

 

PQ56 - Fonte + bateria, Source 19.3V, Gate 8.6V, Dreno 19.3V.

PQ55 - Fonte + bateria, Pino 1 - 19.3V, Pino 2- 18.5V, Pino 3 - 18.5V, Pino 4 - 0V, Pino 5 - 0V, Pino 6 - 8.6V.

 

 

PQ56 - Só na bateria, Source 0V, Gate 0V, Dreno 0V.

PQ55 - Só na bateria, Pino 1 - 0V, Pino 2- 0V, Pino 3 - 0V, Pino 4 - 0V, Pino 5 - 3.3V, Pino 6 - 0V.

 

 

Pino 5 do PQ55 tem resistência baixa quando carregador está presente, já só na bateria, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz sim. Bios acredito que não seja, porque já gravei várias imagens bem avaliadas, que tinham comentários positivos, já limpei ME, já troquei o chip e continua a mesma coisa.

 

Quando ele entrou aqui na assistência, a bateria dele já estava zerada. Acredito que quando ele desenvolveu o defeito de não dar vídeo, onde foi resolvido regravando Bios, ele já tinha esse defeito da lentidão e não carregar a bateria. Segundo o cliente ele era muito lento mesmo. Mas achava que era por conta do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora em responder, corrido aqui na loja.
Bom vamos recapitular, ele não carrega a bateria, mas essa mesma bateria carrega em outro equipamento certo ?
Você testou ele apenas no carregador ? Com a bateria fora ? A lentidão continua ?

Se ele não carrega a bateria e a bateria carrega normal em outro equipamento, podemos quase que afirmar que o circuito de carga não está ok.
Eu já trocaria o PQ55 PQ56 e PQ22 para efeito de teste, as vezes mesmo o fet chaveando fora da placa, já peguei alguns que não faziam o serviço corretamente e o note começava a carregar e parava.
image.png.e5b9449c29a665b481f9f429866ca167.png

Pela imagem o pino 5 é # então ele com carregador ele deve estar em nivel baixo com o carregador presente (minha interpretação de esquema é uma vergonha desculpa rsrsrsr)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola essa parte onde vc esta analizando e a parte de entrada de energia como esta funcionando tanto na fonte como na bateria ele esta correto, vc tem q analizar a regiao do pq22 , pq 57, pq58 e pj2 q sao a parte de carregamento da bateria. E a respeito da lentidao faz um teste remove a bateria da bios e liga ele somente no carregador pra ver se libera o clock do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@saleralon Exato amigo, ele não carrega a bateria, mas se coloco em outro notebook com a mesma placa, carrega normalmente. Testei sim, só com carregador sem a bateria presente, a lentidão permanece. Se eu removo o carregador e deixo somente na bateria com carga, o equipamento fica rápido. Acredito também que seja um defeito no setor de carga ou ausência de algum sinal, defeito bem semelhante de notebooks dell, quando o carregador aparece como "Unknown" na bios.

 

Vou avaliar a troca dos componentes que vc comentou e retorno com resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , também acho que regravando o BIOS MAIN não vai resolver. O SIO IT8987 U27 dessa placa tem um firmware interno. Acredito que seria o caso de regravar ele, mas pode correr um grande risco da placa não ligar mais decorrente de diversas complicações durante todo procedimento remoção e gravação do integrado. É bem complicado... Charge, SIO e bateria trocam informações; Quando o carregador e conectado e desconectado, tempo de carga da bateria, tempo de descarregamento etc.

 

O pino 10 ILIM, a tensão deve ficar em 0,793mv por conta do divisor ligado nesse pino. Quando a carga fica abaixo disso, a carga e desativado. No caso aí, a carga fica congelada! É melhor verifica as tensões dos pinos 8, 9, 11, 3, 4, 7 e 10. É bom verificar tem bem se o circuito do PQ19 existe na sua placa.

 

Pergunta, o notebook chegou com esse problema no sua oficina? Ou isso foi decorrente da mudança de bateria ou fonte do equipamento. Você sabe que alguns equipamentos tem aquele problema com fontes com Watt diferente do original do equipamento. Quando o equipamento UMA ou DIS.

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @saleralonfiz a substituição dos componentes ali na entrada, mas sem sucesso.

 

@LEONTEC vou avaliar a tensão nesses pinos e retorno. Uma coisa que notei, quando coloco o carregador, não tenho tensão no sinal ACOK.

 

Com relação a fonte, é a própria pra ele mesmo. Com relação ao defeito, acredito que já chegou assim mesmo, porque a bateria veio zerada e o cliente informou sobre muita lentidão antes de apresentar a falha na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Resende , pelo que eu entendo sobre o funcionamento desse pino 5 ACOK# do PU11 junto com o PQ18, é que o pino 5 do PU11 aterra a tensão +3VPCU que passa pelo PR108 pra liberar ACIN no pino 3 do PQ18 que passa pelo PR110. Se você verificar, vai medir 3.3v no pino 3 do PQ18.

Esse pino 5 ACOK# do PU11, tem o símbolo ( # ) que indica que esse pino é (active low) está ativo em nível logico baixo. 

Pra mim esse circuito está correto até porque a placa está funcionando dentro do normal tirando esse problema do carregamento da bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Italo Resende , pelo que eu entendo sobre o funcionamento desse pino 5 ACOK# do PU11 junto com o PQ18, é que o pino 5 do PU11 aterra a tensão +3VPCU que passa pelo PR108 pra liberar ACIN no pino 3 do PQ18 que passa pelo PR110. Se você verificar, vai medir 3.3v no pino 3 do PQ18.

Esse pino 5 ACOK# do PU11, tem o símbolo ( # ) que indica que esse pino é (active low) está ativo em nível logico baixo. 

Pra mim esse circuito está correto até porque a placa está funcionando dentro do normal tirando esse problema do carregamento da bateria.

Vc esta certo nao me atentei ao # no pino 5, Eu verifiqueo o datasheet do ci charger e essa e a parte do acok

O adaptador AC detecta saída de dreno aberto. A saída é puxada para LOW para GND por um MOSFET interno quando a tensão no pino ACDET está acima de 2,4 V, a tensão no pino VCC está acima de UVLO e a tensão no pino VCC está 245 mV acima da tensão no pino SRN, indicando um adaptador válido está presente para iniciar o carregamento. Se qualquer uma das condições acima não puder ser atendida, ele será puxado para ALTO no trilho de alimentação de pullup externo por um resistor de pullup externo. Conecte um resistor pullup de 10 kΩ do pino ACOK ao trilho de alimentação pullup.

Como o amigo disse q o pino 5 nao esta aterrado e se esse 0v for uma falha ali no setor pr108 e enganando o super io pra ele ligar o notebook ja q vai ter os 3v no acin mais o charger nao vai funcionar corretamente ja q as portas logicas internas nao estao com as condiçoes corretas.

Editado: por infocel technology
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...