Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Machinist / X99-K9 V2.0 / componentes arrancados

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Companheiros, estou com essa placa que o cliente deixou escapar uma chave de fenda e arrancou vários componentes, como não achei boardview nem esquema elétrico fui em busca de uma imagem que focasse o local do dano, preciso identificar o valor dos dois resistores circulados na última foto, se algum amigo puder ajudar com alguma informação fico agradecido.

 

 

@Técnico Cooperador

@Moderador

 

IMG_20240710_141911.jpg

IMG_20240704_102345.jpg

IMG-20240710-WA0054.jpg

Editado: por Jhones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 
 

@Jhones técnicas de psicografia  🤭 e raciocínio lógico, já que até identificar as trilhas é complicado.

Enfim, brincadeiras a parte! Parece ser um resistor de base e outro de coletor. Veja com multímetro, o que for na base(ou gate) do transistor pode colocar de 1k. O outro se realmente for no coletor(ou dreno) pode colocar de 10k ou 4k7.

 

O pulo do gato. Observe que tem outro transistor ao lado. Bem

provável que serão idênticos.

 

 

Os capacitores imagino que sejam de desacoplamento, todo do mesmo valor. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm boa noite amigo, os capacitores realmente suponho serem iguais e mais fácil de resolver, os resistores é que complica né!? Achei um deles solto na placa, o valor é de 2,2k, amanhã confirmo as ligações entre eles e informo, só notei que o resistor da esquerda o pad de baixo é terra, desconfiei ser um divisor de tensão mas já estava cansado no final da tarde e deixei pra analisar melhor amanhã. Procurei por alto algum circuito parecido na placa para tirar uma referência mas não encontrei, talvez amanhã olhando com mais cuidado e menos cansaço eu encontre 😂. Obrigado por hora companheiro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estes pares de linhas de comunicação parece que são pares de capacitores todos iguais e você pode colocar de placa sucata.

 

Os outros são resistores que você pode colocar de 10 k e depois medir a tensão nos 2 pontos destes resistores e de acordo com a queda de tensão calcular se o resistor estão corretos pela potencia de  dissipação.

 

Abs,

 

Roberto

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Jhones disse:

Achei um deles solto na placa, o valor é de 2,2k, amanhã confirmo as ligações entre eles e informo, só notei que o resistor da esquerda o pad de baixo é terra, desconfiei ser um divisor de tensão

Sim, se ele estiver em série com o outro. Ou um pull-donw se estiver com o outro lado na base e ausência de um segundo resistor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm @Roberto275803 boa tarde amigos, conferi a ligação dos resistores e fiz uma ilustração, supondo que esse resistor de 2,2k que estava solto próximo do circuito não esteja alterado seu valor, nos resta tentar descobrir o valor do outro resistor e suas posições no circuito. Qual sugestão me dão, colocar o de 2,2k na posição do que tem um pad ligado ao terra e um resistor de 10k no outro espaço?

IMG_20240711_140747.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm boa tarde amigo, fiz da seguinte forma: coloquei o de 2.2k na esquerda e o de 10k na direita, nisso gerou uma tensão no coletor de aproximadamente 600 maH, tentei ligar sem sucesso, então mudei o resistor de 10k por um de 4.7k e a tensão do coletor ficou em 1v, dessa vez ligou e deu imagem. Estou com a placa em teste e no início da semana eu atualizo a situação, desde já obrigado pelo auxílio.

 

 

IMG_20240711_134156.jpg

IMG_20240712_151324.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...