Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV Samsung - PL43E490 - Tela avermelhada

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@ohm Boa noite! Muito obrigado por responder e me ajudar. Não encontrei o pulso de sustentação, eu utilizo o DSO-TC3 e ele não consegue (creio eu) deslocar a forma de onda na horizontal para visualizar ela mais detalhadamente, a ultima foto é da Z-out e as outras da Y-out, medi no ponto de teste SVT-Yout e SVT-Xout, tentei triggar em diversos pontos para tentar achar a sustentação na y-out, mas não consegui encontra-la, então aparentemente eu não tenho ela. 

y-out (1).jpg

y-out (2).jpg

y-out (3).jpg

y-out (4).jpg

y-out (5).jpg

z-out.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meio complicado triggar o sinal na tela mesmo. Até com osciloscópio com trigger avançado necessita destreza . 
 

Enfim. Pelas formas consigo identificar que a placa Y-sus está gerando a tensão de -200v (aproximadamente) que é utilizado no período de endereço. A tensão vs, gerada na fonte também parece está correta.
A princípio o período de set-up está indo a +200v, como esperado e o período de set-down a -180, também correto. 
 

Não sei se seu osciloscópio susporta tensões de pico a pico de aproximadamente 500v, se sim, veja o sinal y-scan. Ajuste o trigger para o modo normal e com amplitude por volta de 260v. Assim conseguirá iscar a primeira rampa set-up e o sinal ficará estável na tela. Aí só diminuir a base de tempo para 1 ou 2mS. 
A forma de onda esperada se assemelha a primeira foto da mensagem #3
O local da medida indico abaixo, na buffer:

 

IMG_9960.thumb.jpeg.aee62bb37ebce9f4da34ed8e12404993.jpeg

Aí de tabela veremos se está existindo os períodos de endereço corretamente e esperamos visualizar os períodos de sustentação.

Deixo outra foto da forma de onda y-scan. O local que o trigger vai enxergar está no círculo na primeira rampa set-up:

 

IMG_9872.thumb.jpeg.ee0fa7292f39e6518d471470ce9206bc.jpeg
 

A forma de onda na z parece estar normal.

 


 

 

 

Obs- fotos de arquivos pessoal. 

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Realmente não vejo outros ponto para medir a forma de onda y-scan (saída ic buffer).

 

observe que nesses pads tem uma trilha que vem dos ic buffers. Perto de cada ic tem um. Tente em  todos. 
 

IMG_9977.thumb.jpeg.fe2bb40a9b251024d7088464fdaf59d2.jpeg

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarceloRibeiro94 imagino duas possibilidades:

 

01_Ausência/deficiência nos sinais oc1, oc2, data e clock que vão para a placa buffer. Ocorre que percebi falha nos períodos de endereço.

Porem a rampa set-up não desceu até próximo de -200v.

 

02_seu osciloscópio não conseguiu "interpretar" essa forma de onde, que é complexa, possui frequências diferentes. 

 

 

 

Analise primeira foto abaixo.

Essa imagem abaixo se assemelha muito da forma de onda y-out (saída da placa y-sus). Houve o período de reset, período para o endereço onde a tensão ficou em próximo de -200v, so não identifiquei o período de sustentação.

Em 27/07/2024 às 22:39, MarceloRibeiro94 disse:

y-out (4).jpg

 

 

 

 

Analise da segunda foto, abaixo.

Agora observando o sinal na placa buffer (y-scan), não faz sentido! No período de endereço a tensão ficou em -80v, não houve pulsos de varredura. Em outro período a tensão ficou em +100v (não era esperado esse valor).

E por ultimo, não houve período de sustentação (pulsos de 0 a 200V).

 

Em 28/07/2024 às 00:06, MarceloRibeiro94 disse:

y-scan_200uS.jpg

 

 

 

Fica complicado direcionar o diagnostico tendo duvida na integridade do sinal verificado, infelizmente.

 

 

Por fim, procure na placa buffer, ou até mesmo no flat que vai ligado nela, do outro lado as inscrições oc1, oc2, data e clock. Para verificarmos a existência desses sinais. São de baixa amplitude (5v) e em relação ao gnd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Creio que tenha sim sustentação,

Sim. Agora está correto. 
 

Agora vamos analisar os períodos de endereço, na placa buffer. 
 

Sobre o vídeo, não vou assistir. Não tem como por enquanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora.

 

@MarceloRibeiro94 Esse sinal é na buffer? Se for, aí está a falha! 

 

Entenda como funciona:

01-na placa Y. Deve existir uma tensão que suba acima de 300v em forma de rampa e desça  até -200, também em forma de rampa, esse é o período de reset. A função é anular as cargas nas células do display de plasma. Já na placa z não tem tensão em forma de rampa, porém, no momento que a y está acima de 300v a z está em 0v (zero). Quando a y em -200 a z esta em 200v.

 

02-Inicia o período de endereço, momento que seleciona as células que irão acender.

Na placa buffer.
A tensão que estava próximo de -200v é comutada, através dos ic’s da buffer em uma tensão de escaneamento, chamada de vscan, que é próximo de 150v (esse valor dependo do modelo da tv).

Enfim, essas duas fontes de tensões se subtraem de resulta em uma tensão -50v aproximadamente, porém, nos “endereços” ocorre o desligamento da tensão de escaneamento jogando a tensão em

-200v novamente. 
Ou seja, a tensão tem que ficar próxima de -50v com pulsos de -200v.

Nesse mesmo tempo ocorre a comutação dos “endereços” nos eletrodos X (placa drive) que comutam entre 0v a +60v.

 

03- após as células serem selecionadas entra o período de sustentação. Onde é gerado o brilho na tela. 
 


 

Resumindo. A forma de onda na mensagem #18 está errada. O traço deveria estar em -50v com pulsos a -200. E não fixo em -200v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

os mesmos pulsos que os meus, inclusive essa linha reta

Sei que pode ser confuso. Mas leia com mais atenção minhas mensagens.  Todas fotos da mensagem #21 são forma de onda y-sus. Estamos analisando outro tipo de sinal, nas saídas dos ic’s buffers, sinal y-scan. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm Medi em todos os pad's, como pode ser visto no vídeo abaixo, são os mesmos pulsos que os da y-sus. A foto abaixo que mandei anteriormente dos pulsos de sustentação são dos mesmos locais que a última foto da mensagem #21, mas usei um sec/div mais alto, por isso não apareceu a sustentação nessa imagem da mensagem #21. 

Em 30/07/2024 às 14:05, MarceloRibeiro94 disse:

Creio que tenha sim sustentação, é o meu osciloscópio que não consegue mostrar tudo na tela perfeitamente. 

A imagem abaixo parece ser pulso de sustentação

susten.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...