Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Toshiba P70-A - DA0BDBMB8F0 REVF - Ajuda, não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite tudo bem? bom vou tenta explicar bem o que está acontecendo, Esse note ligando a placa mae na fonte de bancada, nao chega em 8v ja esta consuindo 5 amperes, e o PQ14 frita, mas o problema não eh ele, ja testei, ai sem o processador fui testando e achei dois Capacitores tântalo em PC69 e PC70 conforme a foto em curto, removi eles, sem o processador o curto para, mas quando coloco acontece denovo. ai fui veficar no VCC Core, nos PQ21, PQ22, PQ23 esta liberando 19V, ai testei o PU5 e PU11 Ugate 1 Ugate 2 e Ugate 3, e todos 3 está liberando 19v, nao to conseguindo descobrir o problema.

image.thumb.png.c0b7c8aa19d8a5417800a9d058f5a676.pngimage.thumb.png.20ebfa411a5faa2eec202152aa80bc60.pngimage.thumb.png.6a1b5125cd5d1ac39eddc428230eb359.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristoffer Ovelha Sheep  a linha de alimentação do processador geralmente tem.uma resistencia baixa q tem gente q confunde com curto. Aparentemente a linha de alta entrou em curto e se de fato tem.um curto ali na alimentacao do processador, como vc diz, é provavel q algum mosfet do vcore esteja em curto e pode ter queimado o processador também. Meça os.mosfets do vcore pra achar o.culpado. Meça sem o processador na placa pra nao te confundir.

Editado: por Motta Álvaro
  • Joinha 1
Link para o comentário

31 minutos atrás, Motta Álvaro disse:

@Cristoffer Ovelha Sheep  a linha de alimentação do processador geralmente tem.uma resistencia baixa q tem gente q confunde com curto. Aparentemente a linha de alta entrou em curto e se de fato tem.um curto ali na alimentacao do processador, como vc diz, é provavel q algum mosfet do vcore esteja em curto e pode ter queimado o processador também. Meça os.mosfets do vcore pra achar o.culpado. Meça sem o processador na placa pra nao te confundir.

Boa noite, sim estou testando sem o processador, se eu coloca ele na fonte de bancada com ele plugado fica em curto note nem liga puxa 5 amperes ate ativar protecao, tiro ele ai funciona, acredito que ele queimou mais queria tentar arrumar a placa ai ia atras de outro, como não eh soldado esse é mais facil.

Link para o comentário

@Cristoffer Ovelha Sheep , remove o PQ14 e injeta tensão na linha VIN via pad do pino 4 desse mosfet. A linha VIN está em curto. Injetando tensão na linha VIN sem o processador, vai subindo a tensão até fazer o que estiver em curto aquecer, geralmente capacitores em curto na linha VIN próximo do vcore só aquecem quando injeta mais tensão. Vai subindo a tensão monitorando o consumo e setores da placa que pode está aquentando. Joga álcool Isopropanol pra ajudar encontrar esse componente em curto.

Se realizar aferição na linha do vcore na escala de diodo, o multímetro vai bipar dos dois lados. Eu acredito que esses capacitores que você removeu não estão com problema. 

• Joinha 1
Link para o comentário

• FLAVIOTECH alterou o título para Toshiba P70-A - DA0BDBMB8F0 REVF - Ajuda, não liga
Em 27/09/2024 às 09:30, LEONTEC disse:

@Cristoffer Ovelha Sheep , remove o PQ14 e injeta tensão na linha VIN via pad do pino 4 desse mosfet. A linha VIN está em curto. Injetando tensão na linha VIN sem o processador, vai subindo a tensão até fazer o que estiver em curto aquecer, geralmente capacitores em curto na linha VIN próximo do vcore só aquecem quando injeta mais tensão. Vai subindo a tensão monitorando o consumo e setores da placa que pode está aquentando. Joga álcool Isopropanol pra ajudar encontrar esse componente em curto.

Se realizar aferição na linha do vcore na escala de diodo, o multímetro vai bipar dos dois lados. Eu acredito que esses capacitores que você removeu não estão com problema. 

Boa noite, eu ja tinha removido ele antes, mas removi denovo e fiz o teste no pino 4 dele colocou 19v com 0 de amperagem.

Link para o comentário

Em 27/09/2024 às 09:30, LEONTEC disse:

Na verdade eu suspeirtei do PU5 nos meus testes, pq eu tava fazendo umas medicoes nele e teve momentos que vi sair 19v onde era para sair tensao menor, tipo foi e voltou.

Link para o comentário

@Cristoffer Ovelha Sheep, se você deixar a fonte regulada em 0Amp, como vai saber o consumo de carrente? Como vai fazer o componente em curto aquecer? Outra que todos os componentes eletrônico precisam de corrente pra funcionar. Mesmo que sua fonte de bancada ofereça 5Amp como exemplo, essa malha VIN aguenta mais do que isso, mesmo assim, a sua fonte tem proteção quando a corrente tenta ultrapassar o limite de corrente regulado. Sempre que for injetar tensão, inicie com tensão baixa de arcordo com a tensão da linha, depois vai subindo respeitando o limite da tensão que a linha suporta, se 3v, não passa disso, se é 19v, vai só até os 19v monitorando o consumo de corrente.

• Joinha 1
Link para o comentário

3 horas atrás, LEONTEC disse:

@Cristoffer Ovelha Sheep, se você deixar a fonte regulada em 0Amp, como vai saber o consumo de carrente? Como vai fazer o componente em curto aquecer? Outra que todos os componentes eletrônico precisam de corrente pra funcionar. Mesmo que sua fonte de bancada ofereça 5Amp como exemplo, essa malha VIN aguenta mais do que isso, mesmo assim, a sua fonte tem proteção quando a corrente tenta ultrapassar o limite de corrente regulado. Sempre que for injetar tensão, inicie com tensão baixa de arcordo com a tensão da linha, depois vai subindo respeitando o limite da tensão que a linha suporta, se 3v, não passa disso, se é 19v, vai só até os 19v monitorando o consumo de corrente.

mas está em 5 amperes regulada, aqueles capacitores que removi eles estão com problemas sim, eu testei eles fora da placa, porém eles são de 2V e na malha onde eles estão esta vindo 19V isso não faz muito sentido, eu acho que queimou processador e tudo por que ta vazando 19V para o VRM, antes de remover os dois capacitores de tantalo dessa malha, a placa ficava em curto, mesmo sem processador na fonte de bancada quando jogava tensao chegava nos 5 ampreses, depois que removi eles parou, eu acredito que eles queimara por causa da tensao muito alta que esta ali, acredito que o problema seja outro componente que ta passando 19V para o vrm.

Link para o comentário

3 horas atrás, LEONTEC disse:

o curto quando eles estavam ali era tão forte que subindo a tensão ao pouco nao chegava a 9v e ja batia os 5 amperes, apesar de ser um toshiba notebook parrudo é usado em uma balada controla iluminacao e tals, nesse locais as vezes rola bastante problemas de energia, na energia ficar suja e ruim por causa dos equipamentos ligados, influencia bastante isso tb

Link para o comentário

26 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Cristoffer Ovelha Sheep, se tem 19v chegando na linha do vcore, o mosfet de alta deve está em curto e deve ter danificado o processador. Se tem tudo isso de consumo algum componente deveria esquentar. Inja tensão e jogo vai tocando a placa pra sentir qual setor está esquenando. 

ali no PU5 tinha um resistor esquentando eu removi ele, mas acho que pode não ser ele, seria o resistor PR53, mas pode ser que não seja ele, sei que nos dois lados dele tava vindo tensao, uma de 10v e outro 19v, o PU5 que libera o gate dos VRM não ? tenho essa duvida, se for ele pode ser que ele ta liberando o Gate de 19v para o VRM.

image.thumb.png.2f98ed1739daa0ecc1ddc0552570fe42.png

Link para o comentário

4 horas atrás, LEONTEC disse:

@Cristoffer Ovelha Sheep, se tem 19v chegando na linha do vcore, o mosfet de alta deve está em curto e deve ter danificado o processador. Se tem tudo isso de consumo algum componente deveria esquentar. Inja tensão e jogo vai tocando a placa pra sentir qual setor está esquenando. 

Olha vou mandar as fotos das tensões nas bobinadas pare vc entender bem.

WhatsAppImage2024-09-29at20_21_48.thumb.jpeg.a19d787112433b6a15035399273b6e12.jpegWhatsAppImage2024-09-29at20_21_49.thumb.jpeg.cfa01d9ec1886333a2edbeb0483828a1.jpegWhatsAppImage2024-09-29at20_21.48(1).thumb.jpeg.56fa0eda5bb477e27fd7e872b5d545e9.jpeg

• Joinha 1
Link para o comentário

On 9/26/2024 at 7:06 PM, Motta Álvaro said:

👆👆 mosfet de alta do vcore em curto, meça todos pra achar o problema

• Joinha 2
Link para o comentário

2 horas atrás, Motta Álvaro disse:

👆👆 mosfet de alta do vcore em curto, meça todos pra achar o problema

levantei as bobinas achei ele, tirei ele, porém o 3vs tb em curto ai fui analisando curto no chip set, nao chega em 1,5v no 3vs ja puxa mais de 3 amperes e o chip frita

Link para o comentário

@Cristoffer Ovelha Sheep , entenda! Se ta chegando 19V no indutor do vcore, é sinal que o mosfet de alta esteja conduzindo VIN pra linha do vcore. Veja que os mosfet de alta e baixa dessas linhas estão no mesmo encapsulamento. Você vai conseguir encontrar o componente com defeito se fazer da forma que eu mencionei no post mais acima. Injeta tensão e deixa Amp regulada pra fazer o que estiver em curto aquecer. Vai colocando álcool isopropanol ou coloque o dedo em cima pra sentir qual componente está aquecendo.

Captura de tela 2024-09-30 084232.jpg

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@Cristoffer Ovelha Sheep, na dúvida remove esses mosfet da linha do vcore pra testa-los fora da placa ou realizar logo a substituição de todos.

Remove todos e meça a resistência das linhas novamente. 

eu conseguir isolar ja o mosfet que estava com problema, levantei as 3 bobinas deles, o 19v saiu da PL3 e PL4 ficou 19V so na PL5, mais ai indentifiquei um curto na ponte sul tb, porém ja vi que o chip é barato vou tentar reparar, mas levantando as bobinas o 19v so ficou na PL5 indicando que o problema eh no PQ22

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...