Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer A315-58, placa LA-K093P - Não carrega bateria.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Estou com um Acer A315-58, que não carrega a bateria. O problema é que não tenho outra bateria em bom estado para testar se o problema está nela, então gostaria de saber como posso verificar se o circuito de carga está funcionando corretamente.

Com a bateria conectada e o notebook desligado, o consumo na fonte de bancada fica em apenas 0,20 amperes, e o LED vermelho da bateria acende.

Medindo o conector da bateria (PJP201), com a bateria conectada, os valores são os seguintes:

Pino 1 e 2: GND

Pino 3: 3,28V

Pino 4: 3,27V

Pino 5: 0,15V

Pino 6: 0,00V

Pino 7 e 8 (positvo): 6,03V

Quando o sistema é iniciado, a porcentagem de carga da bateria fica em 0% e o desempenho da CPU fica limitado a 0,19 GHz.

Sem a bateria, o desempenho retorna ao normal.

O cliente alegou que o notebook é novo, com pouco mais de 1 ano de uso, e que a bateria está boa. Portanto, antes de encomendar uma bateria nova, gostaria de confirmar se o circuito de carga está funcionando corretamente.

Obrigado.

acer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pinos 77 e 78 do U11 apresentam alguma tensão? Pinos 3 e 4 do pj201 tem tensão? @LEONTECtem razão ao afirmar que uma carga muito baixa pode fazer com que a bateria não seja reconhecida. Meu irmão que trabalhava com celulares dizia que era necessário um "choque" na bateria, isso na verdade era dar uma pequena carga pra que ela "acordasse", e isso acontece também nas baterias de notebook. É importante não deixar chegar ao nível 0 de carga. Outro ponto é também ter um osciloscópio pra testar os sinaias de comunincação. 

Link para o comentário

@Gilson Macedo, celulares não mostram a porcentagem do carregamento da bateria quando a tensão da mesma estar abaixo de 3.7v, e quando estar abaixo disso, não mostra nem 0%. Algumas bateria não ativa quando está com 2.5v por exemplo, aí tem que injetar uma tensão acima de 4.2v "da um choque" pra poder ativar. Quando a bateria já esta assim, é indício que logo logo vai ter que troca-la.

No caso da bateria do notebook do colega, quando estar com 12.6v já é bateria 100% carregada que deve ser a tensão que é gerada pelo charge pra carregar ela. Eu acho que a bateria totalmente descarregada fica acima 10v +ou- se a mesma for 11v dependendo da tensão da bateria, aí teria que conferir isso na etiqueta. Só que nesse caso, a tensão está muito abaixo. Depois que testar com outra bateria podemos partir pra análise do circuito de charge. Tem que ver se esse modelo tem aquele botão que só deixa a bateria carregar quando está apertado.@Inffoexpress Informatica 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...