Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer ES1-533 -MB La-D641P - Só liga pela bateria

Avalie este tópico:

VitoC

Posts em destaque

Em 21/12/2024 às 12:55, Rods disse:

Aqui fiquei na duvida pois não vi essa citação @LEONTEC , vi que apenas  que surgiu os 24V apenas com o jumper entre D e S. Surgindo os 24V no gate sem o mosfet, ao meu ver com ctza ele seria o responsável pelo problema. Acredito que a proteção perdida com esse jumper é apenas um vacilo do usuário em conectar uma fonte inadequada, ja que a proteção da fonte é capaz sim de atuar nesses picos de corrente e tensão. Se houver uma oscilação que a própria fonte não protegeria, seria bem fácil do mosfet tbm não proteger. Se nenhum circuito esta com problema analisando o bom funcionamento dos sistema operacional, é um caso intrigante nesse cenário. Talvez partir para a linha do curto, no caso o PC 805, esta no circuito do pwm de + VCC_VCGI, pwm da pag 39.

Expandir  

Uma experiencia que eu já tive fazendo esse jumper é que como o mosfet da bateria (PQ304) vai estar chaveado quando a alimentação AC não estiver presente, no momento que a fonte é plugada se a bateria está totalmente ou parcialmente desgarregada a tensão da fonte chega na bateria isso pode fazer com o consumo na fonte ultrapasse o limite dela e faz com que a fonte desarme. Tem fonte que depois de desarmar volta a gerar tensão sozinha mas algumas só voltam depois de desplugar e plugar da tomada. O risco é só nessa transição de DC para AC.

Editado: por e1D
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2024 às 12:55, Rods disse:

Aqui fiquei na duvida pois não vi essa citação @LEONTEC , vi que apenas  que surgiu os 24V apenas com o jumper entre D e S. Surgindo os 24V no gate sem o mosfet, ao meu ver com ctza ele seria o responsável pelo problema. Acredito que a proteção perdida com esse jumper é apenas um vacilo do usuário em conectar uma fonte inadequada, ja que a proteção da fonte é capaz sim de atuar nesses picos de corrente e tensão. Se houver uma oscilação que a própria fonte não protegeria, seria bem fácil do mosfet tbm não proteger. Se nenhum circuito esta com problema analisando o bom funcionamento dos sistema operacional, é um caso intrigante nesse cenário. Talvez partir para a linha do curto, no caso o PC 805, esta no circuito do pwm de + VCC_VCGI, pwm da pag 39.

Expandir  

Cheguei a fazer a substituição do PC805, bem no inicio quando estava em busca de capacitores alterados dessa linha, mas permaneceu igual o defeito.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  Em 22/12/2024 às 05:03, e1D disse:

Uma experiencia que eu já tive fazendo esse jumper é que como o mosfet da bateria (PQ304) vai estar chaveado quando a alimentação AC não estiver presente, no momento que a fonte é plugada se a bateria está totalmente ou parcialmente desgarregada a tensão da fonte chega na bateria isso pode fazer com o consumo na fonte ultrapasse o limite dela e faz com que a fonte desarme. Tem fonte que depois de desarmar volta a gerar tensão sozinha mas algumas só voltam depois de desplugar e plugar da tomada. O risco é só nessa transição de DC para AC.

Expandir  

Realmente aconteceu isso, teve retorno, o cliente ta informando que só quando conecta e espera um pouco volta a carregar o notebook.

colocando um diodo no lugar do mosfet seria capaz de solucionar? Ou voce nao conseguiu dar uma solução?

Link para o comentário

Em 03/01/2025 às 16:21, Rods disse:

Não vejo mt relação do jumper com esse sintoma, vc esta usando o BQ737? Antes de mais nada, eu colocaria o 735. Com baterias diferentes isso aconteceu?

Expandir  

Estou a usar o 735 mesmo, usei outras baterias e o sintoma é o mesmo, coloquei na fonte de bancada pra verificar o consumo de carregamento da bateria e não tem consumo fica no consumo de stand-by, 0,14v.

Editado: por VitoC
Link para o comentário

Em 03/01/2025 às 14:10, VitoC disse:

Realmente aconteceu isso, teve retorno, o cliente ta informando que só quando conecta e espera um pouco volta a carregar o notebook.

colocando um diodo no lugar do mosfet seria capaz de solucionar? Ou voce nao conseguiu dar uma solução?

Expandir  

Nunca precisei liberar maquina com esse jumper, normalmente da pra resolver. Mas vendo tudo que você já disse que tentou tô sem ideias do que pode ser

• Joinha 1
Link para o comentário

troquei o Swit, o notebook começou a ligar pela bateira, porém, tem uma observação.

Ao testar na fonte de bancada, o consumo ao conectar e o carregador ta subindo por volta de 5a, e com isso usando o carregador normal não da conta de carregar a bateria, pois ele desarma o carregador, ai tem que retirar da tomada e aguardar restabelecer, teria alguma forma de controle desse consumo excessivo devido a remoção do mosfet de entrada?

o notebook funciona pela bateria, mas não carrega a bateria.

Link para o comentário

atualizando:

Substitui no PQ303 o Aon7506 pelo Aon7408.

e mosfet de entrada PQ302 coloquei o Aon6414A.

O Notebook liga normalmente pela bateira e reconhece o carregador conectado, porém não carrega a bateria, e não liga pelo carregador, na fonte de bancada indica 0 a de consumo, porém o notebook reconhece o carregador conectado.

Com a bateria conectada

PQ302 - 19v pino 5 e pino 1, 2, 3, 4 - 11v (só aparece quando liga o carregador) o pino 4 começa a cair a voltagem rapidamente de 14v até chegar em 11v

PQ303 - Pino 5 11v e pino 1, 2, 3 - 11v e pino 4 - 18v (só aparece quando liga o carregador)

PR303 - 11v em ambos os lados

Sem a bateria

PQ302 - pino 5 19v e pino 1, 2, 3, 0,004v e pino 4 - 0v

PQ303 - pino 5 0,880v e pino 1, 2, 3, 0,004v e pino 4 0,004v

PR303 - 0,880v em ambos os lados

Link para o comentário

• VitoC alterou o título para Acer ES1-533 -MB La-D641P - Só liga pela bateria

solução final:

Coloquei um diodo de 5a na entrada, já que nao consegui funcionar com o mosfet.

O diodo de 5a está limitando um pouco a corrente, pois sem ele a corrente estava passando de 5a e o carregador parava, agora em testes chegou no maximo em 4,7a e cai para 300ma o notebook liga e começa a subir gradativamente a corrente normal de carregamento de bateria.

Hora ou outra o carregador pode parar de funcionar, porém acredito que se usar um carregador de amperagem maior vai suprir corretamente o novo circuito, usaria um de 19v 4,7a ou um de 19v 7.1a.

de resto finalizo por aqui.

obs: testei com um diodo de 3a, porém o circuito entra em proteção e para de funcionar pelo carregador, o ideal que testei seria o de 5a.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 06/01/2025 às 17:31, willianlopes disse:

@VitoC 
Essa Alta corrente significa que a tensão de 19V esta indo direto para bateria. o PQ304 nao esta funcionando como deveria

Manter o circuito funcionando desse jeito é extremamente perigoso e pode causar aquecimento , explosão e incêndio nas células.

Expandir  

Teria alguma forma de proteger o circuito? Ou o PQ304 deve ser trocado? Por via das duvidas, irei troca-lo.

Link para o comentário

O problema não é o PQ304, o problema é que quando voce pluga a fonte, a tensao 19V para no PQ302 até que o PU301 faça a transição entre as fontes de alimentação, ele faz isso elevando o ACDRV e simultaneamente o reduzindo o BATDRV. É uma transição sincronizada para o que o notebook não desligue e para que a bateria não receba a tensão da fonte diretamente. Mas de qualquer forma verifica se o PQ304 não está em curto.

Na minha opnião, se for realmente necessario manter o jumper, a bateria deve ser desconectada.

Já mencionaram o pr303, mas você tentou substituir ele?

Não sei se faz alguma diferença, mas tanto o Aon6414A quanto o Aon7408 tem Rds(on) fora da especificação mencionada no esquema.

Editado: por e1D
  • Joinha 3
Link para o comentário

Em 06/01/2025 às 22:38, e1D disse:

O problema não é o PQ304, o problema é que quando voce pluga a fonte, a tensao 19V para no PQ302 até que o PU301 faça a transição entre as fontes de alimentação, ele faz isso elevando o ACDRV e simultaneamente o reduzindo o BATDRV. É uma transição sincronizada para o que o notebook não desligue e para que a bateria não receba a tensão da fonte diretamente. Mas de qualquer forma verifica se o PQ304 não está em curto.

Na minha opnião, se for realmente necessario manter o jumper, a bateria deve ser desconectada.

Já mencionaram o pr303, mas você tentou substituir ele?

Não sei se faz alguma diferença, mas tanto o Aon6414A quanto o Aon7408 tem Rds(on) fora da especificação mencionada no esquema.

Expandir  

Pq304 substituido pra não ter duvidas, o PR303 tbm já troquei, o PQ302 coloquei o AON 6414A pra testes, mas o sintoma foi o mesmo, um colega levantou a duvida de uma placa similar ter funcionado somente com o mosfet original.

Nessa placa o original dela veio o nikos pk5c8ea e no esquema consta o MDU1512RH, fiz o teste com o equivalente dele MDU1511, mas permaneceu a mesma coisa.

Link para o comentário

Só um adendo aqui em relação ao PR303, pra mim o PR311 seria mais critico de se verificar com esse sintoma, essa corrente de 5A não da p deixar mesmo. Talvez essa leitura errônea da carga da bateria seria o problema impedindo a liberação dos ACDRV.

Link para o comentário

Em 09/01/2025 às 13:06, Rods disse:

Só um adendo aqui em relação ao PR303, pra mim o PR311 seria mais critico de se verificar com esse sintoma, essa corrente de 5A não da p deixar mesmo. Talvez essa leitura errônea da carga da bateria seria o problema impedindo a liberação dos ACDRV.

Expandir  

Realmente, expliquei pro dono da maquina e ele aceitou tranquilo, não cheguei a verificar a PR311 antes da entrega, mas fica pra uma proxima, caso retorne irei verificar ela e posto atualizações dessa maquina com esse defeito sinistro.

• Joinha 1
Link para o comentário

Teve um que a solução que eu dei foi trocar quase todos os componentes do circuito de carregamento, peguei uma placa sucata igual e fui tirando de uma e colocando na outra. Não era necessario fazer isso mas como já era retorno eu não queria correr o risco dela voltar novamente. Mas só da pra fazer isso quando te outra placa igual.

Link para o comentário

Em 09/01/2025 às 14:58, e1D disse:

Teve um que a solução que eu dei foi trocar quase todos os componentes do circuito de carregamento, peguei uma placa sucata igual e fui tirando de uma e colocando na outra. Não era necessario fazer isso mas como já era retorno eu não queria correr o risco dela voltar novamente. Mas só da pra fazer isso quando te outra placa igual.

Expandir  

Não tive a sorte de ter uma placa dessas igual, fui tirando de outras sucatas pra ver se conseguia exito, mas morri na praia, pelo menos o note voltou a ligar, mas fica a tristeza de nao ter ficado 100% o reparo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...