Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer ES1-533 -MB La-D641P - Só liga pela bateria

Avalie este tópico:

VitoC

Posts em destaque

46 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@LEONTEC @VitoC Minha sugestão é injetar a tensão de 19v no dreno do pq303. Vejam que o charger através do pino 4 deveria gerar uma tensão de 25v pra poder chavear o mosfet, já que ele é um NPN. 

Os 25v chegam também no pad 4 do PQ303 normalmente, jumpeando a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LEONTEC disse:

@VitoC, o integrado PU301 só corta a tensão do ACDRV quando detecta algo errado. Se ACDRV driver é desligado quando você coloca o mosfet no lugar, pode ser o mosfet provocando o desligamento.

Todos os mosfets acontecem isso, testei até com o AON6414A. Seria o caso de funcionar somente com o  PK5C8EA? Ou pouco provável disso acontecer?

Link para o comentário

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@VitoC, o integrado PU301 só corta a tensão do ACDRV quando detecta algo errado.

Aqui pra mim é BINGO. Veja, com a placa ligando com o jumper vc tem a possibilidade de subir um SO e testar tudo, se algo apresentar erro ja levanta uma lebre. Agora vou citar de novo, umas 5 placas com esse sintoma, resolvi com a linha RTC, nessa placa é a +RTCVCC. Conferi-la não é apenas medir sua tensão na própria pilha, essa tensão esta presente em alguns CKT's e deve ser conferida, até uma falha na BGA da PCH ou um problema interno causa isso. A pilha é recarregavel? Como esta a tensão de + CHGRTC. Confira os circuitos no esquema e acompanhe essa tensão. Por fim, um jumperzinho as vezes é lindo como solução, se a falha for na PCH, informando ao cliente.

2024-12-20 (2).png

2024-12-20 (1).png

2024-12-20.png

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Rods, eu ainda não entendi bem a relação do chaveamento dos mosfet da entrada da tensão de alta e circuito charge com esse outro circuito RTC. Pra mim o circuito de charge é basicamente isso representado na imagem baixo.

Captura de tela 2024-12-20 134931.jpg

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário

@LEONTEC Tentei ja me debruçar nisso, mas não obtive uma explicação. Por pratica essa minha dica, em placas com a Cmos 'rechargeable' apenas. Que eu me lembro foram 5 placas que não subiam o gate, em 2 deixei com o jumper, esquentei a PCH e o gate apareceu. Outra foi o diodo que faz a recarga e outras 2 botei a a CR1220 mesmo com o diodo simples ali no lugar do duplo. TODAS NÃO SUBIAM O GATE ACDRV. Se tu não consegue desvendar esse caso no esquema, imagine eu rsrsrs. A pista da informação que tive traduzindo alguns chineses seria através da linda SDA do charger, em relação a temperatura da bateria, essa linha conversa com o SIO que por sua vez precisa de alguns sinais da PCH!! Mas isso é uma dedução pelo que li e não uma comprovação técnica. As PCH's andam 'conversando' com essas linhas nesses projetos recentes, por isso a importância dessa linha +RTC. Nos Dell's novos, Asus  Zeenbook's, que peguei não ha mais Cmos de 3V e desconectar a bateria do circuito (placa) ja não é mais tão simples assim. Abraço meu amigo, me corrige ai se falei algo errado.

Link para o comentário

4 horas atrás, Rods disse:

Aqui pra mim é BINGO. Veja, com a placa ligando com o jumper vc tem a possibilidade de subir um SO e testar tudo, se algo apresentar erro ja levanta uma lebre. Agora vou citar de novo, umas 5 placas com esse sintoma, resolvi com a linha RTC, nessa placa é a +RTCVCC. Conferi-la não é apenas medir sua tensão na própria pilha, essa tensão esta presente em alguns CKT's e deve ser conferida, até uma falha na BGA da PCH ou um problema interno causa isso. A pilha é recarregavel? Como esta a tensão de + CHGRTC. Confira os circuitos no esquema e acompanhe essa tensão. Por fim, um jumperzinho as vezes é lindo como solução, se a falha for na PCH, informando ao cliente.

2024-12-20 (2).png

2024-12-20 (1).png

2024-12-20.png

Troquei todos os componentes do RTC por garantia e continuou a mesma falha, fiz ME no processador, pois é inclusa a PCH nele, tbm não resultou em mudanças, infelizmente.

Link para o comentário

39 minutos atrás, Rods disse:

@LEONTEC Tentei ja me debruçar nisso, mas não obtive uma explicação. Por pratica essa minha dica, em placas com a Cmos 'rechargeable' apenas. Que eu me lembro foram 5 placas que não subiam o gate, em 2 deixei com o jumper, esquentei a PCH e o gate apareceu. Outra foi o diodo que faz a recarga e outras 2 botei a a CR1220 mesmo com o diodo simples ali no lugar do duplo. TODAS NÃO SUBIAM O GATE ACDRV. Se tu não consegue desvendar esse caso no esquema, imagine eu rsrsrs. A pista da informação que tive traduzindo alguns chineses seria através da linda SDA do charger, em relação a temperatura da bateria, essa linha conversa com o SIO que por sua vez precisa de alguns sinais da PCH!! Mas isso é uma dedução pelo que li e não uma comprovação técnica. As PCH's andam 'conversando' com essas linhas nesses projetos recentes, por isso a importância dessa linha +RTC. Nos Dell's novos, Asus  Zeenbook's, que peguei não ha mais Cmos de 3V e desconectar a bateria do circuito (placa) ja não é mais tão simples assim. Abraço meu amigo, me corrige ai se falei algo errado.

eita, eu sou nub ainda nesse assunto que trata de circuitos rsrsrs

Link para o comentário

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

@VitoC Não vejo problema na questão da bateria. O fato é que esses mosfets são também uma proteção contra uma oscilação muito grande de corrente. Eu já fiz isso também e não teve retorno. 

Boa, deixarei como está, já que não obtivemos solução pra falha.

Assim que retornar meus joinhas, distribuo a voces, obrigado pela aula amigos 🫡

Link para o comentário

1 hora atrás, VitoC disse:

Deixei o jumper do gate para o dreno no PQ302

Aqui você quer dizer que fez o jumper do dreno para o source do PQ302, burlando o diodo interno do mosfet correto? Se não, vai ter gente aí puxando jumper do gate onde vai ter 24V para o dreno. 

Só pra ver se estamos seguindo o mesmo raciocínio. O PU301 inicia os pulsos PWM no capacitor PC301 ligado ao gate do PQ302 quando tem outros pinos dentro das condições que foram programados. O pino ACDRV gera 5V que se somar aos 19V da entrada pra ter 24V no gate, se tratando de mosfet tipo canal NPN nessa condição, o mosfet vai conduzir os 19V entre dreno e source, e já foi confirmado que isso só acontece quando o mosfet PQ302 está fora do circuito. Então podemos dizer que o mosfet está interferindo no bom funcionamento do circuito. 

Se não tem como entregar o equipamento com o circuito completo, vai ter que deixar o jumper e como o mestre @Gilson Macedo disse que já fez o mesmo e não teve retorna de garantia, deixamos assim. O objetivo é sempre deixar o mais original possível.

@Rods mano, eu vou pesquisar e estudar mais sobre essa relação entre esses circuitos. Pode ser que em novos equipamentos pode sim ter algo entre, mas até agora e só vir relação com o carregamento de bateria, depois vejo isso e abrirei um tópico pra nós conversar sobre isso. 

Link para o comentário

6 minutos atrás, LEONTEC disse:

Aqui você quer dizer que fez o jumper do dreno para o source do PQ302, burlando o diodo interno do mosfet correto? Se não, vai ter gente aí puxando jumper do gate onde vai ter 24V para o dreno. 

Só pra ver se estamos seguindo o mesmo raciocínio. O PU301 inicia os pulsos PWM no capacitor PC301 ligado ao gate do PQ302 quando tem outros pinos dentro das condições que foram programados. O pino ACDRV gera 5V que se somar aos 19V da entrada pra ter 24V no gate, se tratando de mosfet tipo canal NPN nessa condição, o mosfet vai conduzir os 19V entre dreno e source, e já foi confirmado que isso só acontece quando o mosfet PQ302 está fora do circuito. Então podemos dizer que o mosfet está interferindo no bom funcionamento do circuito. 

Se não tem como entregar o equipamento com o circuito completo, vai ter que deixar o jumper e como o mestre @Gilson Macedo disse que já fez o mesmo e não teve retorna de garantia, deixamos assim. O objetivo é sempre deixar o mais original possível.

@Rods mano, eu vou pesquisar e estudar mais sobre essa relação entre esses circuitos. Pode ser que em novos equipamentos pode sim ter algo entre, mas até agora e só vir relação com o carregamento de bateria, depois vejo isso e abrirei um tópico pra nós conversar sobre isso. 

Isso, correto, escrevi errado rsrs, bem observado, vou fazer a correção, Jumper do dreno para o Source, como se fosse uma unica trilha 19v onde estava o mosfet PQ302, excluindo o gate que chega 24v.

• Joinha 1
Link para o comentário

@VitoC, certo! Mas como foi mencionado pelo mestre Gilson, o circuito ficou vulnerável contra "oscilação muito grande de corrente" ou altos picos de corrente que poderia ser barrados por esse mosfet já que ele aguenta 30v e ID 82A entre dreno e source, e com isso, a placa perde uma das suas proteções. Então é isso!!! Vida que segue? Ficamos por aqui?

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário

Tentei ajudar no inicio , mas fiquei sem saber onde esta o mistério desse circuito e estive acompanhando. 

Um dos pontos seria analisar com osciloscópio se o circuito tenta gerar ACDRV e a primeira referencia que o circuito espera é  CMSRC  .. caso tenha falha nesse sinal   ela vai cortar o ACDRV..   isso em fração de segundos.   outros lugares tbm pode acontecer esse desligamento , mas como fez o jumper em PQ302 e funcionou.  suspeito desse sinal.

como "solução" alternativa, ao invés do jumper coloque um diodo (assim como existe em outros projetos) e teste bastante o comportamento com bateria  para nao ter surpresas depois que liberar o equipamento. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Boa noite, tudo bom? não sei se esse é o caso mas tive um problema parecido em um acer e1-571 se não me engano, e o defeito era o resistor shunt que estava reportando um consumo excessivo e com isso os mosfets de entrada não chaveavam, para teste eu removi ele e testei se as tensoes nasciam e elas apareceram, com isso coloquei um novo e voltou a funcionar

• Joinha 1
Link para o comentário

58 minutos atrás, willianlopes disse:

CMSRC

Mas pra ter tensão nesse pino CMSRC o mosfet PQ302 teria que conduzir os 19v, isso só acontece com o PQ302 fora do circuito. O BQ gera pwm sim, mas sem o mosfet.

@guim wan, foi feito o teste sem os dois resistor shunt no circuito, e não teve mudança no circuito em relação ao chaveamento da tensão de entrada. A questão é que esses integrados são muitos sensíveis e aciona proteção por muito pouco. Seria o caso de colocar um mosfet com diodo zener ESD interno entre gate e source?

• Joinha 1
Link para o comentário

13 horas atrás, LEONTEC disse:

@VitoC, certo! Mas como foi mencionado pelo mestre Gilson, o circuito ficou vulnerável contra "oscilação muito grande de corrente" ou altos picos de corrente que poderia ser barrados por esse mosfet já que ele aguenta 30v e ID 82A entre dreno e source, e com isso, a placa perde uma das suas proteções. Então é isso!!! Vida que segue? Ficamos por aqui?

Isso, menos uma proteção a ela, seguimos em frente por aqui amigo, obrigado pela ajuda e aula dos senhores.

Link para o comentário

13 horas atrás, willianlopes disse:

Tentei ajudar no inicio , mas fiquei sem saber onde esta o mistério desse circuito e estive acompanhando. 

Um dos pontos seria analisar com osciloscópio se o circuito tenta gerar ACDRV e a primeira referencia que o circuito espera é  CMSRC  .. caso tenha falha nesse sinal   ela vai cortar o ACDRV..   isso em fração de segundos.   outros lugares tbm pode acontecer esse desligamento , mas como fez o jumper em PQ302 e funcionou.  suspeito desse sinal.

como "solução" alternativa, ao invés do jumper coloque um diodo (assim como existe em outros projetos) e teste bastante o comportamento com bateria  para nao ter surpresas depois que liberar o equipamento. 

Bem observado, como o dono do note estava com bastante pressa, foi sem o diodo mesmo, nem tinha pensado nisso, seria o mais ideal realmente, caso tenho retorno corrijo isso, ou quando ele estiver com mais tempo, peço novamente para recolocar, qual seria o diodo ideal?

Link para o comentário

16 horas atrás, LEONTEC disse:

e já foi confirmado que isso só acontece quando o mosfet PQ302 está fora do circuito

Aqui fiquei na duvida pois não vi essa citação @LEONTEC , vi que apenas  que surgiu os 24V apenas com o jumper entre D e S. Surgindo os 24V no gate sem o mosfet, ao meu ver com ctza ele seria o responsável pelo problema. Acredito que a proteção perdida com esse jumper é apenas um vacilo do usuário em conectar uma fonte inadequada, ja que a proteção da fonte é capaz sim de atuar nesses picos de corrente e tensão. Se houver uma oscilação que a própria fonte não protegeria, seria bem fácil do mosfet tbm não proteger. Se nenhum circuito esta com problema analisando o bom funcionamento dos sistema operacional, é um caso intrigante nesse cenário. Talvez partir para a linha do curto, no caso o PC 805, esta no circuito do pwm de + VCC_VCGI, pwm da pag 39.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...