Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Som-Samsung-mx-d730-sem som,as vezes o som chega

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá,

@Testemusicasboas Teste é um amplificador classe D. No momento que fica sem áudio é interrompido o pwm nos mosfets de saida?

Qual código do circuito integrado integrado aic2? O áudio chega nele de forma analógica nos pinos 39, 44 e 46, então fica mais fácil saber se no momento do defeito esta sendo interrompido. monitore esses pinos

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2025 às 21:18, Testemusicasboas Teste disse:

no caso com aquelas caixinhas de seguidor de áudio da pra saber se chega áudio no aic2 pelos pinos 39,44,e 46 né isso?

Expandir  

Sim. Conseguirá verificar se tem áudio nesses pinos. (Cuidado com curto )

eu participante gosto de usar um sinal de áudio com frequência (1khz) fixa e analisar com osciloscópio. Assim vejo se tem

distorção. 

Link para o comentário

@ohm , @AMDRÔMEDA, @jone melo quando o aparelho fica sem áudio verifiquei que os pinos que entram o áudio , pinos 39, 44,e 46 tem áudio normalmente…

podemos dizer que o aic2 (irs2053) está protegendo ? Liberando e cortando o áudio?

antes de trocar esse ic, algum de vcs tem algum teste que possa fazer pra descartar defeito nesse ic ?

Link para o comentário

o circuito de passa baixa é constantemente alvo de falhas.

_primeira coisa, verifica se é interrompido o pwm (veja no indutor de saída)

_esse capacitor azul quadrado, verifique se não tem marca de centelhanto, pode existir fuga.

_monitore a tensão do irs2053 nos pinos 4, 5 e 48 funcionando e com defeito.

_por fim, tente dar umas batidinhas no irs2053 com o a parte de trás de uma caneta Bic pra ver se apresenta a falha.

• Joinha 1
Link para o comentário

@ohm eu encontrei na minhas coisas uma placa do mx d750 que é mesma coisa do mx d730 que tô consertando….

você pode me ajudar?

só quero saber oque preciso fazer pra cortar o circuito desse canal de saída a mais que a placa mx d750 tem a mais que a mx d730….

e esse ci que circulei na foto pra eu deixar ele sem ser usado sem precisar tirar ele e os componentes ao redor dele….

IMG_5524.jpeg

IMG_5523.jpeg

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário

Em 18/03/2025 às 02:41, Testemusicasboas Teste disse:

@ohm eu encontrei na minhas coisas uma placa do mx d750 que é mesma coisa do mx d730 que tô consertando….

você pode me ajudar?

só quero saber oque preciso fazer pra cortar o circuito desse canal de saída a mais que a placa mx d750 tem a mais que a mx d730….

e esse ci que circulei na foto pra eu deixar ele sem ser usado sem precisar tirar ele e os componentes ao redor dele….

IMG_5524.jpeg

IMG_5523.jpeg

Expandir  

@AMDRÔMEDA @jone melo @Jack O'Neo@Edmilson Goncalves Preza estou perto de resolver esse aparelho,se os amigos puder me ajudar aí nessa adaptação.::

A placa principal com defeito é a do som mx d730,eu encontrei uma na minha sucata funcionando mas ela é do mx d750…

na placa fala que ela serve pros dois modelos,só que a mx d750 tem um canal de saída a mais…quero saber ao invés de tirar vários componentes pra desligar essa saída a mais do circuito eu posso tirar apenas alguns componentes específicos pra desligar a saída a mais,pelas fotos você vai entender….

Link para o comentário

Em 18/03/2025 às 18:09, Edmilson Goncalves Preza disse:

@Testemusicasboas Teste , por que você não aproveita pra trocar o IRS2053 da d730 pelo da d750 e já resolve a suspeita sobre ele?

Expandir  

@Edmilson Goncalves Preza tive todo o trabalho de tirar as peças do canal a mais que a placa d750 tem pra ela ficar igual a d730 e a placa está com o mesmo defeito da d730 fica sumindo e chegando o som as vezes…

então ou tem problema na fonte ou os dois irs2053 está com esse problema de liberar o pwm as vezes e cortar a maioria das vezes….

Link para o comentário

@AMDRÔMEDA não sai som nos falantes,e as vezes entra em proteção…

Percebi que esse regulador está entrando 

-38v e tá saindo os mesmos -38v, deveria sair -26v que é o gvdd -26v…

troquei o regulador mas continuou a mesma coisa

acho que o ci de saída tá matando essa tensão de -26v @AMDRÔMEDA @Edmilson Goncalves Preza

IMG_5550.jpeg

Link para o comentário

Em 20/03/2025 às 01:34, Testemusicasboas Teste disse:

@AMDRÔMEDA não sai som nos falantes,e as vezes entra em proteção…

Percebi que esse regulador está entrando 

-38v e tá saindo os mesmos -38v, deveria sair -26v que é o gvdd -26v…

troquei o regulador mas continuou a mesma coisa

acho que o ci de saída tá matando essa tensão de -26v @AMDRÔMEDA @Edmilson Goncalves Preza

IMG_5550.jpeg

Expandir  

Bom dia @Testemusicasboas Teste .

• Não pode sair -26V do regulador, pois ele é um 7812, positivo de 12V. 
  • Perceba que tem -38V no polo negativo de APC16 e -26V no seu polo positivo. Então, veja que há uma diferença de potencial entre os polos do capacitor de 12V (polo negativo 12V abaixo do polo positivo), tanto que a isolação APC16 é de somente 16V.
  • Se está sobressaindo -38V é porque está faltando GVDD-26V no positivo do AP16. Mede a tensão sobre este capacitor.
Link para o comentário

image.png.fa7dd2d8171ecbe87267da6a2ae0d263.png

Veja que na entrada do regulador tem de ter 0V pois é ligado ao terra. E com o terra como referência deve ter 0V no pino IN. No pino GND (ajuste) deve ter -38V e na saída (pino 3) deve ter -26V. Se no pino 2 está com -38V e no pino 3 está com -38V e o CI é bom com certeza, tem de vir de outro lugar esses -38V. No caso pode ser curto em APC17 ou em APC16. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 20/03/2025 às 10:39, Edmilson Goncalves Preza disse:

Bom dia @Testemusicasboas Teste .

• Não pode sair -26V do regulador, pois ele é um 7812, positivo de 12V. 
  • Perceba que tem -38V no polo negativo de APC16 e -26V no seu polo positivo. Então, veja que há uma diferença de potencial entre os polos do capacitor de 12V (polo negativo 12V abaixo do polo positivo), tanto que a isolação APC16 é de somente 16V.
  • Se está sobressaindo -38V é porque está faltando GVDD-26V no positivo do AP16. Mede a tensão sobre este capacitor.
Expandir  
  • Retifico meu primeiro item de resposta para concordar com o colega @AMDRÔMEDA , não notei 0V na entrada do regulador. Diante disso, pode haver mesmo curto em AP17 ou AP16.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...