Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Comprei uma gravadora ch341b, tive um pouco de dificuldade de instalar os drivers, mas depois funcionou direitinho, o maior problema e quando eu conecto o chip bios com o jacaré a gravadora simplesmente desconecta do pc, já tentei procurar por tudo e não achei nada relacionado ou como resolver

Editado: por rpgnBRZ

• rpgnBRZ alterou o título para Ch431 desconectar ao conectar na bios
Postado

Se o clipe jacaré (SOIC8 clip) estiver conectado no chip com os pinos invertidos ou tortos, a gravadora entra em proteção e se desconecta do USB. Isso acontece porque os pinos errados causam curto-circuito ou sobrecarga nos data lines.

Verifique se o pino 1 do clipe está indo para o pino 1 do chip.

Pino 1 do chip geralmente é marcado com um ponto ou chanfrado.

O fio vermelho do cabo (se tiver) costuma indicar o pino 1 do clipe.

Confirme a posição do chip na placa (alguns são espelhados, aí o clipe precisa ser invertido).

Conecte o clipe com a CH341A fora da USB.

Primeiro conecte o clipe corretamente no chip.

Depois conecte a CH341A no PC.

Isso evita picos de corrente na hora do encaixe.

Se gostou da um joinha!

• 3 semanas depois...
Postado

Para mim o clipe jacaré (SOIC8 clip) não funciona !!!!  Por pelo menos dois motivos:

1- Mau contato;

2- Muitas das Motherboard mesmo que desligadas não desabilitam a alimentação da BIOS pela propria placa.  Dai o chip do gravador esquentar.

3- A BIOS na placa mãe pode ser  alimentada tanto por 3.3V quanto 1.8V e a alimentação do gravador no pino 8 pode ser que esteja em 5V.

Recomendo ENFATICAMENTE retirar a BIOS da placa e fazer a gravação diretamente no gravador com auxilio de adaptadores em função das dimensões do chip.

adaptador-smd-soic8-sop8-para-dip8.jpg.ed02d4dd4511302283e1f91ad0b22591.jpgadaptador-soic8-dip8-200mil-01.jpg.132d2cf6bae6fce2d61fedf3b1936b4a.jpg

Se for gravar BIOS de 1.8V use adaptador apropriado.

18Vadapteur.thumb.png.24abad19cd8c81f4ced127be4056ece3.png

Postado

Estou com o exato mesmo problema. quando coloco na USB funciona normalmente, acende o led, aparece como conectado, dá pra ver que reconheceu o drive no gerenciador de dispositivos, mas é só conectar a garra no chip, que desconecta. E se conectar a garra primeiro e depois conectar a gravadora na USB, ela nem chega a ser reconhecida. Nos dois casos o led vermelho acende normalmente e permanece aceso, mas no computador não aparece mais, ou nem chega a aparecer (no segundo caso).

Vi um post aqui em que uma pessoa descreveu um problema muito semelhante:

Mas no caso dela, pelo visto era somente um encaixe incorreto dos pinos. O que também não é o meu caso. Complicado...

• 2 semanas depois...
Postado
Em 04/04/2025 às 08:44, rpgnBRZ disse:

Comprei uma gravadora ch341b, tive um pouco de dificuldade de instalar os drivers, mas depois funcionou direitinho, o maior problema e quando eu conecto o chip bios com o jacaré a gravadora simplesmente desconecta do pc, já tentei procurar por tudo e não achei nada relacionado ou como resolver

Se estiver tentando gravar diretamente na placa, sugiro que retire o componente, pois os 3v que sai da gravadora pode estar energizando outras partes da placa... Retire o chip e grave fora da placa. 

Também tem videos ensinando a fazer um jumper na ch341 porém, particularmente nunca precisei.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor

opa galerinha, muito obrigado pelas dicas, aparentemente e a regravadora que está com problema mesmo, comprei uma Ch341A, mas veio a ch341B, achei que daria o mesmo problema, mas não, funcionou perfeitamente

O chato que de tive que pegar praticamente o dobro aqui no brasil, a anterior tinha comprado no Aliexpress, mas pelo menos tive que a certeza de que não fui burrice minha dessa vez

Editado: por rpgnBRZ

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.