Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo ideapad 330 / NM-B661 / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

@MarlonMatsumoto cara as tensões estão ok nesses pinos que o @vado pediu pra voce medir!
qual a tensão dos pinos 42,44 do PU6601 quando voce pressiona o botao de power?

19 horas atrás, MarlonMatsumoto disse:

pino 30: 3.33v

pino 13: 1.83v

pino12: 1.83v

pino 14: 3.30v

pino 15: 2.55v

pino 36: 3.31v

pino 17: 1.83v

pino 27: 3.31v

pino 39: 1.82v

OBS: Não tenho osciloscopio

Editado: por fabiano.julio
Postado

VER AS SEGUINTES TENSÕES E SINAIS NA SIO: 
S_PLTRST OU LRST – Plataforma Reset – 3V 
RSTOUT_0 
RSTOUT_1 
RSMRST - Resumo Reset 
PSON 
+3VSB   - Standby 
SLP_S4 
SLP_S3 
3VCC_1 =====➔SAI 
3VCC_2 
AVCC=======➔SAI 
RSTOUT4 
IO_VREF 
VIN 
VCOREIN 

SPI – Sinais que vai para BIOS 
SIO_RSMRST# - Sinal que sai da SIO para destravar a Ponte Sul para começar a 
funcionar. 

Esses sinais é para placas motherboard de desktop, mas comparando com o esquema onde tem a SIO dessa placa, dá para se ter uma idéia das tensões dela

Postado

Não encontrei o datasheet do PU6601 (RT5077AGQW) mas, acho que só vai liberar o +CPU_CORE quando tiver Pulsos no 

PMIC_I2C_SDA e PMIC_I2C_SCL comunicação que estabelece com o Processador, sem osciloscópio fica complicado.

Já que temos a tensão +1.2V funcionando no PU6603

Faz um jump (CONFERE SE NÃO TEM ALGUM CURTO PRO TERRA NOS PIN DO PU6602)

pin 5 PU6602 pra o pin 5 PU6603

pin 1 PU6602 pra o pin 1 PU6603

e verifica se  +CPU_CORE aparece, esse teste é pra eliminar problema nesse circuito. 

• Joinha 1
Postado
5 horas atrás, vado disse:

Não encontrei o datasheet do PU6601 (RT5077AGQW) mas, acho que só vai liberar o +CPU_CORE quando tiver Pulsos no 

PMIC_I2C_SDA e PMIC_I2C_SCL comunicação que estabelece com o Processador, sem osciloscópio fica complicado.

e verifica se  +CPU_CORE aparece, esse teste é pra eliminar problema nesse circuito. 

O Esquema eletrico

Postado

Bom dia, pode ser um tiro no escuro, mas eu peguei um not com o mesmo problema, e troquei o capacitor, que estava gerando um curto no mosfet de alta e de baixa. Troquei esse capacitor e o not ligou novamente, mas como eu disse, pode ser um tiro no escuro. 

lenovo.jpg

• Joinha 1
Postado
8 minutos atrás, Joce Souza disse:

Bom dia, pode ser um tiro no escuro, mas eu peguei um not com o mesmo problema, e troquei o capacitor, que estava gerando um curto no mosfet de alta e de baixa. Troquei esse capacitor e o not ligou novamente, mas como eu disse, pode ser um tiro no escuro. 

lenovo.jpg

Minha placa é um modelo diferente (NM-B661)

Postado
17 horas atrás, vado disse:

Fiz os jumper dos pinos 5 e 1 do pu6602 para os pino 5 e 1 do pu6603, com isso as tensões ficaram zeradas em ambos.

fiz o teste de continuidade no pu6602 e os pinos 2 e 3 dão o beep de continuidade

Postado (editado)

Excelente... agora sabemos que o ckt do +CPU_CORE tá derrubando os sinais. 

os ckt +CPU_CORE e +1.2v são iguais, confere esses pinos 2 e 3 que estão em curto com o outro integrado.

verifica os mosfets, confere tudo.

Editado: por vado
Postado

verifica se tem curto na PL6601, não mede com beep mede na escada de diodo, a impedância nessa linha é bem baixa pode confundir.

Postado

@MarlonMatsumoto para teste eu faria a troca do PU6601, se nao surtir efeito eu faria mais uma tentativa de gravação do BIOS, nao sei se essa placa tem EC_BIOS interna no super IO e nem vi voce mencionar se gravou ou nao?

OBS: eu faria a gravação do BIOS e do EC_BIOS caso tenha firmware interna

Postado
1 hora atrás, MarlonMatsumoto disse:

sim, quando eu junto as ponteiras fica 0.002v

Retire a pl6601, faça os testes que pedi no item #43, o teste que @fabiano.julio é válido, mas tem o risco de acabar queimando o integrado bom, se vc tem confiança pra fazer isso, então manda ver.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...