Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei qual lingua mas achei bom !!!

Avalie este tópico:

aranhajj

Posts em destaque

• 4 semanas depois...

Nos iremos ver como checar a placa mãe deste laptop.

Eu usualmente dou estas aulas na minha lingua natural mas algumas pessoas queriam em inglês.

Meu inglês não é fluente, eu vou dar o meu melhor nessa lição, se eu cometer algum erro de linguagem perdoem-me.

Primeiro você deveria baixar o esquema desta placa mãe, "HP Pavilion DV2000 - Compaq V3000 Intel (Wistron Pamirs-Discrete) schematics" obs: deve ter no acervo do forum...

esse é o diagrama do circuito deste notebook eu vou ensinar como checar uma placa mãe morta de notebook (algo que não entendi nadinha hueauhaehuau mas parece não ter importância)

toda placa mãe de notebook tem 3 tensões, voltagens

essas são alw, aux, e al ( sempre fornecidas ) são elas 12V DC / 5V DC / 3.3V DC estas tensões estarão presentes sem que se pressione o botão de ligar a tensão de 12v é proveniente do carregador ou da bateria, as tensões de 5v e 3.3v são providas por seu regulador.

sus on ( tensões suspensas) (s5,s3,s4 estado)

estas são tensões suspensas 5v dc / 3.3v dc / alimentação da memória ( voltagem ) se nessa placa mãe o tipo de memoria for ddr1 a tensão de alimentação da memória será 2.5v, se for ddr2 1.8v, e se for ddr3 1.5v

tensão de power estado S0, tensões presentes apenas quando ligado, alimentação do ICH, alimentação do KB (SIO), GMCH, placa de vídeo, processador, outras.

Agora vamos ver as tensões sempre presentes...

Esse é o dc jack, esse é o conector da bateria, toda a placa mãe de laptop tem esse IC regulador de 5v e 3.3v, mas o número é diferente, partindo disto quando você conecta o adaptador de força no dc jack essa tensão de 14 a 18 volts essa tensão vem para o IC regulador de 5 e 3.3 volts através destes dois FETS, esse é o conector da bateria, quando você conecta a bateria no conector esses 12volts da bateria vão até o regulador de 5 e 3.3 volts através deste fet, se os dois primeiros fets mostrados a esquerda falharem a placa mãe não poderá funcionar com o adaptador do dc jack, mas irá funcionar com a bateria, se o fet ao lado do número 2 falhar a placa mãe funcionará com o conector do dcjack, então se o regulador de 5v e 3.3v falhar a placa mãe não irá funcionar nem com o dc jack nem com a bateria. Então se qualquer placa mãe de notebook estiver morta você deve verificar desde o dc jack até o regulador de 5v e 3.3 volts.

Se a tensão do dc jack chegar no pino reg do regulador e no pino SD através do resistor, as tensões de 5 e 3.3 volts deveriam estar presentes nos pinos LDO5 e LDO3 respectivamente, nos vamos ver isso no diagrama, esse é o diagrama e esta é a placa mãe, veja aqui sistema cc/cc tps51120 entradas dcbatout isso significa dc é igual a adaptador dc ( fonte ) bat é igual bateria e out é igual a saída, se você conectar a bateria esta tensão será de 12v se você conectar a fonte do note essa tensão será 18v

(obs pessoal: se ambos forem conectados a tensão será 18v pois a tensão maior predomina). Saídas 5v_S3 e 3V_s5 então veja isso na página, esse é o conector dcn1 jack esse é o adaptador dc jack, este é o adaptador dcn1 jack pinos número um dois três quatro cinco, pinos um, dois, três, quatro, cinco, os pinos 2 e 3 vão para o terra, pinos quatro e cinco fornecem tensão, quando você conecta o conector dc jack nos pinos 4 e 5 eles vão para essa trilha, que leva ao u58 nos pinos 1 a 3 source, se esta tensão chegar até esses pinos, e se tiver tensão correta no pino 4 gate, haverá tensão nos pinos de 5 a 8 drain, se não houver tensão no pino 4 gate não haverá tensão nos pinos 5 a 8 drain, éssa é a tensão Adaptador positivo ( AD+ )...

Essa é a linha adaptador desligado ( AD_OFF ) Q18, quando a placa mãe está em curto então 3.3v vem para esse pino ( IN 2 ) então haverá tensão presente no pino 4 do u58 gate,se essa tensão for de 14v, então não haverá tensão nos pinos 5 a 8 drain, então se a tensão no pino 4 gate, for de 5 volts, haverá tensão nos pinos 5 a 8 drain, então se você encontrar tensão no source, e não tiver tensão no drain você deve checar esses dois transistors (q18 e q19), se o dc jack estiver em curto você deve checar c460, ec48, ec10, c459, antes de compreender você deve checar estes capacitores( não fez sentido pra mim fez pra vocês? uheauheauhea)

Nós vamos ver o u58, esse é o U58, esse é o U58 pinos 1 2 3 4 5 6 7 8 esté o u58 o

transistor logo ao lado é o q19 e aquele mais abaixo é o q18 os capacitores ao lado de q58 são os capacitores que ele diz pra checar caso o dc jack esteja em curto, adaptador positivo ( AD1 ) essa tensão vai para a pagina do charger, página do CI charger então, a pagina do CI charger é a 39 de um total de 47 páginas, você vê aqui página 39 de 47, carregador (CAHRGER) MAX8425ETI, o lado esquerdo é a parte do adaptador e o lado direito é a parte da bateria, ele ta se enrolando na lingua aqui hueauheauhea AD+ vem da página 46 e vai para os pinos 5 a 8 do U4, u4 este é o u4 pinos 5 a 8, são pinos de entrada,

quando houver tensão no pino 4 gate, a tensão irá passar por u4 e sair nos pinos de saída 1 a 3 source, ele repete o que acabou de dizer, R10 é um resistor limitador de corrente, g5 e g6 são resistores de gap( n sei o que significa ), ele mostra os locais onde deveriam estar mas foram removidos do projeto, DCBATOUT, olhe aqui, esse é o conector da bateria, essa tensão vem de onde? do conector da bateria! ele se perde de novo, e depois diz que essa tensão vem da página 46 então vá para lá. conector de bateria este é o conector de bateria ( sério? hueahuaeu) da bateria essa tensão sai por? BT+ esse é o conector positivo da bateria, a tensão vai para BT+ na página 39, e vai para o fet u5 nos pinos 5 a 8 drain, pinos 1 a 3 são a saída, essa é a linha DCBATOUT isso significa adaptador dc / bateria / saida, essas são tensões combinadas(que trabalham juntas, ou que convergem para o mesmo ponto), então a tensão da bateria entra pelo u4 e a do conector dc pelo u5, essas duas tensões vão para o resistor limitador de corrente isso é ( combined pot) não entendi. Então se você ligar a bateria, na perna esquerda do resistor limitador de corrente deverá ter 12v, se

ligar o carregador deverá ter 18v, deste ponto a tensão combinada vai para o IC regulador de 5v e 3.3v esse é o ci regulador de 5v e 3.3v (página 36) esse é o ci U44, quando houver tensão no pino 22 VIN, no pino 21 terá de haver a tensão de 5V, você deve checar se esta tensão está presente em c383 e em c382, se tiver tensão ali o ci está funcionando, a tensão de 3.3v deverá sair no pino 19 e deve ser checada no capacitor c385, você deve checar se as duas tensões estão presentes nestes dois pinos para confirmar o perfeito funcionamento do CI u44, estas tensões deverão estar presentes independente de termos ou não pressionado o botão de power. No fim ele se enrola no inglês tentando dizer que pode dar aula a quem quiser, usando as placas que a pessoa tenha em mãos para resolver, e o vídeo acaba.

Traduzido está falta saber como legendar... Alguém me diz alguma maneira fácil de fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém postar um tutorial de como colocar legendas em vídeos eu me darei ao trabalho de legendar alguns vídeos para ajudar a galera que não compreende o indiano uheauhaehuae ;D Vou até me divertir com isso o sotaque dele é muito engraçado. ;D

Poxa se voçê fizer isso creio que vai ganhar vários joinhas com o programa Google2SRT voçê consegue baixar as legendas em inglês e até em português (só que em português fica muito ruim de entender) e com  o Camtasia Studio voçê consegue inserir texto em vídeos tem um monte de vídeos no youtube mostrando como fazer isso.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
hehehe eu tava querendo alguma coisa tipo plug and play... mas vou acabar usando o camtasia mesmo ou o próprio sistema do google.

Quais os vídeos que gostariam que fossem traduzidos?

deixem ai nos comentários que eu vou começar a fazer isso.

Link para o comentário

Montar arquivos de legenda é uma tarefa ardúa...tá me dando até arrepios de lembrar (fiz isso uma única e última vez com um filme de quase 2 horas)

Mas se vc pegar uma legenda em ingles com os tempos corretos fica muito mais fácil, é só ir editando os textos e deixando os tempos.

E só um detalhe eu achei super tranquilo entender o que ele está explicando, já acho bem mais complicado pegar um americano falando cortando expressões e bem mais rápido ! rsrsrs

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
hehehe eu tava querendo alguma coisa tipo plug and play... mas vou acabar usando o camtasia mesmo ou o próprio sistema do google.

Quais os vídeos que gostariam que fossem traduzidos?

deixem ai nos comentários que eu vou começar a fazer isso.

são 26 vídeos é coisa complicada de se fazer acredito que seja como diz o colega

Link para o comentário

Que tem bastante videos eu sei, queria saber se tem algum que seja interessante traduzir pra galera, pois tem muitos que abordam temas repetidos e não precisaria ser necessariamente os do indiano, deve ter mais material por ai em inglês que a galera gostaria de entender... Vou fazer este primeiro ai e ver como fica depois conversamos sobre os outros 25 ueahueauheahuea ;D

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...