Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido A315-53-5100 - C5V01 LA-E891P Rev 2A - Liga, porém não carrega bateria.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Bom dia, to com esse notebook na bancada com problema no carregamento, inicialmente verifiquei as voltagens do conector da bateria
 Inicialmente:
SEM BATERIA                COM BATERIA

PIN 1 GND                    PIN 1 GND
PIN 2 GND                   PIN 2 GND
PIN 3 3,2                      PIN 3 3,2

PIN 4 3,2                      PIN 4 3,2

PIN 5 3,2                      PIN 5 0V

PIN 6 0V                      PIN 6 0V

PIN 7 3V                      PIN 7 8,96

PIN 8 3V                      PIN 8 8,96

Pelas pesquisas e analises no esquema eletrico e boarviewer, sei que no PIN 6 deveria ter 3,3v, ele é o responsavel pelo carregamento da bateria, seguindo a trilha dele que vem do C.I de CHARGER, to tendo esses 3,3v normalmente, ele passa por uns resistores que estão ok, passa pelo I.O tbm e no ultimo ponto que é pra ir pro PIN 6, ele não chega, ta zerado, fiz um jumper pra ver no que resultava e tensão toda caiu pra zero.

Inicialmente tbm eu tinha testado os mosfets de alta e baixa da tensão de carregamento da BATERIA, quando conectado o carregador junto com a bateria, a tensão de 8,96v aparecia no source e dps de uns 10s ela caía pra 3,0, fiz o teste nos mosfets na escala de diodo, do gate pro source e do gate pro drain e estavam ok, fui fazer o teste dps da tensão e a tensão tinha estabilizado nos 8,96 normalmente, porém ainda não carregava pq eu n tinha a tensão de 3,3v no PIN 6.

TENSÕES DO C.I DE CHARGER:
SEM BATERIA                               COM BATERIA
1- 19v            11- 3v                       1-19v                     11- 8.96v
2- 19v           12- 3v                      2- 19v                    12- 8.96v
3- 19v           13- 3v                      3- 19v                    13- 8.96v
4- 25v           14- 0v                     4- 25.0                   14- 0v
5- 3v             15- 0v                      5- 3v                      15- 0v   
6- 2.4v          16- 6v                     6- 2.4v                   16- 6v
7- 0v             17- 6v                      7- 0v                      17- 6v
8- 3.2v          18- 3v                      8- 3.3v                   18- 8,96v
9- 3.2v          19- 3v                      9- 3.3v                   19- 8.96v
10- 0v            20- 19v                    10- 0v                    20- 19v

Editado: por APMIDIAS
Postado (editado)

@APMIDIAS, o pino 6 do conector da bateria, vai para o dreno do PQ21, e o source desse mesmo mosfet, vai para o botão SWG1 que quando acionado, liga o carregamento da bateria. Isso segundo o esquema que estou utilizando com versão 1A.

Testou com outra bateria? Essa tensão de 8V nos pinos 7 e 8 é a tensão da própria bateria, ou seja, a fonte não libera uma tensão mais alta para carregar a bateria. 

Editado: por LEONTEC
  • Moderador Global
Postado

@APMIDIAS , essa placa tem uma botão SWG1 (conforme citado acima) localizado perto do slot de memória que é acionada por uma tampinha que protege a memória, já vi muitos casos dessa chave danificar e não permitir o carga da bateria.   Pode também ocorrer a quebra do pino plástico nessa tampinha que aciona essa chave.     Se estiver trabalhando somente com a placa na bancada, dê um jeito de manter essa chave pressionada para fazer as medições.    

Postado
18 horas atrás, LEONTEC disse:

@APMIDIAS, o pino 6 do conector da bateria, vai para o dreno do PQ21, e o source desse mesmo mosfet, vai para o botão SWG1 que quando acionado, liga o carregamento da bateria. Isso segundo o esquema que estou utilizando com versão 1A.

Testou com outra bateria? Essa tensão de 8V nos pinos 7 e 8 é a tensão da própria bateria, ou seja, a fonte não libera uma tensão mais alta para carregar a bateria. 

Nessa placa não tem o botão SWG1 apenas os pads ali presente, fazendo as medições nele, vi que ele da continuidade nos 4 pontos, oq creio eu que está correto.

Mas tem o SWG2 e ao pressionar ele, a tensão do PIN 6 sobe pra 3,3v mas vai decaindo até chegar 0 e dps sobre dnv pro 3,3.

Já testei outra bateria e sim, essa voltagem de 8v é da bateria, n chega uma tensão maior pq n tem sinal do PIN 6.

18 horas atrás, curtolo disse:

@APMIDIAS , essa placa tem uma botão SWG1 (conforme citado acima) localizado perto do slot de memória que é acionada por uma tampinha que protege a memória, já vi muitos casos dessa chave danificar e não permitir o carga da bateria.   Pode também ocorrer a quebra do pino plástico nessa tampinha que aciona essa chave.     Se estiver trabalhando somente com a placa na bancada, dê um jeito de manter essa chave pressionada para fazer as medições.    

Infelizmente nessa placa não tem esse botao, apenas a parte onde fica o botao que ta dando continuidade pro GND nos 4 pads.

Postado

@APMIDIAS Pelas tensões postadas, acredito que o seu multímetro esta medindo corretamente. Acredito que sua bateria é de 7,4V e vc esta medindo 8,96V. Essa sobretensão dela, pode estar fazendo o charger desarmar o carregamento por uma anomalia na própria bateria, ja que não o vi mencionar que testou com outra bateria.

Postado
5 minutos atrás, Rods disse:

@APMIDIAS Pelas tensões postadas, acredito que o seu multímetro esta medindo corretamente. Acredito que sua bateria é de 7,4V e vc esta medindo 8,96V. Essa sobretensão dela, pode estar fazendo o charger desarmar o carregamento por uma anomalia na própria bateria, ja que não o vi mencionar que testou com outra bateria.

Bom dia, seu Rods!! a bateria é de 11,55V e já testei sim outra bateria.

Postado

Perfeito, na pesquisa que fiz em Acer A315 53 vi anúncios com tensão de 7,4V. Se ela é 11,55V e esta medindo 8,96 ai tbm há uma subtensão. A bateria que vc trocou esta mesmo saudável? E tbm mediu 8,96? 

Postado (editado)
17 minutos atrás, Rods disse:

Perfeito, na pesquisa que fiz em Acer A315 53 vi anúncios com tensão de 7,4V. Se ela é 11,55V e esta medindo 8,96 ai tbm há uma subtensão. A bateria que vc trocou esta mesmo saudável? E tbm mediu 8,96? 

a outra é de 11,25 e quando coloco ela aparece exatamente essa mesmo tensão de 11,25 e sim, está funcionando.

A bateria que já veio nele de 11,55v ta zerada de energia pq não carrega, a outra tem um pouco de carga então quando coloco a de 11,25v a placa liga com a bateria, mas contnua sem carregar quando conecto a fonte.

Editado: por APMIDIAS
Postado
20 horas atrás, curtolo disse:

tem uns equipamentos da acer que nao tem este switch mas tem um parafuso que e na verdade uma "chave" observe bem nos parafusos proximos ao meio da tampa se na placa nao tem um desenho de uma aruela com duas "meia luas" pois esse contato tem que estar fechado para a bateria carregar.

Postado
46 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

tem uns equipamentos da acer que nao tem este switch mas tem um parafuso que e na verdade uma "chave" observe bem nos parafusos proximos ao meio da tampa se na placa nao tem um desenho de uma aruela com duas "meia luas" pois esse contato tem que estar fechado para a bateria carregar.

Se tiver, não encontrei, procurei em todo canto aqui e não achei.

Postado
32 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

amigo, o seu charger e este aqui?

bq24735?

ele precisa de alguns sinais ok antes de começar a carregar, esse charger e uma dor de cabeça.

Screenshot_3.jpg

Sim, esse mesmo, eu postei as tensões que to tendo lá no primeiro post, acredito que ele esteja funcionando tudo certinho, até a tensão de carregar a bateria eu to tendo que seria o EC_SMB_DA1 e o CK, porém não chega no conector

Postado

Desculpem a demora para responder os senhores, estou com outro notebook na bancada aqui e to tentando resolver ele tbm, esse da postagem ta aq no canto, mas oq vcs falarem pra eu fazer, eu vou fazer, ja testei de tudo nessa placa e não consegui achar a solução, to suspeitando do c.i de charger mesmo ele estando com as tensões normais e da SUPER/IO.

• Joinha 1
Postado

O Mosfet de alta não ta mais segurando a carga de 9v, entra 19v no DRENO e sai 10v no GATE e 9v no SOURCE, porém passa alguns segundos e a tensão cai, percebi que no gate, a tensão cai dps de 8s e o do source cai dps de 10 a 11s.

Mosfet de ALTA: PQ305
Mosfet de BAIXA: PQ306

TESTE FEITO NA ESCALA DE DIODO.

MOSFET DE ALTA

GATE >> SOURCE = 0,713v
SOURCE >> GATE = 0,313v

DRENO >> GATE = 1,103v

Postado
25 minutos atrás, cicerodesouza disse:

conforme o  curtolo disse essa placa tem sim botão sw que chaveia o charge ImagemdoWhatsAppde2025-09-12(s)15_36.08_1c02b638.thumb.jpg.eeb3ea03b919d98c80383a34d509dece.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-09-12(s)15_36.08_aeb8412f.thumb.jpg.3af62a96149cf1b2e98a644a7dbf1be5.jpg

A minha placa mãe não tem esse botão, eu verifiquei antes de abrir o notebook... Só tem os pads no lugar que ja dão continuidade pro GND nos 4 pads.

Postado (editado)

Ola amigo nesses casos de nao carregar:

confiro as tensoes do charger. no seu caso esta ok.

verifico no conector se tem o batdetc  e tensoes no clock e data. no seu caso esta ok.

e no super io  se tem acok e tbm batdetc

os mosfet q controlam o carregamento se nao tem nada de errado

e verifico os sinais de data e clock com osciloscopio

e testo com bateria nova ( se eu tiver uma disponivel no momento e a primeira coisa q testo)

se tudo estiver ok 

troco charger

gravo bios e se tiver super io programavel faço a gravaçao

Editado: por infocel technology
Postado
13 horas atrás, infocel technology disse:

Ola amigo nesses casos de nao carregar:

confiro as tensoes do charger. no seu caso esta ok.

verifico no conector se tem o batdetc  e tensoes no clock e data. no seu caso esta ok.

e no super io  se tem acok e tbm batdetc

os mosfet q controlam o carregamento se nao tem nada de errado

e verifico os sinais de data e clock com osciloscopio

e testo com bateria nova ( se eu tiver uma disponivel no momento e a primeira coisa q testo)

se tudo estiver ok 

troco charger

gravo bios e se tiver super io programavel faço a gravaçao

Olá, bom dia.
eu analisei essa placa ontem por completo e cheguei a conclusão de que a IO que não ta liberando o sinal pra bateria carregar, olhei os resistores ao redor dela pra ver se tava tudo ok, achei um que no esquema diz ter 499ohms, mas ta zerado, medir cada lado dele e a resistencia da alta, mas de um lado a outro sempre da 0ohms, vou medir ele fora do contato da placa pra ver se ta tudo ok, se estiver tudo ok, vou partir pra troca da IO.

RESISTOR: PR320

Postado
Em 13/09/2025 às 12:23, infocel technology disse:

Vc trocou esse ci charger? esse resistor q vc mensionou e ligado no pino 7 no iout pelo datasheet do charger ele pode ser ligado direto a unica recomendaçao e o capacitor de 100pf, a tensao desse pino e 20x valor da diferença do pr311

n fiz a troca do C.I CHARGER pq ele ta funcionando normal, ta liberando todas as tesnões normais, só não ta liberando a tensão de carregar a bateria pq o IO não manda o sinal pra liberar essa tensão, por isso cheguei a conclusão que seria o I/O, acha que mesmo deveria troca-lo ?

Postado

@APMIDIAS, os 4 pads onde deveria está SWG1, só dois deveria ser gnd, os outros dois é a malha BI_S ligado ao source do PQ201. Remove esse mosfet PQ201 e veja se mudou alguma coisa no pino 6 do conector da bateria.

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...