Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire 3 15 N23H4 / Placa mãe NB6301A_MB_V3 / Não Liga, Não gera ACDRV

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Pessoal, estou com um Acer Aspire 3 15 que não liga. Durante a análise do circuito de carga, percebi que os 19V da fonte não estão sendo chaveados pelos MOSFETs PQ1001 e PQ1002 (canal N). Não existe uma tensao maior que 19V no gate do PQ1001, o que impede seu acionamento.

Essa placa utiliza o CI BQ24780S (PU1001). Pelo que entendi, o CI não está habilitando os ≈24V necessários para chavear o primeiro MOSFET. Seguem abaixo as medições realizadas nos pinos do CI:

Pino 28 (VCC): 19.39V

Pino 6 (ACDET): 2,81V (conforme o datasheet, dentro da normalidade)

Pino 5 (ACOK): 0V Resistência de 37K

Pino 3 (CMSRC): 0V - 670kOhms - resistor em série com 4k conforme esquema

Pino 4 (ACDRV): 0V - 770kOhms - resistor em série com 4k conforme esquema

Pino 24 (REGN): 6V

Pino 1 (CHG_ACN): Variando entre 1,4V e 2,5V

Pino 1 (CHG_ACP): Variando entre 1,4V e 2,5V

Notebook deu entrada na assistência por não estar carregando, somente quando desligado. Durante os testes na bancada, com a fonte original conectada e medições de tensões, o mosfet pq1004 (LODRV) explodiu, porém não foi por fechar curto acidentalmente em algum lugar, explodiu sem eu estar mexendo na placa.

Testes realizados: Após validar as condições do BQ24780S, troquei os mosfets de entrada Pq1001 e 1002, o 1004 e 1005. Troquei o charger por garantia, mais de uma vez. O notebook não gera ACDRV nem CMSRC, consequentemente não chaveia a entrada, não tem ACP e ACN estáveis nem ACOK. 

Solicito a ajuda de vocês, para identificar o que está impedindo o boost do charger, o mesmo problema está acontecendo em um acer nitro aqui na bancada, que teve um curto na linha da GPU (curto removido). Ambos os equipamentos, chegaram a voltar a funcionar misteriosamente no ultimo dia, mas ao desconectar a fonte e conectar de volta, o problema retornou.

Sou novo no fórum, caso precisem do esquema, só me informar como disponibilizar pois tenho ele e o boardview. 

Postado
37 minutos atrás, Smart Info Tecnology disse:

o mosfet pq1004 (LODRV) explodiu

Algo de errado no circuito de carregamento da bateria. Meu conselho é: sempre utilize a fonte de bancada para alimentar o equipamento até ter 100% de certeza que não tem mais nenhum problema com o equipamento. 

• Joinha 1
Postado
15 minutos atrás, LEONTEC disse:

Algo de errado no circuito de carregamento da bateria. Meu conselho é: sempre utilize a fonte de bancada para alimentar o equipamento até ter 100% de certeza que não tem mais nenhum problema com o equipamento. 

Obrigado pela dica. No meu caso, nao tenho o adaptador para ligar ao jack, até tentei fazer um jumper para simular o jack conectado, mas nao deu muito certo. Na sua opnião, serial algo na linha CHG_BAT_OUT? fiz injeção de tensão nessa linha, não apresenta consumo. no PQ1003 (Dreno em Vsys e Source em CHG_BAT_OUT) com ele fora da placa, injetei 19v do lado de vsys (pad do dreno) em 5v há consumo de 100mah, em 19v o consumo cai para 30mah. Na entrada do C.I que gera os 3V, ao injetar 3.3 temos um consumo de 134mah. A camera térmica mostra um leve aquecimento no UK1 (IT5571VG-128) Não tenho muita experiência mas me parece consumo padrão de operação.

Postado (editado)
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@Smart Info Tecnology, levanta o resistor PR1004 e veja se a tensão 19V vai passar pelos mosfets. Caso a tensão não passe pelos mosfets, remove o outro resistor PR1011. Isso vai isolar o circuito de carregamento. 

com PR1004 fora, chaveia, temos ACP e ACN, temos os 25V do boost, temos acok de 3.11V e acdet de 2.79. Não temos Regn. Na atual condição de teste. PQ1003, 1004 e 1005 estão fora da placa.

ACP está em 19.20V (lado do dreno de pq1002) e ACN está com 4.11V

Essa tensão de 4.11 aparece também no dreno de pq1004 (VSYS). no source dele que é em comum ao dreno de pq1005, temos 0.394V (CHG_PHASE)

Editado: por Smart Info Tecnology
Postado
14 horas atrás, Smart Info Tecnology disse:

ACN está com 4.11V

Esse ficou isolado por motivo do resistor sense está fora da placa. 

Injeta tensão na malha +VSYS e veja se o PU1101 vai esquentar. Pode iniciar com 5V e vai subindo a tensão devagar monitorando o consumo na fonte e o aquecimento do circuito +V3P3A.

Postado

@Smart Info Tecnology, a oscilação no circuito da entrada da tensão 19v pode ser problema no circuito de baixa potencia +V3P3A ou +V5P0A. 

14 horas atrás, Smart Info Tecnology disse:

A camera térmica mostra um leve aquecimento no UK1 (IT5571VG-128)

Sim, pode ser o problema já que ele é alimentando pelo circuito +V3P3A. 

Você pode até colocar o resistor PR1004 no lugar e levantar a PL1101 já que a saída desse circuito não disponibiliza jumper para facilitar o isolamento do circuito. Depois que levantar o indutor, injeta novamente tensão na entrada da fonte pra confirmar a tensão 19v na malha +VSYS. Se aparecer os 19V nessa malhar, é fato que o problema vai está depois do circuito +V3P3A.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...