Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado

Olá amigos. Sei que esse modelo é recorrente aqui mas resolvi fazer um post, pois esse exemplar que entrou na oficina ontem parece que pegou TODOS DEFEITOS só pra ele, então resolvi deixar registrado aqui as soluções para, quem sabe possa, ajudar algum colega futuramente.

Fiz isso também pois todo o conteúdo desse post pode, facilmente, ser aplicado a uma variação enorme de outros modelos SMS, já que existe uma infinidade de modelos diferentes da marca, inclusive de capacidades de corrente bem variadas e que usam circuitos muito, muito similares entre si.

Primeiro, ao abrir o equipamento me deparei com muita solda fria e mal contato como é de praxe,

Após tudo refeito iniciei os testes e notei que ao colocar o aparelho na tomada, batia relê bastante de vez em quando (outras vezes não). Quando acionava a tecla Power ON ele voltava a bater novamente (também só algumas vezes). Bom. A causa para isso era o relê RE4, que é um dos relês de estabilização. Após a troca deste, o defeito da "bateção" foi resolvido. 

Foi então que, ao fazer o teste após a troca do relê, notei que ao ligar o aparelho em modo bateria, o mesmo funcionava, mas ao ligar no modo rede, o led vermelho acendeu e um apito constante se iniciou (Sob essa condição, uma maneira de verificar o erro é medir a tensão no relê de seleção de Rede/Bat. esse relê deve estar desenergizado em modo rede, mas o meu estava atracado, ou seja, havia 5v em sua bobina e isso é muito errado!). Desliguei tudo novamente e religuei e o nobreak, dessa vez, pareceu funcionar normal, mas alternando led azul e vermelho. Suspeitei então do circuito da ventoinha e fui verificar. Encontrei a ventoinha queimada. Ao substituir a ventoinha, o defeito dos leds alternando foi resolvido mas a ventoinha girou como uma turbina! Tão rápido que até assobiava (eis o motivo pelo qual ela deve ter queimado da primeira vez). Com esse diagnóstico, lembrei também do apito constante que ocorria de vez em quando e, analisando o esquema, notei que ambos os defeitos deveriam estar relacionados por isso fui direto para a fonte de +15v, muito problemática nos modelos SMS.

Encontrei então C18 estufado, Q19 e D36 em curto e R92 aberto.

Após restaurar todo esse circuito do regulador de 15v, a ventoinha passou a funcionar corretamente e o defeito do apito foi solucionado também.

Após tudo isso parti para o teste do carregador e notei, também, que a bateria não estava sendo carregada. Ao analisar o circuito de carga encontrei R41 aberto e Q6 com a junção Dreno/Source também aberta. Trocado os dois componentes o carregador também voltou ao normal!

Após esse trabalhão todo, UFAAA, o aparelho passou em todos os testes e hoje foi entregue ao cliente.

Se for útil para alguém fico feliz em colaborar..

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.