Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HP G42 214br - DAOAX1MB6F1- Processador a 100%

Avalie este tópico:

cutmaster

Posts em destaque

Olá pessoal,

Um defeito muito estranho, processador desse equipamento fica no limite.

Limpeza interna foi efetuada, com uma boa pasta térmica silver.

Heatsink não esta empenado.

Todas as tensões estão normais.

Já realizei HardReflow no SLOT do processador.

Realizado re-solda nos slots de memoria.

Testei com outro processador.

Gerador de clock, aquece normalmente.

Tensão do processador em torno de 1,09V

Cooler fica no máximo, com SysFan, temp mínima em torno de 68° e max 90°, ai a mesma desliga.

*** OBS. Favor não postar (menssagens do forum da HP) que pede para realizar um procedimento em (opções de energia), isso é para outro caso.

Estou na duvida se o oscildador de 14.318Mhz tem algo com esse defeito.

Aguardando os feras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, por gentileza modifique a descrição do tópico, clique em modificar na primeira mensagem para fazer isso e coloque assim: -> modelo do note - modelo da placa - breve descrição do defeito.

Se houver no acervo do fórum esquema para a placa do note em questão, coloque link para o mesmo na primeira mensagem do tópico, isso facilita imensamente a vida de quem quer lhe ajudar.

Referente a descrição do problema, eu não entendi.

Processador fica no limite de que? Temperatura? Processamento?

O que é "HardReflow no SLOT do processador."?

O defeito é esse? "em torno de 68° e max 90°, ai a mesma desliga." ?

Qual a descrição do defeito feita pelo cliente?

Link para o comentário

Amigo, por gentileza modifique a descrição do tópico, clique em modificar na primeira mensagem para fazer isso e coloque assim: -> modelo do note - modelo da placa - breve descrição do defeito.

Se houver no acervo do fórum esquema para a placa do note em questão, coloque link para o mesmo na primeira mensagem do tópico, isso facilita imensamente a vida de quem quer lhe ajudar.

Processador fica no limite de que? Temperatura? Processamento?

O que é "HardReflow no SLOT do processador."?

O defeito é esse? "em torno de 68° e max 90°, ai a mesma desliga." ?

Qual a descrição do defeito feita pelo cliente?

concordo com amigo @neofln nao da pra entender seu problema. seja mais claro.

Link para o comentário

É brincadeira isso ou não ?

HP G42 214br - DAOAX1MB6F1- Processador a 100%

MODELO DO NOTE - PLACA - DEFEITO O que tá errado ?

Processador fica no limite de que? Temperatura? Processamento? Nossa !!!

O que é "HardReflow no SLOT do processador."? Reflow na BGA do slot. Esse procedimento aprendi com os chineses, ok.

O defeito é esse? "em torno de 68° e max 90°, ai a mesma desliga." ? Não existe aquecimento se não há trabalho, ok. Sem processamento fica em torno dos 68º.

Qual a descrição do defeito feita pelo cliente? Meu DEUS, equipamento esquentando muito.

Grato vou me virar, aqui...

Link para o comentário

Cara...

Na boa, quanto a correção no título do tópico que estava sem o modelo da placa mãe e que você gentilmente adicionou, meu muito obrigado, isso é uma regra do fórum e serve para facilitar futuras consultas na base de dados.

Sua explicação do problema está vaga e confusa do meu ponto de vista, outro amigo se manifestou favorável a está opinião, mas pode ser que eu seja burro mesmo e você se expressou bem...

Processador de slot até onde lembro, temos o pentium 3, mas depois dele não vi mais nenhum...

Então se você fez reflow que diga-se de passagem é uma prática mal vista, no Soquete do processador e aprendeu isso com chineses, não muda nada pra mim...

Se quiser aprender a fazer ME que é considerado uma boa prática, temos orientações de como proceder na seção de treinamento do fórum, é tão ou mais eficaz que um reflow e não agride o chip, ou neste caso o soquete, já que é usado apenas para realizar a tentativa de diagnostico, e posteriormente se faz o reballing do chip, ou neste caso do soquete. Esse termo hardreflow eu nunca ouvi nem li em lugar nenhum.

Já que o problema parece ser desligamento por superaquecimento e que um dos testes primordiais que era substituir o processador você já fez, e acredito que tenha também limpado entre as arestas de dissipação e a ventoinha, e apesar do heatsink não estar empenado, o heatpipe do cooler pode estar danificado, então eu trocaria o conjunto se possível fosse como segundo teste, já que a tensão de vcore está ok segundo diz.

Outra coisa que pode estar ocorrendo é defeito no circuito do thermal sensor da placa, para analisa-lo se faz necessário o esquema da mesma, motivo pelo qual eu pedi gentilmente que fornecesse o link, para facilitar para as pessoas que assim como eu estão dedicando seu tempo e conhecimento para tentar lhe ajudar com o seu problema, gratuitamente.

Espero que tenhas entendido que tudo o que eu disse foi no intuito de lhe ajudar, motivo pelo qual torno a escrever aqui, peço novamente que providencie o link do esquema que estas utilizando para analise.

Abraço.

Link para o comentário

Um teste prático para o heatpipe é verificar com o dedo a temperatura (após algum tempo ligado) no "caninho" perto do processador e comparar com a temperatura no heatpipe perto do radiador, que devem ser bem aproximadamente iguais.

Se houver diferença marcante deve-se trocar o conjunto do dissipador. Nos defeituosos, por vazamento ou outro problema, a temperatura perto do processador é mais alta, enquanto que perto do radiador fica frio.

Link para o comentário

Ok,

Eu escrevi errado sobre soquete/slot, você tem razão. E peço desculpas se somente isso causou desconforto e descredito da sua parte.

Conserto PLM a mais de 10 anos. HardReflow é uma pratica utilizado pelos fabricantes chineses, refurbished uma tentativa de diminuir retorno ou descarte completo da PLM já que o retrabalho é inviável.

Trabalhei em um fabricante de PC`s, e tive contato com todos os fabricantes (MSI/QUANTA/COMPAL/CLEVO/TWINHEAD). Todos realizam experiências malucas que nunca tinha passado pela minha cabeça, você não vai achar esses materiais a não ser que se envolva com o setor de (Pesquisa e Desenvolvimento) deles, ok.

Acho que o fórum tem futuro mais as pessoas que se dedicam a tentar ajudar devem ser sucintas evitar o máximo de frescuras para que em poucas palavras sejam solucionado os problemas.

Quando estamos na bancada não dá para pensar no português extremamente e politicamente correto, troca do slot e era soquete, uma pessoa leiga entende passos curtos.

Outra não necessito de FÓRUM para consertar uma PLM e ganhar meu pão.

Como aqui tinha uma BIOS que não achava em local nenhum passei a dar uma atenção especial ao fórum já que uma parte da galera que está aqui é do forumNow antigo.

A esqueci não é BIOS é arquivo .rom, .bin, .fd. BIOS é um sistema num todo. Vamos ser mais práticos.

E ou nunca te chamei de burro.

E desculpas, por não ser claro o suficiente.

Link para o comentário

Um teste prático para o heatpipe é verificar com o dedo a temperatura (após algum tempo ligado) no "caninho" perto do processador e comparar com a temperatura no heatpipe perto do radiador, que devem ser bem aproximadamente iguais.

Se houver diferença marcante deve-se trocar o conjunto do dissipador. Nos defeituosos, por vazamento ou outro problema, a temperatura perto do processador é mais alta, enquanto que perto do radiador fica frio.

Você tem razão, quando a plm estava em processo de orçamento e estava muito suja, ou seja , um carpete na saída de ar do Heatpipe e qnd isso acontece, lavo o mesmo e na secagem utilizo o soprador a 240graus e com isso aquece o liquido interno dele, assim a troca de calor começa acontecer.

Quanto a passagem de ar esta obstruída tende a temperatura em cima do processador ficar muito alta.

Esse Heatpipe e mal dimensionado ele é muito comprido e não troca o calor rapidamente, mas não trabalha a 68Graus, o correto i3 340M é 47graus no máximo. Mas a solução não é essa. Esse heatpipe tá, ok. Vlw.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  este problema acontece com um SO em uso ou apenas em ligar o note ? No seu básico ? Já testou com outro processador ? Aquece o mesmo ? Fico no aguardo.
Link para o comentário

boa tarde amg .

ja tive problemas semelhante a esse

testa outro HD .

espero ter ajudado vc

Valeu mesmo,

O S.Operacional dessa maquina esta degradado cheio de websearches, inclusive uma coisa estranha nada que você tende a copiar na Área de Trabalho aparece na tela, mas se você for em (Meu Computador\C:\ Usuários\cliente\Desktop) suas alterações estão lá. Mas já deixei claro que terá que formatar o S.Operacional.

Mas estou usando outro HD. p/ solucionar o problema.

Um abraço

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  este problema acontece com um SO em uso ou apenas em ligar o note ? No seu básico ? Já testou com outro processador ? Aquece o mesmo ? Fico no aguardo.

Opá , já testei com outro processador e continuou o mesmo defeito.

Link para o comentário

:) Acho que solucionei o caso.

Mas vamos aguardar o resultado dos testes. O que fiz.

Como tinha baixado o esquema elétrico do fórum e  o mesmo para meu azar esta corrompido não consigo descompacta-lo, resolvi regravar a BIOS, mais como só posso 2 downloads e esse equipamento possui dois componentes de BIOS (U2 = 512kb / U12 = 4096Mb), baixei o arquivo para U12 e regravei a BIOS.

O arquivo original era F16 o do arquivo baixado é F37 editado e funcionou.

Coloquei novamente o HD da cliente e instalei o (IntelBurnTest) e deixei rodando na madrugada, se funcionar posto pela manhã o resultado.

Link para o comentário

Se quiser aprender a fazer ME que é considerado uma boa prática, temos orientações de como proceder na seção de treinamento do fórum, é tão ou mais eficaz que um reflow e não agride o chip, ou neste caso o soquete, já que é usado apenas para realizar a tentativa de diagnostico, e posteriormente se faz o reballing do chip, ou neste caso do soquete. Esse termo hardreflow eu nunca ouvi nem li em lugar nenhum.

9_9  Esse tal de ME = Método Esquentaion ?

Quer compara-lo com HARD_REFLOW !!!

Esquentar uma placa a 350º por 30segs para ver se o defeito é reballing ou reflow comum ?

Fala serio é isso mesmo, se for vocês estão de brincadeira com a inteligência humana, isso foi um procedimento criado por um técnico creio eu e que deu certo em certo ponto e compartilhou sua habilidade.

Hora, quero ver quando tiver um deathpad com o tal ME você coloca a maquina para subir... :)):)) :))

Pelo amor de DEUS, vamos ser mais objetivos nas ajudas como os outros companheiros foram, não se importando com o português e sim com a LÓGICA - TROUBLESHOOTING, que de fato é o que interessa.

DEUS TE ABENÇÕE.

Link para o comentário

Exatamente isso que ia te dizer, realmente pensei que poderia ser na bios, ia sugerir um upgrade ou um downgrade dela. Penso que o problema é este sim. Este problema é comum até em G42. Bom que a dica serviu. Que joia :) Amanhã posta os resultados oficiais.

Bom pessoal,

Quando eu postei essa mensagem no fórum a maquina já estava sendo extressada, e espero no mínimo umas 15 à 20 horas em teste para não devolver meio/reparo a nossos clientes.

Esse defeito foi reparado em três etapas, segue-as;

1.a Limpeza e lavagem do heatsink/heatpipe, c/ aquecimento externo do fluído do heatpipe.

1.b lavagem da PLM,

1.c Hard_Reflow no SOQUET do processador,

*** O Hard_Reflow ajuda na re-solda não só do soquet mas das áreas vitais, pois pode ser uma solda fria em algum componente e causar esse defeito.

2. Alteração da BIOS no U12 = 4096 de F16-original p/ F37

3.a Teste de +15 horas com heavyload + intelburn test

3.b Install com um HD de test em bancada mais drivers com WINSAT habilitado.

** Não da para colocar na conta somente da BIOS, pois os defeitos de BIOS são outros, mais como esta plm possui esses 2 componentes, esta ligado também.

** Todo notebook que passa mais de 1 ano sem LIMPEZA INTERNA, dissipa começa a dissipar a temperatura na plm e como a maioria possui gabinetes de plástico para ser mais simples, isso potencializa ainda mais a dar esses tipos de defeitos, ok.

Espero que esta experiência seja compartilhada de forma ajudar a comunidade, peço desde já desculpa a todos pelo ocorrido qualquer coisa estamos ai para ajudar, quando possível é claro.

Um abraço a todos,

Deus os abençõe.

Joinha pra todos que contribuiram... verifiquem a imagem.

Corrigido.jpg.ffbbf64021e4d2ca15cb4e27a40f844c.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...