Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung R440 - SUZM BA41-01229A - sem video

Avalie este tópico:

fabiomaua

Posts em destaque

Olá a todos

Estou com algumas dúvidas nessa placa e gostaria da opinião do pessoal:

1 - Esse notebook liga, mas não dá vídeo. Analisando a placa, quando eu apenas coloco a fonte (sem ligar o botão do power) eu não encontro as tensões de 3.3v e 5v nas bobinas. Se eu ligo ela ai sim encontro as tensões. Nessa placa isso é normal???

2 - No botão do power, com a placa parada, encontrei 3.2v, mas quando ligo ela não vai até 0v mas liga aplaca normalmente, também é bem diferente do que eu vejo o pessoal postar por aqui!!

3 - Encontrei a tensão de 3.2v no chip da bios, na bateria da bios e no conector da bateria externa. Também encontrei os 19v em vários capacitores da placa. Estou pensando em regravar a bios, mas estou em dúvida nos links:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O que acham, estou no caminho certo?

UFA!!! Por enquanto é só!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que estou começando, por isso me corrijam se estiver errado, mas até onde eu sei, a tensão vCore precisa do processador no lugar para ser medida. O processador envia um sinal para o CI de PWM para identificar qual a tensão de trabalho do mesmo. Por isso sempre faço a medição do vCore com o processador no socket.

Outra dica, pra identificar se o problema é na tensão do processador, é notar se o mesmo está aquecendo. Caso esteja frio depois de uns 30 segundos ligado, a tensão não está chegando ao processador.

Link para o comentário

Sei que estou começando, por isso me corrijam se estiver errado, mas até onde eu sei, a tensão vCore precisa do processador no lugar para ser medida. O processador envia um sinal para o CI de PWM para identificar qual a tensão de trabalho do mesmo. Por isso sempre faço a medição do vCore com o processador no socket.

Outra dica, pra identificar se o problema é na tensão do processador, é notar se o mesmo está aquecendo. Caso esteja frio depois de uns 30 segundos ligado, a tensão não está chegando ao processador.

Olá. Na verdade a foto eu acabei batendo a foto sem o processador, mas as medições estou fazendo com o processador na placa. Valew pela dica!

Link para o comentário

Bom. O segredo pra testar sem ver o clock é nas bobinas! Teste as outras bobinas e veja qual não tem tensão com a placa ligada.

Se todas as bobinas tiverem tensão, chegamos á conclusão de que o defeito pode ser o clock, a bios ou o bga do chipset.

Ok, posso testar as outras bobinas, mas essa tensão de 0.82 tá certa?

Link para o comentário

Olá a todos

Regravei a bios do link(

) mas ainda continua ligando e sem vídeo.

Eu ainda não sei se a voltagem que está nas bobinas próximas ao processador estão corretas, alguém poderia me confirmar?

Link para o comentário

@fabiomaua, Olá amigo, bem, para medir as tensões, os pontos mais fáceis são as bobinas. Em geral as bobinas ficam próximas aos circuítos e logo a gente deduz as tensões que deveriam possuir, para ter uma certeza da tensão que deve ter naquela bobina, apenas com o esquema elétrico. Nas bobinas próximas das memórias, você deve ter as tensões das memórias, que variam de acordo com o tipo da memória, DDR1, DDR2 ou DDR3, cada uma dela possui uma voltagem diferente. Próximo ao processador você encontrará as tensões VCore, que alimentam o processador, 3V e 5V próximos aos PWMs e assim por diante.

Como você disse que a placa liga, mas não gera vídeo, a verificação das tensões do processador e da memória são testes primários e depois a gravação da BIOS, isso depois de já ter testado no vídeo externo e outras memórias e processadores. Caso não tenha resultados, tem que se verificar pulsos e outras tensões.

Link para o comentário

Ola

Eu achei um esquema que é parecido mas não sei se vai ajudar, (

) o esquema eu baixei daqui mesmo e trata-se da placa ba41-01213a (a minha é ba41-01229a). Eu não domino tudo sobre esse assunto, mas na pagina 3 encontrei uma tabela chamada Voltage Rails. Nas paginas 18, 19 e 45 encontrei sobre as memórias, na pagina 47, sobre CPU, mas não estou sabendo interpretar a coisa. Deixo também algumas imagens que talvez possa ajudar. Alguém poderia me dar uma dica?

001.jpg.8c6935c7c938b3b07797c96ea32153ba.jpg

002.jpg.93c62d0948c2b81578d4e8bbc26c224c.jpg

003.jpg.0e91fd503127d11486afae4132306658.jpg

Link para o comentário

Colega, também não sei muito, mas vou tentar te ajudar. A placa está ligando, mas não está dando vídeo, creio que deva ser analisado o seguinte: Super I/O

pino 65 RSMSRT# 0v

pino 41 VRM3_CPU_PWRGD

pino 101 KBC3_VRON

Nos pinos do U507

14 a 20 verificar tensãoes

Veja também as tensões em todos os pinos do bios

Pelo que entendi as tensões que irão alimentar o CPU são: VCC_CORE e VCCP. Se você tiver osciloscópio também indico que teste todos os cristais da placa. Caso tenha fonte assimétrica verificar também o consumo da placa ligada. As tensões na memória são 1.8v e 0.9V.

Link para o comentário

Boa noite,

observando seu topico vc só tem duas saidas, atualizar a bios

caso nao funcione, começe a dar uma atenção especial na PCH 80% de chances de ser ela.

a tensao inicial de 0.85v nas bobinas estao certa, porem o circuito pwm vcore depois que ativa todas funcoes passa para 1.05v, por isso eu acredito que seja a PCH ou BIOS

boa sorte

Link para o comentário

Colega, também não sei muito, mas vou tentar te ajudar. A placa está ligando, mas não está dando vídeo, creio que deva ser analisado o seguinte: Super I/O

pino 65 RSMSRT# 0v

pino 41 VRM3_CPU_PWRGD

pino 101 KBC3_VRON

Nos pinos do U507

14 a 20 verificar tensãoes

Veja também as tensões em todos os pinos do bios

Pelo que entendi as tensões que irão alimentar o CPU são: VCC_CORE e VCCP. Se você tiver osciloscópio também indico que teste todos os cristais da placa. Caso tenha fonte assimétrica verificar também o consumo da placa ligada. As tensões na memória são 1.8v e 0.9V.

Então vamos lá:

O chip SIO dessa placa é o MEC1300-NU, diferente do esquema que eu postei que o MEC1308. Nessa placa que eu estou, todas as mediçoes estão em 0v mas com a placa ligada:

pino 65 RSMSRT# = 3.3v

pino 41 VRM3_CPU_PWRGD = 3.3v

pino 101 KBC3_VRON = 3.3v

Nos pinos do U507

14 a 20 verificar tensãoes = 1.0v

Na bios estão chegando os 3.2v no pino 8 com a placa desligada e quando liga tem os mesmos 3.2v no pino 1.

Link para o comentário

Boa noite,

caso nao funcione, começe a dar uma atenção especial na PCH 80% de chances de ser ela.

a tensao inicial de 0.85v nas bobinas estao certa, porem o circuito pwm vcore depois que ativa todas funcoes passa para 1.05v, por isso eu acredito que seja a PCH ou BIOS

boa sorte

Boa tarde

O que é PCH? Eu não conheço!

Link para o comentário

Boa noite,

boa sorte

Boa tarde

Ai complica um pouco, mas vou tentar só da uma clareada pra vc começar os estudos...

desde a primeira geração dos processadore com a nomeclatura, I3... a intel adotou uma nova tecnologia interagindo o processador e unificando todas as funcoes em um CHIP, ENtão todos os novos chip dessa linha, tem a nomeclatura de PCH e não chipset ponte norte ou sul.

essa pch controla uma infinidade de coisas na placa mãe, e já estamos na 4 geração dela.

primeira geração: HM55, hm57, segunda geração:hm65, e assim vai...

estou tentando simplificar ao maximo sem linguagem tecnica, sugiro que de uma estudadinha sobre esse assunto, vai ajuda-lo a identificar e solucionar varios problemas.

abraço

Link para o comentário

PCH é uma referência ao bga. Note que nos esquemas está escrito isso. O pino 65 com 3,3v não está correto. Neste esquema em específico há um MCH (Norte) e um ICH (Sul)

essa placa R440 tem uma PCH e nao ICH, esse esquema não da pra tomar como referencia, ou alguem tem o esquema desse note?

Link para o comentário

PCH é uma referência ao bga. Note que nos esquemas está escrito isso. O pino 65 com 3,3v não está correto. Neste esquema em específico há um MCH (Norte) e um ICH (Sul)

essa placa R440 tem uma PCH e nao ICH, esse esquema não da pra tomar como referencia,

É o que temos, por isso disse o que está no esquema. O ideal seria o esquema correto, mas diante da impossibilidade vamos tentar com esse para ver se algumas coisas batem.

fabiomaua, veja se o pwm do vcore se é de fato igual ao que está no esquema elétrico, caso afirmativo vejo um problema nos sinais de reconhecimento do processador, daí o pino 65 estar com nível alto.

Link para o comentário

Boa noite,

boa sorte

Boa tarde

Ai complica um pouco, mas vou tentar só da uma clareada pra vc começar os estudos...

desde a primeira geração dos processadore com a nomeclatura, I3... a intel adotou uma nova tecnologia interagindo o processador e unificando todas as funcoes em um CHIP, ENtão todos os novos chip dessa linha, tem a nomeclatura de PCH e não chipset ponte norte ou sul.

essa pch controla uma infinidade de coisas na placa mãe, e já estamos na 4 geração dela.

primeira geração: HM55, hm57, segunda geração:hm65, e assim vai...

estou tentando simplificar ao maximo sem linguagem tecnica, sugiro que de uma estudadinha sobre esse assunto, vai ajuda-lo a identificar e solucionar varios problemas.

abraço

A tá... alias eu fiz até curso de BGA, mas não sabia dessa denominação, pelo visto vou tentar fazer um reflow pra ver os resultados. valew

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...