Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer e1-571-6672 - Q5WVH LA-7912P Rev 1.0 - Transistor mosfet pq10

Avalie este tópico:

spectr3

Posts em destaque

Boa noite, pessoal.

Sou novo no fórum e não tenho muito conhecimento em eletrônica.

Acontece que tenho um Notebook Acer modelo e1-571-6672 que está com um problema. Ele funciona normalmente, o problema está em recarregar a bateria ou utiliza-lo sem a bateria, ou seja, conectado diretamente no carregadoR.

-Com o notebook ligado,  conecto o carregador e aparece o símbolo de carregamento bateria por uns 20 seg, depois mesmo com o carregador ainda conectado, para de recarregaR a bateria.

-Se retiro a bateria, conecto o carregador e tento ligar, o Led do power pisca bem rápido e o Notebook não liga.

-Quando o Notebook está desligado, com a bateria e o carregador conectado, o Led indica que a bateria está sendo recarregada, porém posso deixar por horas que a bateria não recarrega absolutamente nada.

Levei em um técnico, porém ele me passou o orçamento de R$ 300,0 o que é inviável para mim no momento.

Pesquisando aqui no fórum encontrei exatamente o mesmo problema, e a solução é a troca do mosfet pq10. Porém eu não sei a localização dele na placa mãe. Peço que alguém me oriente, por favor, para que eu mesmo realize o procedimento.

Não sou formado, apenas tenho conhecimento básico que adquiri vendo alguns vídeos. Sei como testar os mosfets. Só preciso saber qual é o pq10 para realizar a troca do mesmo.

Outra coisa. Esse procedimento é muito difícil ou arriscado? Posso danificar ainda mais o Notebook se eu mesmo tentar realizar o reparo?

Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@spectr3,

Veja bem meu amigo...

Pode ser que seja apenas o PQ10 e pode ser que seja ele e mais algum componente, como tbm pode ser que não seja ele...

Considerando um notebook, o sintoma pode ser o mesmo, porém a causa pode ter diversas possibilidades...

A simples troca de um componente sem a devida análise do defeito/circuito pode danificar ainda mais o sistema responsável pela comutação do modo bateria / Alimentação AC.

Respondendo a sua pergunta então:

Sim, vc pode danificar ainda mais o notebook sem ter no minimo as ferramentas corretas para realizar essa simples troca, sendo ainda mais complexa a análise do defeito e sua solução, podendo gerar um defeito ainda mais ciomplexo e caro $$ para reparar...

Se achou caro esse orçamento, procure uma outra loja ou alguem aqui do fórum que possa fazer esse procedimento para Vc

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Entendo.

Me corrija se eu estiver errado, mas pelo pouco que estudei, vejo que verificar o funcionamento do mosfet parece ser um procedimento simples. Assim, através do multímetro, consigo identificar o que está com problema,  realizando a troca do mesmo.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
O sentido desse fórum é justamente porque a eletrônica não é algo assim tão simples como você imagina. Muitos aqui tem anos e décadas em eletrônica e ainda assim não afirmam categoricamente que farão um reparo sem antes averiguar todas as possibilidades. Entendo que você como cliente possa ter achado o valor um pouco alto, mas eu o convido a estudar  eletrônica para sentir que não é bem assim. Não se faz um reparo como esse sem antes ter investido em conhecimento e ferramentas adequadas. Concordo com o que pode haver diversas possibilidades para esse conserto. Mas se quiser ir adiante, é por sua conta e risco. Perceba que apenas estou admitindo meu pouco conhecimento, e jamais desmerecendo o seu. Boa sorte
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...