Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Philco phn-14115 - I4XSIX - so liga placa se apertando o botão rapidamente.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Ola estou com esta placa aqui e não consegui resolver ainda, dei uma procurada no fórum e achei alguns tópicos mas não consegui resolver.

o defeito é o seguinte

a placa sem nada só com memoria e processador quando plugo o cabo DC e pressiono rapidamente o botão algumas vezes a placa liga e tudo funciona perfeitamente.

Mas se eu plugar o cabo DC e esperar uns 5 segundos a voltagem +5va do OZ815 some e dai a placa não liga (morta).

Para poder liga-la novamente repito o procedimento do inicio tirando o cabo DC por alguns segundo e plugo ele e rapidamente pressiono o botão de ligar a placa liga normalmente.

Postado

Peguei um CCE semana passada (ILP232) que usa uma variação dessa placa (I4XIXX, chipset intel) que estava apresentando o mesmo sintoma. O defeito era o capacitor solido de 560uf na linha de 5v. Era um sacrificio para ligar, e para ligar tinha que ficar conectando e desconectando a fonte, mas quando ligava funcionada por horas sem apresentar problema nenhum. Quando não ligava era porque o OZ815 tinha desarmado.

Postado

Amigo procure pelo Mosfet APL1084, na serigrafia da placa é o U16, fica ao lado do slot de memoria slot superior da placa,  verifique as tensões dele , somente com o carregador plugado sem ligar o note o mesmo tem que ter 3.3 no gate, 5v no dreno e 2.5 no source de nao me engano, caso não tenha tensão, retire o mosfet e teste fora da placa, este mosfet da muito problema de solda fria, resolde, de preferencia troque também o capacitor de 560uf 6.3v  e poste os resultados

Postado

@e1D, obrigado pela resposta solucionei o caso.

@M.JONES, valeu pela resposta.

obrigado as demais pelas respostas e por me ajudarem. eu troquei o capacitor C566 e agora esta tudo funcionando normalmente o 5va não desarma mais.

Eu só gostaria de entender o porque ele desarmava, eu sei que este capacitor deve estar com fuga ou algo assim e por isso desarma o 5va, mas no meu caso se eu rapidamente apertava o botão o notebook funcionava então porque só desarma caso eu não liga-se rapidamente?

Postado

Eu não medi com osciloscópio portanto não tenho certeza o que estava acontecendo exatamente, mas o que acontecia era que a tensão subia de mais quando não tinha consumo na placa e o "Over Voltage Protection" do pwm desarmava ele. O problema ficou ainda mais óbvio quando eu abri o jumper da linha de 5v e o pwm passou a desarmar instantaneamente. Quando a placa liga ela não desliga porque quando você bota carga nessa linha a tensão cai e fica dentro do limite.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...