Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

fazer reball com soprador termico sem maquina especializada em reball

Avalie este tópico:

vhfinformatica

Posts em destaque

• 1 mês depois...

bom dia amigos,o modo de desoldar e soldar o bga existem varios,mas com estação de ar quente vc não tem precisão nas temperaturas,a temperatura em cima da placa vc deve ter no minimo 100 graus em cima dela,deve ser feito aferindo a estação ligando somente o pré header e pausando o aquecimento superior depois que vc aferir a sua máquina é só escolher o perfil de acordo com a solda do chip e o tipo de chip.

o colega acima disse que não ve nada de especial em uma IR6000 isto que coloquei é somente algumas diferenças entre uma estação de ar quente e as máquinas para soldar os bgas,sem contar que com uma estação de ar quente vc vai de 0 a temperatura de estração oque não o certo deve ser em rampas.

tirar o chip até tira o problema é soldar ele de volta.fica uma pergunta,porque uma IR600 que é uma das mais baratas do mercado custa em torno de R$ 3000,00 e uma estação de ar quente custa em torno de  R$ 300,00.

espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

Bom colegas eu tenho uma IR6000 aqui e estou muito satisfeito com ela, não vejo problema em usa-la.

Quanto a desumidificar a placa aqui eu não preciso pois moro no Ceará e nunca chove nesta terra kkkkkkkkkk o calor aqui é de 28 graus em média e umidade baixa. Só faço isso quando lavo a placa, ai deixo na estufa por umas 4 horas e resolve.

Pré aquecimento da placa é deveras importante a uma temperatura de aquecimento de 120 graus, acima disso pode detonar os caps eletroliticos da placa pois eles fervem a 140 graus e estouram ok, cuidado nisso.

Quanto a tempo de aquecimento você deve fazer os degraus de aquecimento X tempo

Por exemplo, isso aqui  pra Fortaleza, cuidado dependendo de seu clima fica diferente ok, e nunca use a maquina dentro duma sala com ar condicionado ou ventilador perto ou em cima pois modifica a temperatura do aquecedor.

Para soldas com chumbo eu uso aqui para a IR6000 o seguinte:

R1-0.50 L1-90 D1-90

R2-0.85 L2-135 D2-45

R3-0.80 L3-170 D3-40

R4-1.00 L4-195 D4 50

R5 - END

Para soldas Lead Free Computadores (Motherboards de notebook e pc)

R1-0.45 L1-90 D1- 90

R2-1.00 L2-155 D2-40

R3-1.00 L3-195 D3-50

R4-1.00 L4-235 D4-60

R5-END

O HB  geralmente coloco 5 graus acima do L4 que vou usar.

No Heater de baixo coloco

AH 200

AL 160

O único problema que tive aqui foi com os Sony Vayo pois a liga lead free é muito dura e tive que aumentar um pouco a temperatura do L4- para 245 graus e o tempo de permanencia D4 para 80 o resto funciona beleza.

Não esqueça uma coisa importante nestas máquinas é a distância do aquecedor superior deve ficar a 2 cm do componente, senão da errado muito perto aquece demais acima do esperado e muito alto não chega a temperatura adequada.

Outra utilize um termômetro externo para conferir a temperatura no Chip, pode ser de multimetro, ou digital o melhor mesmo é o infra-vermelho com concentração de foco, é que uso aqui, pois é mais preciso e evita problemas de dano nos chips.

Bom colegas já fiz muito reballing com soprador, mas tive muito problema pois se colocava temperatura de menos ou senão ficava o tempo certo ele não soldava algumas esferas em baixo ai era perda de tempo, se usava temperatura demasiada ou ficava um tempo muito grande em um local criava bolhas, não digo que não da pra fazer dá sim, mas tem que testar é muito e perder alguns chips até acertar eu ca ja tenho as minhas técnicas para meu soprador, lembre-se cada soprador alcança uma temperatura diferente da que esta no display, por isso confira sempre com um termometro, senão seu PN vai pro espaço ok ou o reballing fica ruim mesmo.

Boa sorte  :)

Esse seu pré não tá muito baixo não  ? Credo colocando 245° pode acontecer de queimar o chip, principalmente os MCP e SIS.

Link para o comentário

Gostei da dica, do ferro Velho. Alguém sabe onde podemos encontrar sucatas para comprar. No meu caso estou no Norte de MG, e aqui é meio dificil sucata de notebook pra comprar.

Colega, use as placas de desktop para treinar. Além de serem mais baratas e fáceis de encontrar, tem as características básicas para o aperfeiçoamento. Até mais

Link para o comentário

Ola amigos bom dia,

Ainda estou com problemas para fazer reballing com estação de ar quente, ou com infrared, tenho uma irda 862++ e estação de sr quente com sensor de temperatura e não consigo fazer o reball ontem fiquei ate meia noite tentando, foram 3 tentativas e um desistência, preciso de ajuda se algum amigo puder me orientar ou passar algum macete...algumas esferas ficam soltas creio que uns 30%. devo aumentar a temperatura do ar? qual a melhor temperatura? devo aumentar o tempo...se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Link para o comentário

Ola amigos bom dia,

Ainda estou com problemas para fazer reballing com estação de ar quente, ou com infrared, tenho uma irda 862++ e estação de sr quente com sensor de temperatura e não consigo fazer o reball ontem fiquei ate meia noite tentando, foram 3 tentativas e um desistência, preciso de ajuda se algum amigo puder me orientar ou passar algum macete...algumas esferas ficam soltas creio que uns 30%. devo aumentar a temperatura do ar? qual a melhor temperatura? devo aumentar o tempo...se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Observe que quando estiver soldando as esferas no chip, elas irão parecer que estão entrando (literalmente). Elas começam a descer do stencil e é possível ver isso. Caso esteja tendo muita dificuldade, faça testes com poucas esferas antes de fazer num chip completo. Anote a temperatura que usou e tempo. Não vai adiantar colocarmos aqui o tempo, pois as estações não são tão precisas na questão da temperatura, e também existem variáveis como a temperatura do local onde trabalha

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Gostei da dica, do ferro Velho. Alguém sabe onde podemos encontrar sucatas para comprar. No meu caso estou no Norte de MG, e aqui é meio dificil sucata de notebook pra comprar.

cara, o mercadolivre tem um monte de sucatas que custam quase nada, e se brincar vc ainda pode retirar com o vendedor.

Conte seu progresso aki!

Boa sorte!!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 11 meses depois...
  • 3 meses depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
você tem a certeza que está atingindo a temperatura ideal para a fusão da solda?
Link para o comentário

Olá pessoal, na verdade usar um grill e a estação é uma fantasia da cabeça dos caras de um curso de São Paulo( não vou citar nomes) o chip só funciona na cabeça deles, por que na prática não funciona. O ideal é comprar pelo ao menos uma Honton R490. Já tive infrared, já tive IR6000 e hoje me sinto muito feliz usando a R490. Meu índice de reaproveitamento do chipset que ainda não foi mexido é de 100%. É necessário usar fluxo Amthec NC559 tanto para retirar quanto para fazer a remoção dos resíduos da placa e do chip. Cuidado para não comprar fluxo falsificado no Mercado Livre . Para fazer BGA, se você deixar 1 possibilidade de dar errado com certeza vai dar errado. Por isso recomendo a vocês a adquirirem uma estação profissional. A minha se pagou em apenas dois meses de trabalho.

Link para o comentário

Vejo muitos amigos do fórum reclamando que o uso de uma base de pre-aquecimento(como a grill do video)+estação de ar quente, tem sido trabalhoso principalmente para chips grandes. Tenho usado esta combinação a um ano e até agora nada de problemas.

O que me levou a usar isso foi um vídeo de um técnico em reballing de ps4 onde ele usava uma simples churrasqueira grill e sua estação de ar quente, aquelas yaxun. deu tudo certinho não só nesse ps4 mas tbm nos outros de outros videos dele.

Se quiserem dar uma olhada pesquise por "jaime andrade" no youtube, acho que na capa do canal terá algo como style games. Que por sinal é muito bom pra quem esta começando e não dispõe de bastante capital para comprar as estações profissionais.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...