Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador de bios com menos de R$10,00

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Porta LPT1 você quer dizer. Pela foto, não foi reconhecido o chip, testa outro modelo e confira o esquema do gravador, se pelo menos 3v não estiverem chegando no chip vai dar errado, inverteu o chip no soquete não né!?. Até hoje todos que tentei foram reconhecidos, confere sua porta LPT1 no setup, se está em ECP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu ja nem estou raciocinando mais...  .......  do serial DB9?  é que só tenho pota serial !

Caro @carcio santos, a proposta do circuito deste topico é para uso com a porta paralela e creio que o programa só irá reconhecer a paralela.

Dsub25f.png

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Alem do que os niveis de tensões são totalmente diferentes.  TTL = 0/5V (Logica Positiva), RS232= -12V/+12V (Logica Negativa)

Paralela x Serial.gif

Para Interface com a Porta Serial, sugiro abrir um novo topico para não misturar os problemas.

Dsub9m.png

Espero ter ajudado ;)

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

amigo muito obrigado pelas dicas, vc pode até ñ ser gordo mas quebrou um galhada,

mas parece que o meu esta dando erro,  ou o chip não esta bem conectado,  esse é compativel com o mx 25l8006e? já fiz três gravadores mas ñ esta dando certo.

mesmo erro aqui, conseguiu resolver?

Link para o comentário

Galera já tentei 4 vezes o primeiro projeto utilizando a pilha, mas todas as vezes que tentei ele não reconhece o chip (winbond 25Q64) eu verifiquei e ele está na lista de compatibilidade. Estou tentando fazer o projeto com alimentação na porta usb, mas estou com uma dúvida: existe um componente neste esquema com a referencia L78L33, isto seria um transistor???

Obs: nos primeiros esquemas após o erro eu verifiquei a voltagem da pilha e ela estava dando menos de 3v. Mesmo eu colocando a pilha nova ela dava erro e quando retirava e media ela estava dando menos de 3v.

Esquema_Gravador_de_Eprom.jpg.517ea7c19a7f96c80682e72eed18d4fd.jpg

Link para o comentário

ok! em que equipamentos eu consigo esse integrado? tenho uma pequena sucata com algumas placas de notebook, pcs e carregadores de notebook. Para conseguir peças eletrônicas em minha cidade é muito difícil. O local mais próximo onde posso encontrar alguns componentes fica a mais de 72km então se puder dar uma dica de onde conseguir esse integrado ajudaria muito.

Link para o comentário

ok! em que equipamentos eu consigo esse integrado? tenho uma pequena sucata com algumas placas de notebook, pcs e carregadores de notebook. Para conseguir peças eletrônicas em minha cidade é muito difícil. O local mais próximo onde posso encontrar alguns componentes fica a mais de 72km então se puder dar uma dica de onde conseguir esse integrado ajudaria muito.

Acho que nos que você citou nenhum !

Em monitores você acha o AP1117D-33, AP1117E-33, LD1117S33, ....

4b652aa4-5894-11e2-89f8-5ef3fc2d8be3_f495838a-01b9-11e4-8172-5ef3fc2d8be3.jpg

Link para o comentário

Acho que nos que você citou nenhum !

Em monitores você acha o AP1117D-33, AP1117E-33, LD1117S33, ....

4b652aa4-5894-11e2-89f8-5ef3fc2d8be3_f495838a-01b9-11e4-8172-5ef3fc2d8be3.jpg

Encontrei esse em um monitor AOC mas o encapsulamento é diferente do que vc mostrou. Esse serve?

Ci.jpg.0f4c1f7bb5b9d22c5661526cb7ca6a17.jpg

Link para o comentário

Eu montei o meu seguindo o esquema atualizado, optei por nao usar o regulador e estou usando o 3.3v retirado direto da fonte ATX, consegui obter leitura/escrita sem problemas.

Segue a imagem do esquema retirado da homepage do RayeR.TvINMne.gif?1

amigo tem como vc fornecer o valor dos diodos ?

Link para o comentário

Amigo, pela aplicação eu usaria o 1n4148. Galera deve tomar cuidado com a qualidade dos fios usados e tamanho, pra não dar interferências e perdas de transmissão, me lembro que cansei de pegar impressoras LPT1 com mau funcionamento por conta dos cabos de qualidade ruim, e até mesmo de tamanhos exagerados. Um exemplo de bom fio para fazer as ligações, são aqueles de cabos flat de unidades de disquete.

Link para o comentário

Amigo, pela aplicação eu usaria o 1n4148. Galera deve tomar cuidado com a qualidade dos fios usados e tamanho, pra não dar interferências e perdas de transmissão, me lembro que cansei de pegar impressoras LPT1 com mau funcionamento por conta dos cabos de qualidade ruim, e até mesmo de tamanhos exagerados. Um exemplo de bom fio para fazer as ligações, são aqueles de cabos flat de unidades de disquete.

Como são poucos componentes uma sugestão é montar diretamente no Conector Plastico  semelhante a figura abaixo:

IMG10087.jpg

Link para o comentário

Muito bom o projeto.

Consegui resolver o meu projeto substituindo o GH1117 pelo GL1117. Ele também trabalha com a voltagem de entrada >= 4,3v e a voltagem da saida de 3.3v. Eu consegui ele em placa de case para Hd de notebook. Mas mesmo testando as tensões e as conexões com o chip ele não consegue fazer a leitura. o chip da BIOS pode estar com problema?

Link para o comentário

Muito bom o projeto.

Consegui resolver o meu projeto substituindo o GH1117 pelo GL1117. Ele também trabalha com a voltagem de entrada >= 4,3v e a voltagem da saida de 3.3v. Eu consegui ele em placa de case para Hd de notebook. Mas mesmo testando as tensões e as conexões com o chip ele não consegue fazer a leitura. o chip da BIOS pode estar com problema?

O SPIPGM ainda mostra "JEDEC ID is FFFFFFh" ?

Faz o teste usando o 3.3v da fonte do PC, me recordo de ter o mesmo problema com o meu regulador.

Testando com o 3.3v da fonte (Fio laranja) e funcionando, verifique no Datasheet do regulador GL1117 se ele não é um regulador ajustável.

Hoje eu encontrei uns aqui numa placa mãe que já é pra isso (retirar peça), o regulador L1117LG, fui pesquisar no datasheet e descobri que ele é ajustável, também vi que existem o L1117LG-3.3 (valores finais definindo a tensão de saída, que vão de 2.0v à 5.0v se não me engano). Depois vou pesquisar a aplicação dele pra conseguir os 3.3v corretos pra não depender de ficar tirando alimentação direto da fonte.

Link para o comentário

Muito bom o projeto.

O SPIPGM ainda mostra "JEDEC ID is FFFFFFh" ?

Faz o teste usando o 3.3v da fonte do PC, me recordo de ter o mesmo problema com o meu regulador.

Testando com o 3.3v da fonte (Fio laranja) e funcionando, verifique no Datasheet do regulador GL1117 se ele não é um regulador ajustável.

Hoje eu encontrei uns aqui numa placa mãe que já é pra isso (retirar peça), o regulador L1117LG, fui pesquisar no datasheet e descobri que ele é ajustável, também vi que existem o L1117LG-3.3 (valores finais definindo a tensão de saída, que vão de 2.0v à 5.0v se não me engano). Depois vou pesquisar a aplicação dele pra conseguir os 3.3v corretos pra não depender de ficar tirando alimentação direto da fonte.

Kra eu olhei no datasheet do GL1117 e vi que tem duas maneiras de ligar o regulador, uma onde a voltagem de saída é ajustável e outro onde a voltagem é fixa em 3.3. Essa última configuração foi a que eu utilizei para fazer o gravador. Verifica ai

GL1117.jpg.bda7583fee3726039e76109329e66f88.jpg

Link para o comentário

Exatamente William, foi desse jeito que montei e postei fotos em comentários anteriores, quanto menos fio, melhor.

Não tinha visto que você postou as fotos da montagem direto no conector:

index.php?action=dlattach;topic=6516.0;attach=7892;image

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ficou bem legal !

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...