Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Revisão Geral de Tensão do primario, segundario.

Avalie este tópico:


Fernandocr

Posts em destaque

Otimo conteudo amigos, espero esta contribuindo um pouco, agradeco pelos joinhas obg.So baixar no link abaixo

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

novo-teste_2.jpg.e7bef14ce92b1341e448e13e24ac1a54.jpg

novo-teste_222.jpg.129b2e31072fa2a16320a2b33528ef0f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, De quem e a autoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, foi vc quem elaborou essa revisão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, @ t-info , conseguir com um parceiro, e coloquei aqui , creio que muitos vao gostar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atah.

 

Então cara na minha opinião, e pelo que tenho estudado, e estou aprendendo.

 

O termo Tensão do Primario, "segundario" (secundário), e Terciário quando se refere a notebook não está correto e não é preciso.

 

Em geral as placas trabalham com tensões Always (sempre) que serão tensões sempre presentes nas placas. (obs. verificar o esquema elétrico porque na maioria das placas quando alimentadas apenas pela bateria algumas tensões always não aparecem, essas irão aparecer quando conectadas a fonte externa.)

 

Outro tipo de Tensão presenta nas placas são as tensões Suspend são tensões que serão acionadas depois, em estados diferentes S5, S3 S1 ou S0, geralmente identificado nos esquemas em tabelas com titulo Voltage Rails

 

Ou seja dividir o acionamento de tensões em 3 etapas está errado porque se seguir essa logica significa que iremos dividir o acionamento até as fontes Quartenárias ( que confunde com isso

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
), fontes quintenário e assim por diante. Ilógico!

 

Esse tipo de definição pra ser precisa, variaria de placa para placas. Tornando desnecessário dividir as fontes dessa forma.

 

Vale lembra que um grande numero de esquemas os engenheiros já dividem os estágios das tensões como já explicado. E antes tentar dividir essas tensões com títulos que vão confundir, que não são precisos, que vai dificultar a procura de material para estudo, tente pensar nas tensões apenas nesses estágios: Always, Suspend.

 

j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, vc leu ? estudou o conteudo? vc tem baixar o arquivo, nao e somente essas fotos dai, ah o titulo nao ta certo, tudo bem agora veja conteudo se no seu ponto de vista tem algo errado, agora precisa baixar e ver todo conteudo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fernando baixei não fala sobre fonte terciaria, o termos que vc usou e o que o autor usou também está incorreto.

 

se não concorda me explica porque talvez eu esteja errado. se esse for o caso faço uma retratação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, oque esta errado pra vc o titulo ou conteudo ? se for o titulo e simples ja que vc tem um certo mim diz que ponho o correto, se for o conteudo ai e melhor vc diexar para os demais tecnicos ver se realmente ta errado, nao poso e dar opniao generalizando como eu to certo e pronto, quem trabalha na area ao ler , ver vai ver se realmente nao tem nada ver ou tem muito a ver , simples
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é apenas a minha opinião sincera.

 

quem anda nestas andanças há algum tempo já sabe de onde isso vem... mas é pena que após tanta evolução na área neste últimos anos, e este fórum é o principal exemplo disso, ainda se aborde essas etapas dessa forma. mais grave ainda será o caso se o assunto ainda for dessa forma "ensinado"...

 

claro que um diagrama é sempre um resumo. mas, mesmo assim, estes em particular não deixam de ser bastante medíocres. são muito incompletos, omissos, com incongruências e até mesmo erros na forma como aborda noções básicas.

 

a nomenclatura não me agrada, mas acho que até nem é o mais grave face ao que mencionei. quanto ao post, agradeço a partilha, que teve com certeza boas intenções, mas aconselho a quem pretenda levar estes diagramas como paradigma, a não o fazer e procurar informação de melhor qualidade em outros locais, porque não será difícil encontrá-la.

 

editado:

 

falei dos diagramas, mas agora baixei mesmo o documento. pois bem, dele é que é preciso fugir mesmo, a sete pés, porque não está à altura dos diagramas, e tendo em conta o que escrevi sobre os mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se o pro ta na terciaria , tirei terciaria do titulo, pronto , todo mundo feliz e bora trabalhar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fernando acho que se vc estudar ainda mais o material vai perceber que tem mais coisas que estão erradas.

 

conceitos como amperagem, A SMPS do PWN? wat!

 

"PJ é um componente geralmente encontrado nas placas da compal (utilidade ajuda a diagnosticar curtos na placa isolando o setor quando é retirado)"

 

"Todos o PWN secundario a alimentação da SMPS vem o I/O" wat!

 

Eu vou parar por ai cara.

 

É um bom material, e mostra que o autor estava estudando bastante. mais ainda tem campos pra progredir, e melhorar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, a area que escolhemos, na realidade tem que progredir sempre, porq se parar e melhor escolher outro ramo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, espero que entenda que não é uma critica pessoal, mas são dicas que pode ajudar vc ao estudar e entender esquemas e o circuito de notebooks.

 

Esse material ao meu ver não pode ser base estudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, espero que entenda que não é uma critica pessoal, mas são dicas que pode ajudar vc ao estudar e entender esquemas e o circuito de notebooks.

 

Esse material ao meu ver não pode ser base estudo.

 

concordo completamente.

 

e quero uma vez mais mencionar que a minha crítica, que tenciona ser construtiva, é relativamente ao material e não a quem quis partilhar com boa vontade.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, , Concordo com vcs. E lembrando que mesmo assim não existem "terciárias", elas não são geradas como as always (no caso 3v e 5v) ou suspend que tem um pwm com seus mosfets.Essas tensões são simpeslmente transferidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não quero que quem venha ler estes meus posts pense que apenas critiquei e não contribuí com nada para o assunto.

 

pelo que resolvi ser um pouco mais concreto na minha crítica construtiva, despertando a curiosidade e talvez abrindo algumas portas ou hipóteses de estudo aos mais interessados.

 

desculpem a pouca organização do texto, porque é algo de momento. assim sendo, vou citar alguns aspectos dos diagramas com os quais não posso concordar. saliento que vou referir-me apenas até ao momento em que pressionamos o botão de power - pwrbtn# - e primeiros sinais imediatamente consequentes. basicamente, trata-se de uma súmula de etapas que podem ajudar a responder à célebre pergunta: o que é preciso que aconteça para que uma placa de notebook ligue?

 

- concordo com o @korty e a nomenclatura não me agrada. muito antes deste tópico já tinha manifestado esta minha opinião outras vezes, até mesmo em conversa com o próprio @korty. a nomenclatura não tenta ser universal. ela já existe, refere-se aos power states, que estão há muitos anos standardizados, pelo que não seria preciso modificá-la. compreendo que no início foi uma forma de expressão, mas acho que já passou mais do que tempo suficiente para a mesma ser devidamente referenciada. não é para mim o mais grave, mas devo mencioná-lo;

 

- desde logo os diagramas não têm em conta o circuito rtc - o circuito mais menosprezado de todos, que no fundo é o início de tudo. já escrevi que se uma placa de notebook fosse A Bíblia, o circuito rtc seria sem dúvida o capítulo do Génesis;

 

- os diagramas apenas mencionam tensão, são muito simplistas, ficam pela superfície... mas precisamos de tensão, clk (clock); rst (reset); data (dados)... só no estudo do pequeno circuito a que me referi anteriormente, há muito a aprender sobre essas bases;

 

- não há referência adequada ao circuito charger (carregamento da bateria - e não só);

 

- a bateria em si mesma não faz parte dos diagramas. mas ela é uma peça importante do puzzle e deve ser tida em consideração; (penso o mesmo acerca da fonte externa/carregador);

 

- não há nada sobre a importância do bios em toda a etapa;

 

- conceitos básicos como smps (vulgo fonte chaveada) e pwm (regulação por largura de pulso) são completamente subvertidos;

 

- se o diagrama se refere apenas a um modelo de placa, até entendo, mas como material de estudo, pode ser enganoso... isto porque não tem em conta variações. aqui poderiam ser abordados conceitos como arquitecturas de acin; charger; circuitos de 3,3v e 5v, bios, entre outras;

 

- portanto, os diagramas são muito omissos. não há encadeamento entre etapas, entre componentes. pelo que para isso seria necessário especificar a teia de comunicação entre os intervenientes.

 

ou seja, na minha modesta opinião, para respondermos à tal questão que referi acima, temos de ter em conta uma sequência que envolve:

 

- circuito rtc, fonte externa ac-dcin; circuito charger; bateria; circuitos de 3,3v/5v; super i/o; bios; primeiros sinais trocados com o bga mais a sul (ps, pch, fch...)...

para isso temos também de compreender como se processa a comunicação entre eles e claro, ter em conta os caminhos mais simples e outros nem tanto (buses - vulgo barramentos). como sabemos, tudo está encadeado numa sequência que não admite falhas...

 

como podemos ver por esta simples exposição, há muito conhecimento a adquirir só para que possamos compreender minimamente estas etapas. e sei que com certeza não referi tudo, porque não foi meu intuito detalhar, mas sim alertar e despertar a curiosidade, porque o conhecimento só de quem o verdadeiramente merece - ele implica esforço e dedicação; é uma batalha pessoal... a minha é diária, constante, e ainda tenho muito a aprender sobre o assunto...

 

daí que, por tudo o que escrevi, não posso aceitar tamanha superficialidade, especialmente se formos considerar os diagramas como material de estudo, ou ainda pior, como paradigma...

 

abraço a todos.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, espero que entenda que não é uma critica pessoal, mas são dicas que pode ajudar vc ao estudar e entender esquemas e o circuito de notebooks.

 

Esse material ao meu ver não pode ser base estudo.

 

 

Primeiro antes de mais nada lhe parabenizo pela vontade de querer ajudar porém:

As vezes nós temos que ser contrariados para que possamos aprender mais, quando alguém nos dá um conselho ou mesmo nos alerta de algo

devemos ouvir escutar tirar a nossa verdade procurar ver se aquilo que nos falaram é verdade ou não e tirar nossas próprias conclusões!!

 

Quando alguém moderador/usuário/Colaborador nos alerta sobre algo devemos rever aquilo que postamos, e assim progrediremos tanto no nosso aprendizado quanto socialmente com as pessoas!!

 

aprendi muito com a galera aqui do eletronicabr as vezes levei até pofetada na cara!!

 

mas acredite todo conselho aqui deles é par o bem!!

 

até mais e bons estudos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, espero que entenda que não é uma critica pessoal, mas são dicas que pode ajudar vc ao estudar e entender esquemas e o circuito de notebooks.

 

Esse material ao meu ver não pode ser base estudo.

 

 

Primeiro antes de mais nada lhe parabenizo pela vontade de querer ajudar porém:

As vezes nós temos que ser contrariados para que possamos aprender mais, quando alguém nos dá um conselho ou mesmo nos alerta de algo

devemos ouvir escutar tirar a nossa verdade procurar ver se aquilo que nos falaram é verdade ou não e tirar nossas próprias conclusões!!

 

Quando alguém moderador/usuário/Colaborador nos alerta sobre algo devemos rever aquilo que postamos, e assim progrediremos tanto no nosso aprendizado quanto socialmente com as pessoas!!

 

aprendi muito com a galera aqui do eletronicabr as vezes levei até pofetada na cara!!

 

mas acredite todo conselho aqui deles é par o bem!!

 

até mais e bons estudos!!

 

bonitas palavras amigo  :-* :-* muito bom mesmo seu senso de raciocínio aqui referente as questões aqui abordadas legal. É essa humildade q nos faz crescer aprender sabia! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...