Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer E1-571-6644 placa mãe Q5WVH LA7912P não liga

Avalie este tópico:

edipocunha

Posts em destaque

Pessoal... Se vc não tem o 19v no Ci que vai gerar os 3 e 5v logico que problema nao esta nele, se é que entendi oque vc estão comentando ai....

Ou seja, o curto provavelmente esta antes dele.

Isso foi dito anteriormente amigo, o problema é que ele não tem nem fonte assimétrica e nem gravador de BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom caro amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
sabe me indicar uma boa fonte assimétrica e um bom gravador de bios?

Link para o comentário

Amigo, aqui tem ferramenta pra começar (que parece ser o seu caso) a fazer injeção de tensão para descobrir curto:

ou

Analisando seu caso, vi que vc não tem ideia por onde começar as medições na placa então vou te passar um basico.

Retire tudo da placa (HD, placa wireless, gravador dvd, tela, bateria etc) deixe somente na placa o processador, memoria, botão power com o flat e o conector de energia.

Comece medindo com multímetro a tensão da fonte de energia, tem que ter em torno de 19v, conecte a fonte na placa, meça a tensão nos pinos do conector de entrada de energia da placa tem que ter a mesma tensão que encontrou no carregador, meça também as bobinas maiores pra ver se encontra tensões de 3 e 5v(o amigo acima te mostrou na foto quais as bobinas de 3 e 5v), meça tambem o pino 8 das duas bios tem que ter + ou - 3,3v meça tambem o botão power, anote tudo e informe para examinarmos, em seguida retire a fonte de energia e meça  em escala de diodo/continuidade, todas as bobinas maiores em relação ao terra(uma ponta do multimetro no terra da placa e outra nos pads das bobinas) se for multimetro digital não pode dar um valor muito baixo, se der entre 0001 e 0005 tem curto nessa linha se caso tiver curto, tera que levantar essa bobina em curto e injetar tensão com a fonte que te passei o video, sempre se possivel injetar a mesma tensão do circuito que esta em curto(para saber a tensão tem que ter o esquema da placa em mãos) ou injetar tensão de segurança em media 2,3v.

Com essa esplanação já pode iniciar o trabalho e retorne com os resultados.

• Joinha 1
Link para o comentário

Olá amigo, antes de trocar esse ci pu5 conforme o amigo citou. Meça aí o p19 e pq10, veja senão há oscilação da voltagem nele. Estou com essa mesma placa e encontrei ambos com fuga.Pode ser que o seu caso tenha mais de um setor avariado.Antes de trocar cis, ou qualquer outro componentes faça uma análise na placa dos possíveis setores. Aqui encontrei tensão nos pinos da bateria mais os mosfets oscilando como eu disse.

Link para o comentário

Amigo, primariamente substitua a PU4 porque já peguei vários casos similares e era a PU4 danificada. O problema definitivamente não está na PU5 pois não há nem ao menos tensão nos fets de alta dele, que dirá nele. Consiga outro ci de charger e troque e veja se as tensões voltam ao normal.

Link para o comentário

Bom amigos a direção está correta .... Não saia trocando tudo como falaram siga o que está fazendo ...

Problemas parecidos em outras mobos que não sejam de série não é necessáriamente o mesmo problema eletrônico...

Analisar o esquema e a placa é a solução ... Como falaram e visto que não se achou curto em outros componentes e tendo tensão de alimentação no CI e sem suas saídas ele está com defeito...

Reveja tensões ... e confirme se realmente ele está sem saídas e não há  curtos nas  placas ... bom passar as tensões corretas dele...

Link para o comentário

Não é questão de sair trocando componente a torto e a direito mas ser pratico caso tenha um outro ci de charger para testar. Agora o que me deixa intrigado é o fato de ter tensão no pu4 e não ter na pu5 pois a tensão que alimenta uma é a mesma que alimenta a outra...

Há a possibilidade de ser curto (o que acho difícil), como o amigo não possui uma fonte assimetrica, consiga uma fonte ATX comum e faça uma fumegation, dá uma pesquisada que você acha aqui. Com a fonte pronta injete os 12v na PL3 ou na PL5, com a fonte do notebook desconectada dele, claro. Veja se identifica algum curto.

Mas pela leitura do esquema uma possibilidade de não haver alimentação na PU5 é se a PL5 estiver aberta, se ela estiver com defeito o B+ não passa e por consequência não gera a tensão RT8205_B+ que alimenta os fets de alta e também o PWM primario.

Link para o comentário

Bom caro amigo

sabe me indicar uma boa fonte assimétrica e um bom gravador de bios?

Fonte assimétrica eu uso esse modelo:

Gravador de BIOS eu uso o Nano BIOS, não achei mais o mesmo modelo que uso, mas acho que o padrão USB que são as vendidas no momento devem funcionar perfeitamente também, faça uma busca no mercado livre que você irá achar vários vendedores, pequise por gravador nano bios.

Com referência ao que os outros amigos falaram sobre trocar componentes, lembre-se que falamos sobre isso em respostas anteriores e como eu também já disse, sem a fonte e sem o gravador ficaria mais difícil de encontrar o defeito, também não sou adepto de sair trocando componentes sem ter a certeza absoluta que ele é o culpado pelo defeito, mas em virtude do cenário que tínhamos eu pedi para você trocar o PU5 mas sem ter certeza que ele é o culpado.

por isso estamos fazendo os testes está por ai para continuarmos

Boa tarde.

Estive lendo tudo o que falamos ontem e o problema é que não está chegando a alimentação no pino 16 do PU5, sem essa tensão você não terá as demais (3V e 5V), verifique se realmente não está chegando essa tensão. Sem fonte assimétrica para podermos medir prováveis curtos fica um pouco complicado, eu não quero cravar que o problema é no PU5 mas provavelmente sim, porém, pode haver algum problema na linha que envia os 19V no pino 16 dele.

Como te falei, o problema está nessa região, porém sem ter a placa para fazer as medições fica difícil de analisar mais profundamente, eu recomendo que você faça a aquisição de uma fonte assimétrica e também de um gravador de BIOS que são coisas necessárias para realizar a manutenção.

Amigo, o que eu podia te ajudar eu acho que é isso, caso queira arriscar, troque o PU5 para fazer um teste.

Abraço e boa sorte

Link para o comentário

Amigo meça a PL5 por favor, essa medição é vital para o diagnóstico do defeito da sua placa.

Conforme disse:

Mas pela leitura do esquema uma possibilidade de não haver alimentação na PU5 é se a PL5 estiver aberta, se ela estiver com defeito o B+ não passa e por consequência não gera a tensão RT8205_B+ que alimenta os fets de alta e também o PWM primario.
Link para o comentário

Amigo vocÊ tem o esquema para poder analisar melhor ai em bancada ?

1. Veja tensão botão power deve ter tensão positiva nele

2. após start da placa você terá 5 e 3 Walw

3. A placa está com reset desabilitado

Achou algum curto nas bobinas ...

Segue aqui pra ajudar se não tiver o esquema a sequência resumida do estado da placa. Das tensões que deves encontrar com a Adaptador plugado..

Veja bem no final informa que estas tensões  com (*) são encontradas apenas em conectar o carregador e na ausência deste não estaram presentes ou seja para economizar energia estão estas fontes desligadas FUNCIONANDO APENAS A RTC POWER

Faltando alguma tensão a placa poderá não ligar.

eletronica_br.JPG.86d83b873845b15ee83232c973546930.JPG

Link para o comentário

O esquema da placa

Amigo, você fez a fonte fumegation? Se tiver feito essa é uma boa hora para usá-la. Mas antes de procurarmos um curto me dê mais detalhes sobre as tensões no PQ9, me dê as tensões em cada um dos pinos, e do PQ10 também.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...