Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Atualização de LCD para LED em Monitor LG

Avalie este tópico:

Andre Soares

Posts em destaque

Bom Dia

Pessoal, comprei recentemente (devo receber em uns 40 dias) uma "atualização" das lampadas CCFL de monitores LCD, que se trata de uma barra de Led, ela já é própria para tal mudança, alguém ai já conhece já usa ou instalou esse tipo de upgrade ? achei interessante pela facilidade e duração dos leds em comparação as lampadas.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Chagas Moura
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não fiz esse tipo de atualização, mas eh quase certo que tera que adicionar o painel controlador dos LEDs.  Pois as lampadas CCFL são alimentadas com cerca de 1KV e os LEDs entre 35V e 100V.

s-l225.jpg

Eh um custo adicional e horas de serviço com a adaptação que geralmente o cliente não ta afim de pagar, pelo menos não com monitores :(

Link para o comentário

painel controlador vem junto já, bem como o monitor é meu o custo vai valer a pena, o monitor também custou preço de banana, só adaptação que vai ser um pouco mais chata, o consumo das barras é 9Vdc (descrição do fornecedor), so me resta saber como adaptar mais ai só com a peça na mão.

• Legal 1
Link para o comentário

Eu já uso esse kit. O inverter vem com um conector com as vias de alimentação, que vai de 10 a 35V aproximadamente, um pino enable que deve ser ligado ao inv_on da fonte, e um pino dim, que deve ser ligado ao pino dim da fonte, onde o ocorre o controle de brilho. Porém tenho observado e não sei por que motivo, esse controle de brilho tem atuado de forma inversa, ou seja, ao ajustar no modo do usuário o brilho para mais, os leds tem diminuido de brilho e vice versa, o que exige que se adapte um circuito que inverta esse sinal dim. ou então deixar esse pino dim, constantemente polarizado para o máximo brilho.

• Legal 1
Link para o comentário

junto com uma ordem de envio o cara me envio esse link

denilsonaraujo é mais ou menos isso que você faz ou tem um jeito mais pratico ?

sinceramente estou bem ansioso para testar isso.

• Legal 1
Link para o comentário

Olá pessoal, bem eu acho que estes Kits para up grade na verdade são componentes alternativos para consertos de tv ou monitores com problemas de encontrar componentes para reparo. Eu particularmente gosto muito das tv s de led, pois dão defeito e é de fácil manutenção  ( barras de led). Agora as lâmpadas dão muito menos defeito.

Agora eu pergunto, se pegar um monitor ou tv antiga, que esteja funcionando as lâmpadas, se substituir as lâmpadas por barra de led a imagem vai melhorar?

Considere que as lâmpadas já estão com desgaste e até os plásticos já podem estar um pouco escurecidos com o tempo. Até mais a todos.

• Joinha 1
Link para o comentário

o problema é que o processo não é facil e ficam sempre manchas dentro que são visiveis.

É serviçio que nunca dá para fazer para cliente.

O processo é fácil sim, mas fácil do que trabalhar com lâmpadas. Não fica mancha nenhuma.

A única parte meio enjoada é o fato do controle de brilho ser invertido, mas isso se resolve de uma das duas maneiras que descrevi acima.

• Joinha 2
Link para o comentário

• 2 meses depois...

Vin é o mais fácil de todos pois aceita desde 9 ou 12v até uns 30v e toda fonte de monitor vai fornecer uma tensão que servirá aí. ENA não é 5v não, é ligado no pino blon. O chato aí é o dim, se não quiser ter trabalho com ele basta não alimentar que o conjunto vai te dar o brilho máximo dos Leds. Portanto o usuário não conseguirá ajustar o brilho se desejar.

Link para o comentário

Você teria que passar o esquema do aparelho pra poder afirmar com certeza.

esquemas do monitor

Link para o comentário

Ainda não achei o esquema dessa fonte  :(

Pelas minhas anotações a fonte EADP-042AF usa o controlador FAN7314, vide o seguinte esquema:

Link para o comentário

• 9 meses depois...

Buenos dias, soy de Argentina, tengo el mismo monitor, pero no prende, veo que el CI U101, parece estar quemada, ¿me podes decir si es SG6842 o SG5842?

Gracias

Google Traslate

Bom dia, sou da Argentina, tenho o mesmo monitor, mas não liga, vejo que o CI U101 parece ser queimado, você pode me dizer se é SG6842 ou SG5842? Obrigado

20180129_102052.jpg

20180129_102059.jpg

Link para o comentário

Pela foto eh um SG5842JDSZ creio que o SG6842 seja equivalente ?!?!

Compare os Datasheet:

SG5842 - PWM.jpg

Link para o comentário

• 2 anos depois...
Em 21/01/2017 às 10:00, Andre Soares disse:

Bom Dia

Pessoal, comprei recentemente (devo receber em uns 40 dias) uma "atualização" das lampadas CCFL de monitores LCD, que se trata de uma barra de Led, ela já é própria para tal mudança, alguém ai já conhece já usa ou instalou esse tipo de upgrade ? achei interessante pela facilidade e duração dos leds em comparação as lampadas.

Editado: por Andre Soares
Link para o comentário

• 3 anos depois...

Fiz essa adaptação recentemente em um LG W2252TQ que estava com 3 lâmpadas defeituosas, utilizando essa plaquinha chinesa 9E v2. A placa da fonte já tem em sua serigrafia impresso todos os pontos onde deveria ligar a placa controladora dos leds. A minha maior dificuldade foi que a placa da fonte estava dando de 31 a 32,4v na linha dos 22v e, estranhamente, ela ficava armada mesmo sem as lâmpadas e sem modificação na proteção.

Para teste, soldei na saída para cada lâmpada, um led comum branco e um capacitor cerâmico de 1kv na saída da primeira lâmpada (pesquisando vi que utilizam isso para simular uma lâmpada e "enganar" o circuito). Os leds acendiam hora sim, hora não, mas na linha de 22v a tensão caiu para próximo dos 25v. A dúvida que fiquei, seria essa linha de 22v estabilizada com algum feedback vindo do consumo das lâmpadas?

Acabei por fim ligando a placa dos leds na linha dos 22v, mesmo com a tensão acima dos 30v, removendo o transformador do inverter das lâmpadas e utilizando um resistor entre o pino 1 do CI FAN7314 e o gnd. E como o camarada denilsonaraujo comentou acima, o brilho dos leds é invertido ao que se coloca no menu do monitor, o que atrapalha um pouco se vc quiser uma boa regulagem da tela (no meu caso enche bastante pq trabalho com desenho gráfico e estou utilizando esse monitor provisoriamente). 

Notei também que a fonte está fazendo um som, o tal do coil whine, que fica maior quando desligo o monitor, é bem baixo, não sei se é normal. Enfim, não sou técnico mas gosto de me aventurar a tentar arrumar as minhas coisas e tentar sempre algo aprender com isso e essa foi minha experiência, por enquanto, já que ainda não estou satisfeito, nessa adaptação. O relato de um leigo fazendo.

Qualquer observação de quem tem mais conhecimento será muito útil, eu ainda gostaria de uma forma de destivar completamente a parte do inverter da fonte, e se alguém souber a ordem correta das películas de polarização da luz seria de muita ajuda pq acho que posso ter colocado com alguma ao contrário, notei que está bem difícil conseguir calibrar as cores no monitor, me parece que os cinzas estão caindo para um semi tom de verde...

Editado: por Wildley Sobrinho
Link para o comentário

11 horas atrás, Wildley Sobrinho disse:

Fiz essa adaptação recentemente em um LG W2252TQ que estava com 3 lâmpadas defeituosas, utilizando essa plaquinha chinesa 9E v2. A placa da fonte já tem em sua serigrafia impresso todos os pontos onde deveria ligar a placa controladora dos leds. A minha maior dificuldade foi que a placa da fonte estava dando de 31 a 32,4v na linha dos 22v e, estranhamente, ela ficava armada mesmo sem as lâmpadas e sem modificação na proteção.

Para teste, soldei na saída para cada lâmpada, um led comum branco e um capacitor cerâmico de 1kv na saída da primeira lâmpada (pesquisando vi que utilizam isso para simular uma lâmpada e "enganar" o circuito). Os leds acendiam hora sim, hora não, mas na linha de 22v a tensão caiu para próximo dos 25v. A dúvida que fiquei, seria essa linha de 22v estabilizada com algum feedback vindo do consumo das lâmpadas?

Acabei por fim ligando a placa dos leds na linha dos 22v, mesmo com a tensão acima dos 30v, removendo o transformador do inverter das lâmpadas e utilizando um resistor entre o pino 1 do CI FAN7314 e o gnd. E como o camarada denilsonaraujo comentou acima, o brilho dos leds é invertido ao que se coloca no menu do monitor, o que atrapalha um pouco se vc quiser uma boa regulagem da tela (no meu caso enche bastante pq trabalho com desenho gráfico e estou utilizando esse monitor provisoriamente). 

Notei também que a fonte está fazendo um som, o tal do coil whine, que fica maior quando desligo o monitor, é bem baixo, não sei se é normal. Enfim, não sou técnico mas gosto de me aventurar a tentar arrumar as minhas coisas e tentar sempre algo aprender com isso e essa foi minha experiência, por enquanto, já que ainda não estou satisfeito, nessa adaptação. O relato de um leigo fazendo.

Qualquer observação de quem tem mais conhecimento será muito útil, eu ainda gostaria de uma forma de destivar completamente a parte do inverter da fonte, e se alguém souber a ordem correta das películas de polarização da luz seria de muita ajuda pq acho que posso ter colocado com alguma ao contrário, notei que está bem difícil conseguir calibrar as cores no monitor, me parece que os cinzas estão caindo para um semi tom de verde...

topico_antigo.PNG

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...