Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.133 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.493 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.299 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.765 tópicos neste fórum
-
Boa tarde, To com um Dell que a cliente perdeu a senha da bios e não consigo formatar ele, alguém tem essa bios para me disponibilizar? Att. Djonathan
-
- 5 respostas
- 808 visualizações
-
-
Sou tecnico em informatica aqui na minha cidade, trabalho para uma fabrica como analista de suporte. Tenho esse notebook que uso para tudo. e a placa-mãe original dele parou Comprei uma outra no ML e chegou no sábado. Só que eu uso meus sistemas em UEFI e a bios que veio nele a 06XK não reconheceu os sistemas no meu hd. Então coloquei outro hd e instalei o win 7, se não me engano o audio funcionou (agora estou em duvidas) mas não lembro se funcionou mesmo ou se isso conteceu no notebook de outro cliente. Atualizei a bios e coloquei meu hd daí o problema. Já reinstalei o sistema e nem windows nem linux fazem o audio interno funcionar Abri o notebook novament…
-
- 2 respostas
- 735 visualizações
-
-
Boa tarde a todos Recebi hoje um notebook DELL descrito a cima com a reclamação parou de ligar, o cliente estava usando e o notebook desligou e não voltou a ligar. abri o notebook e notei que o ponte norte está superaquecendo, sempre que coloco a fonte começa a superaquecer, seria o caso de fazer um reflow? Não colocar o título todo em maiúscula. Moderação
-
- 5 respostas
- 599 visualizações
-
-
boa tarde... estou com esse note que não liga achei curto no fet de entrada 7410 ja troquei mas o curto continua e um ci aquecendo muito serigrafica dele nao á na placa no esquema nao consegui identificar mas parece ser 51125b não se se ele e um pwm pois vou postar a foto aqui se alguem souber da uma luz..
-
- 7 respostas
- 1k visualizações
-
-
Boa tarde, estou com um notebook aqui na bancada o cliente veio antes aqui para fazer uma limpesa nele falando q eles etava muito sujo , fiz a limpeza troquei pasta termica e realmente o note estava muito sujo, mas depois de uns dias ele veio conversar comigo e disse q o note ainda usava um tempo ai desligava e n ligava mais e tinha somente uns 20 dias q foi feita a limpeza , esse cliente antes de tudo é meu amigo. ai ele trouxe outra vez aqui e eu observando quando ligava ele o cooler girava so q depois parava e n girava mais n importa o q vc abrisse no note, o processador esquentava horrores e o cooler nada de girar, ai reiniciei e fui na bios ver se tinha algo la …
-
- 9 respostas
- 1,1k visualizações
-
-
boa tarde amigos e o segundo notebook da dell que pego com esse defeito placa mae em curto ou seja desarmando a fonte com a fonte assimetrica achei o componente em curto e pu4502 bem ao lado do encaixe do teclado fiz a substituiçao e note ligou de primeira
-
- 0 respostas
- 504 visualizações
-
-
Olá amigos do fórum, depois de anos estou de volta para tentar agregar de alguma forma a este fórum. Peguei um notebook da Samsung que não ligava visto o defeito e solucionado este primeiro passo o equipamento passou a entrar em tela de DOS e quando pressionava qualquer tecla o aparelho desligava. A solução do problema foi regravar a BIOS do equipamento, feito isto notebook voltou a funcionar normalmente. Vale considerar que em alguns casos pode ser que seja necessário fazer a substituição do ci da bios, no meu caso apenas a gravação já resolveu. Fica a dica pra galera.
-
- 0 respostas
- 594 visualizações
-
-
Boa tarde pessoal, tenho o seguinte problema. Acer v5-571 liga mas não reconhece sistema operacional, não abre bios, troquei a bios e liga e nem a logo da acer aparece, voltei com a bios original e nada, não sei oque fazer. alguma dica ?
-
- 11 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
Olá Pessoal Alguem ja conseguiu remover a senha da bios desse ultrabook samsung? alguem tem alguma sugestão?
-
- 9 respostas
- 2,5k visualizações
-
-
Olá, eu preciso do esquema TOSHIBA SATELLITE PRO L40 laptop com placa TERESA 20 Rev 2.2. Eu não encontrá-lo como ASUS TERESA 20 v2.2. O cão mordeu o cabo do carregador portátil quando eu estava trabalhando e houve uma curta. Eu vi queimado fusível 8 amps e um diodo Schottky, eu substituído, mas ainda apagado. Garanto-vos que vão bem as 19 volts bobinas de entrada são ok, mas não conseguir mais. Eu não entendo o esquema com o qual eu perdi a seguir o circuito. Luzes LED sem ou girar o ventilador. Eu acho que pode ser uma entrada MOSFET. Obrigado
-
- 2 respostas
- 570 visualizações
-
-
boa tarde a todos , peguei um notebook megaware meganote 4129 que não ligava, o cliente chegou em minha loja perguntando se eu queria comprar pois o note tinha estragado e ficado muito tempo parado e ele ja tinha comprado um pc a prestação e não mexia mais no note. ao ver ele estava com o jack estragado (estava sem o pino central do jack , ele foi retirado) resolvi compra-lo . fiz a substituição do jack e depois liguei e ele volto a funcionar. so que ai eu fui formatar o mesmo, formatou tranquilo so com um problema, eu conecto o carregador dele e ele carrega mas parou nos 63% e não carrega mais , coloquei o cursor em cima da bateria e la estava escrito ( conect…
-
- 4 respostas
- 1,5k visualizações
-
-
Bom Dia, notebook liga mas nao dá imagem, notei que a ponte sul esquenta demais chega a queimar o dedo, tem todas as tensões na placa o que pode ser?
-
- 3 respostas
- 694 visualizações
-
-
olá galera, estou com esse placa na bancada, com o seguinte problema, ela não liga, está sem tensões primárias nas bobinas pl4101 e pl4102 no pwm primário pu4103 encontrei as seguintes tensões: Pino 1 - entrip1 = 1v Pino 6 - entrip2 = 1v Pino 8 - vreg3= 3,3v Pino 13 - en = 2,8v Pino 16 - vin = 19v Pino 17 - vreg5 = 5v Pino 18 - enc = 3,3v Até agora não fiz atualização de bios, pois não está chegando tensão na mesma, ja injetei tensão na placa com minha fonte de bancada e não apresentou curto. Peço ajuda dos amigos para ajudar a entender esse problema.
-
- 9 respostas
- 1,5k visualizações
-
-
bom dia, estou com esse vaio que não liga , como mostra a imagem fiz um jumper para testar nesse CI PQ35.....e a placa mãe startou ligou funcionou normal.....A minha dúvida é? meu problema é o próprio CI.....ou tem algo que ainda não identifiquei.....Se permanecer o jumper sei que a placa não funciona me parece que ocorre algo com a bateria etc...bem então não quero deixar assim fiz apenas para teste....Alguma ajuda.... Acredito ser o Esquema: https://eletronicabr.com/index.php?action=dldir;sa=details;lid=12412 Jumper:
-
- 25 respostas
- 7,5k visualizações
-
-
Fala pessoal, beleza? Ganhei um notebook parado pra testes que sabidamente tem defeito mas não se sabe qual. Desmontei todo o bichinho e pude reparar que o conectar da fonte já foi ressoldado ou trocado. Soldei dois cabinhos (pois ainda não chegaram meus conectores da china) e liguei na fonte assimétrica, colocando o descrito no note 19v / 3.42A e liguei. Ele está sem memórias e sem HD/monitor conectado ou tela. Ele liga, dá cerca de 2 ou 5 segundos e morre em seguida. Dei uma buscada no esquema aqui no fórum porém não encontrei, só localizei a Bios do mesmo. Eu sou iniciante mas tenho algumas noções, este é o primeiro notebook que ligo pra tentar medir algo. …
-
- 11 respostas
- 821 visualizações
-
-
Olá amigos! Estou com este note que não liga, não tem 3v na bios, verifiquei que há 3 ohms na linha +VGFX_CORE (talvez um curto), injetei voltagem nessa linha e aquece o processador. Alguém já pegou esse defeito?
-
- 4 respostas
- 891 visualizações
-
-
MBX-223 não tinha os 3v e 5v apenas 19v. Como dica do próprio canal EletronicaBr, Fiz a troca dos PC 168 e PC 169.. Voltou a funcionar normal. Fica a Dica pros Colegas, visto que na maioria dos casos o problema nessa placa estão nesses capacitores. Abç
-
- 0 respostas
- 427 visualizações
-
-
Amigos, Esquema: https://eletronicabr.com/files/file/9229-esquema_schematic_sony-_daohk5mb6f0_quanta_hk5_9338-eletronicabrcompdf Este notebook quando clica em power-on surge todas as tensões e acende os ledś, liga o cooler e parece que vai iniciar, mas desliga sem dar tela. Troquei processador, memoria, regravei a bios e nada o comportamento é o mesmo Fazendo os testes descobri que a PL210 não recebe tensão alguma para +VCC_GFX. Chequei o circuito e não existe curto algum, somente que o gate de PQ211 não recebe tensão alguma. Estou com suspeita de PU100, mas não tem aqui disponível nem n…
-
-
- 7 respostas
- 3k visualizações
-
-
Pessoal, bom dia! Estou com este notebook na bancada, ele chegou não ligando nada, verificando a placa percebi um componente torrado, mais não consigo identificar pra substituir, alguém pode me dar uma luz? segue imagem e link do esquema. https://eletronicabr.com/files/file/3415-esquema_schematic_itautec-_w7730_-_mb_6-71-w3450-d04gp_9294-eletronicabrcompdf Obrigado.
-
- 3 respostas
- 1,3k visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/77317-samsung-np270e4e-kd5br-ba41-02206a-pixels-vermelhos[/iurl]
-
- 0 respostas
- 295 visualizações
-
-
Queria saber se alguém tem a BIOS DO NOTEBOOK MEGAWARE MEGANOTE 6-71-W24H0-D02A GP
-
-
- 2 respostas
- 857 visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Assuntos Diversos. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/87806-upload-de-bios[/iurl]
-
- 0 respostas
- 324 visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Identificação e Equivalência de componentes. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/87925-bios-cfeon-f18_100hip[/iurl]
-
- 0 respostas
- 335 visualizações
-
-
Positivo liga da led e ja desliga, procedimentos realizados: 3.3v bios ok, sio ok, pinos bateria ok 5v bobina ok troca da bios regravada sem sucesso, nada mudou na maquina troca do c.i. 8602gm sem sucesso, testei sem ele tambem e nada muda. troca dos mosfets Q38 e Q39 sem sucesso. estou desconfiado do sio proximo passo é troca-lo. alguem ja resolveu algo assim nessa mb ?
-
- 22 respostas
- 4,8k visualizações
-
-
ESTOU COM ESTE NOTEBOOK , QUE CONECTA A INTERNET , DEPOIS DE UM TEMPO ELE DESCONECTA E NÃO RECONHECE MAIS A REDE , DAI REINICIO E ELE RECONHECE DE NOVO E CONECTA DE NOVO, POREM DEPOIS DE UM TEMPO ELE DA O MESMO ERRO ALGUEM PODE AJUDAR
-
- 1 resposta
- 481 visualizações
-