Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 33.133 posts
  2. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.299 posts
  3. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.043 posts
  1. Criado por Djonathan,

Boa tarde, To com um Dell que a cliente perdeu a senha da bios e não consigo formatar ele, alguém tem essa bios para me disponibilizar? Att. Djonathan

• 5 respostas
    • 808 visualizações
  2. Criado por gdinfo,

Sou tecnico em informatica aqui na minha cidade, trabalho para uma fabrica como analista de suporte. Tenho esse notebook que uso para tudo. e a placa-mãe original dele parou Comprei uma outra no ML e chegou no sábado. Só que eu uso meus sistemas em UEFI e a bios que veio nele a 06XK não reconheceu os sistemas no meu hd. Então coloquei outro hd e instalei o win 7, se não me engano o audio funcionou (agora estou em duvidas) mas não lembro se funcionou mesmo ou se isso conteceu no notebook de outro cliente. Atualizei a bios e coloquei meu hd daí o problema. Já reinstalei o sistema e nem windows nem linux fazem o audio interno funcionar Abri o notebook novament…

• 2 respostas
    • 735 visualizações
  3. Boa tarde a todos Recebi hoje um notebook DELL descrito a cima com a reclamação parou de ligar, o cliente estava usando e o notebook desligou e não voltou a ligar. abri o notebook e notei que o ponte norte está superaquecendo, sempre que coloco a fonte começa a superaquecer, seria o caso de fazer um reflow? Não colocar o título todo em maiúscula. Moderação

• 5 respostas
    • 599 visualizações
  4. Criado por Marcelo-sc,

boa tarde... estou com esse note que não liga achei curto no fet de entrada 7410 ja troquei mas o curto continua e um ci aquecendo muito serigrafica dele nao á na placa no esquema nao consegui identificar mas parece ser 51125b não se se ele e um pwm pois vou postar a foto aqui se alguem souber da uma luz..

• 7 respostas
    • 1k visualizações
  5. Boa tarde, estou com um notebook aqui na bancada o cliente veio antes aqui para fazer uma limpesa nele falando q eles etava muito sujo , fiz a limpeza troquei pasta termica e realmente o note estava muito sujo, mas depois de uns dias ele veio conversar comigo e disse q o note ainda usava um tempo ai desligava e n ligava mais e tinha somente uns 20 dias q foi feita a limpeza , esse cliente antes de tudo é meu amigo. ai ele trouxe outra vez aqui e eu observando quando ligava ele o cooler girava so q depois parava e n girava mais n importa o q vc abrisse no note, o processador esquentava horrores e o cooler nada de girar, ai reiniciei e fui na bios ver se tinha algo la …

• 9 respostas
    • 1,1k visualizações
  6. boa tarde amigos e o segundo notebook da dell que pego com esse defeito placa mae em curto ou seja desarmando a fonte com a fonte assimetrica achei o componente em curto e pu4502 bem ao lado do encaixe do teclado fiz a substituiçao e note ligou de primeira

• 0 respostas
    • 504 visualizações
  7. Olá amigos do fórum, depois de anos estou de volta para tentar agregar de alguma forma a este fórum. Peguei um notebook da Samsung que não ligava visto o defeito e solucionado este primeiro passo o equipamento passou a entrar em tela de DOS e quando pressionava qualquer tecla o aparelho desligava. A solução do problema foi regravar a BIOS do equipamento, feito isto notebook voltou a funcionar normalmente. Vale considerar que em alguns casos pode ser que seja necessário fazer a substituição do ci da bios, no meu caso apenas a gravação já resolveu. Fica a dica pra galera.

• 0 respostas
    • 594 visualizações
  8. Boa tarde pessoal, tenho o seguinte problema. Acer v5-571 liga mas não reconhece sistema operacional, não abre bios, troquei a bios e liga e nem a logo da acer aparece, voltei com a bios original e nada, não sei oque fazer. alguma dica ?

• 11 respostas
    • 1,3k visualizações
  9. Criado por spytux,

Olá Pessoal Alguem ja conseguiu remover a senha da bios desse ultrabook samsung? alguem tem alguma sugestão?

• 9 respostas
    • 2,5k visualizações
  10. Olá, eu preciso do esquema TOSHIBA SATELLITE PRO L40 laptop com placa TERESA 20 Rev 2.2. Eu não encontrá-lo como ASUS TERESA 20 v2.2. O cão mordeu o cabo do carregador portátil quando eu estava trabalhando e houve uma curta. Eu vi queimado fusível 8 amps e um diodo Schottky, eu substituído, mas ainda apagado. Garanto-vos que vão bem as 19 volts bobinas de entrada são ok, mas não conseguir mais. Eu não entendo o esquema com o qual eu perdi a seguir o circuito. Luzes LED sem ou girar o ventilador. Eu acho que pode ser uma entrada MOSFET. Obrigado

• 2 respostas
    • 570 visualizações
  11. boa tarde a todos , peguei um notebook megaware meganote 4129 que não ligava, o cliente chegou em minha loja perguntando se eu queria comprar pois o note tinha estragado e ficado muito tempo parado e ele ja tinha comprado um pc a prestação e não mexia mais no note. ao ver ele estava com o jack estragado (estava sem o pino central do jack , ele foi retirado) resolvi compra-lo . fiz a substituição do jack e depois liguei e ele volto a funcionar. so que ai eu fui formatar o mesmo, formatou tranquilo so com um problema, eu conecto o carregador dele e ele carrega mas parou nos 63% e não carrega mais , coloquei o cursor em cima da bateria e la estava escrito ( conect…

• 4 respostas
    • 1,5k visualizações
  12. Bom Dia, notebook liga mas nao dá imagem, notei que a ponte sul esquenta demais chega a queimar o dedo, tem todas as tensões na placa o que pode ser?

• 3 respostas
    • 694 visualizações
  13. olá galera, estou com esse placa na bancada, com o seguinte problema, ela não liga, está sem tensões primárias nas bobinas pl4101 e pl4102 no pwm primário pu4103 encontrei as seguintes tensões: Pino 1 - entrip1 = 1v Pino 6 - entrip2 = 1v Pino 8 - vreg3= 3,3v Pino 13 - en = 2,8v Pino 16 - vin = 19v Pino 17 - vreg5 = 5v Pino 18 - enc = 3,3v Até agora não fiz atualização de bios, pois não está chegando tensão na mesma, ja injetei tensão na placa com minha fonte de bancada e não apresentou curto. Peço ajuda dos amigos para ajudar a entender esse problema.

• 9 respostas
    • 1,5k visualizações
  14. bom dia, estou com esse vaio que não liga , como mostra a imagem fiz um jumper para testar nesse CI PQ35.....e a placa mãe startou ligou funcionou normal.....A minha dúvida é? meu problema é o próprio CI.....ou tem algo que ainda não identifiquei.....Se permanecer o jumper sei que a placa não funciona me parece que ocorre algo com a bateria etc...bem então não quero deixar assim fiz apenas para teste....Alguma ajuda.... Acredito ser o Esquema: https://eletronicabr.com/index.php?action=dldir;sa=details;lid=12412 Jumper:

• 25 respostas
    • 7,5k visualizações
  15. Fala pessoal, beleza? Ganhei um notebook parado pra testes que sabidamente tem defeito mas não se sabe qual. Desmontei todo o bichinho e pude reparar que o conectar da fonte já foi ressoldado ou trocado. Soldei dois cabinhos (pois ainda não chegaram meus conectores da china) e liguei na fonte assimétrica, colocando o descrito no note 19v / 3.42A e liguei. Ele está sem memórias e sem HD/monitor conectado ou tela. Ele liga, dá cerca de 2 ou 5 segundos e morre em seguida. Dei uma buscada no esquema aqui no fórum porém não encontrei, só localizei a Bios do mesmo. Eu sou iniciante mas tenho algumas noções, este é o primeiro notebook que ligo pra tentar medir algo. …

• 11 respostas
    • 821 visualizações
  16. Olá amigos! Estou com este note que não liga, não tem 3v na bios, verifiquei que há 3 ohms na linha +VGFX_CORE (talvez um curto), injetei voltagem nessa linha e aquece o processador. Alguém já pegou esse defeito?

• 4 respostas
    • 891 visualizações
  17. Criado por Notebookeletronica,

MBX-223 não tinha os 3v e 5v apenas 19v. Como dica do próprio canal EletronicaBr, Fiz a troca dos PC 168 e PC 169.. Voltou a funcionar normal. Fica a Dica pros Colegas, visto que na maioria dos casos o problema nessa placa estão nesses capacitores. Abç

• 0 respostas
    • 427 visualizações
  18. Amigos, Esquema: https://eletronicabr.com/files/file/9229-esquema_schematic_sony-_daohk5mb6f0_quanta_hk5_9338-eletronicabrcompdf Este notebook quando clica em power-on surge todas as tensões e acende os ledś, liga o cooler e parece que vai iniciar, mas desliga sem dar tela. Troquei processador, memoria, regravei a bios e nada o comportamento é o mesmo Fazendo os testes descobri que a PL210 não recebe tensão alguma para +VCC_GFX. Chequei o circuito e não existe curto algum, somente que o gate de PQ211 não recebe tensão alguma. Estou com suspeita de PU100, mas não tem aqui disponível nem n…

• Joinha
    • 7 respostas
    • 3k visualizações
  19. Pessoal, bom dia! Estou com este notebook na bancada, ele chegou não ligando nada, verificando a placa percebi um componente torrado, mais não consigo identificar pra substituir, alguém pode me dar uma luz? segue imagem e link do esquema. https://eletronicabr.com/files/file/3415-esquema_schematic_itautec-_w7730_-_mb_6-71-w3450-d04gp_9294-eletronicabrcompdf Obrigado.

• 3 respostas
    • 1,3k visualizações
  20. Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/77317-samsung-np270e4e-kd5br-ba41-02206a-pixels-vermelhos[/iurl]

• 0 respostas
    • 295 visualizações
  21. Criado por marcab2001,

Queria saber se alguém tem a BIOS DO NOTEBOOK MEGAWARE MEGANOTE 6-71-W24H0-D02A GP

• Joinha
    • 2 respostas
    • 857 visualizações
  22. Criado por Doc EBR,

Este tópico foi movido para Assuntos Diversos. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/87806-upload-de-bios[/iurl]

• 0 respostas
    • 324 visualizações
  23. Criado por Doc EBR,

Este tópico foi movido para Identificação e Equivalência de componentes. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/87925-bios-cfeon-f18_100hip[/iurl]

• 0 respostas
    • 335 visualizações
  24. Criado por Nogas,

Positivo liga da led e ja desliga, procedimentos realizados: 3.3v bios ok, sio ok, pinos bateria ok 5v bobina ok troca da bios regravada sem sucesso, nada mudou na maquina troca do c.i. 8602gm sem sucesso, testei sem ele tambem e nada muda. troca dos mosfets Q38 e Q39 sem sucesso. estou desconfiado do sio proximo passo é troca-lo. alguem ja resolveu algo assim nessa mb ?

• 22 respostas
    • 4,8k visualizações
  25. Criado por alfio.luz,

ESTOU COM ESTE NOTEBOOK , QUE CONECTA A INTERNET , DEPOIS DE UM TEMPO ELE DESCONECTA E NÃO RECONHECE MAIS A REDE , DAI REINICIO E ELE RECONHECE DE NOVO E CONECTA DE NOVO, POREM DEPOIS DE UM TEMPO ELE DA O MESMO ERRO ALGUEM PODE AJUDAR

• 1 resposta
    • 481 visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.