Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer 5733, MB: LA-6582P. Não liga, Complicado!!! Sem pulso ACPRN e sem 19V

Avalie este tópico:

gabrielnote

Posts em destaque

• Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tente trocar esse PQ111.

Uma fuga nele pode impedir o sinal  ACPRN de ir a nível baixo, através do sinal 6251VDD.

Bom dia   e obrigado!!!

Mas já troquei ele também. Esse negócio tá estranho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

, sei que você já trocou o CI PU17 mais se fosse eu dava uma verificada ou até mesmo fazia uma ressolda nele, ou até trocaria caso tivesse um outro. O pino ACPRN vai ser aterrado pelo mosfet interno do do CI assim que ACSET subir acima de 1,26V.

Observe o circuito interno do Ci na imagem, ele é composto por um comparador de tensão e um mosfet ligado pino 2 do CI.

Como você tem tensão de alimentação no pino 24, tem tensão de Vref no pino 8, tensão de 5V no pino 15, tensão de 1,3V no pino 2, tensão de 5V no pino 1, na minha opinião seu problema vai ta no CI.

foi a conclusão que cheguei também mas o problema é que o ci que troquei é de uma placa identica que esta funcionando essa area perfeitamente, alias todos os componentes que troquei éram dessa placa que está boa, aí que fica a dúvida.

Link para o comentário

,

Trocaria esses componentes só por desencargo.

acetin.png

Link para o comentário

Sabe o que me deixa mais inquieto, é que Não deveria passar tensão nenhum pelos FETS PQ51 e PQ52 pois não estão saturados nem com fuga e já troquei eles por 2 que tenho certeza que estão funcionando. Bom, então pensei, essa tensão está vindo pelo outro lado, removi a resistência PR351 e para minha supresa realmente está chegando tensão nos 2 terminais da resistência.  E agora?? Deve ser esse o problema pois mesmo sem o chaveamento do FETS de entrada eu tenho tensão pra dentro da placa e isso deve estar deixando o sistema charger louco.  Engraçado que eu esquentei com ar para tirar o PD14 para testar e depois que coloquei ele o chaveamento voltou a ficar a 8v e funcionou certinho mas depois de um tempo voltou a subir para 19v e matar a sequência. Ressoldei todas as resistências e transistor perto e nada.

Link para o comentário

Sabe o que me deixa mais inquieto, é que Não deveria passar tensão nenhum pelos FETS PQ51 e PQ52 pois não estão saturados nem com fuga e já troquei eles por 2 que tenho certeza que estão funcionando. Bom, então pensei, essa tensão está vindo pelo outro lado, removi a resistência PR351 e para minha supresa realmente está chegando tensão nos 2 terminais da resistência.  E agora?? Deve ser esse o problema pois mesmo sem o chaveamento do FETS de entrada eu tenho tensão pra dentro da placa e isso deve estar deixando o sistema charger louco.  Engraçado que eu esquentei com ar para tirar o PD14 para testar e depois que coloquei ele o chaveamento voltou a ficar a 8v e funcionou certinho mas depois de um tempo voltou a subir para 19v e matar a sequência. Ressoldei todas as resistências e transistor perto e nada.

peguei um destes aqui pra limpeza interna e removi o PR351 e chega 18v e 16v do outro lado do PR351, então deve ser normal.

alguem sugere algum teste nesta placa boa pra ajudar o amigo, pois já vou montar o equipamento. (A fila ta andando...  kkkkkk)

Link para o comentário

companheiros se este pQ53 estiver em curto entre D & G não seria provavel causar este comportamento?

Amigo

, Não é esse o caso pois já troquei o camarada, Obrigado!!!

Link para o comentário

Engraçado que eu esquentei com ar para tirar o PD14 para testar e depois que coloquei ele o chaveamento voltou a ficar a 8v e funcionou certinho mas depois de um tempo voltou a subir para 19v e matar a sequência.

Trocou o PD14 ?

Ola amigo

,

Já troquei o danado e nada.

Link para o comentário

, Sim já fiz!!!

Mas se tirarmos para analisar o que está ocorrendo é que a tensão PreCHG deveria ter 19v para que o ACSET chegasse a 1,3V  pois o dividor é formado por uma resistencia de 14,3K e outra de 191k ou seja 191/14,3 = 13,35 e 19/13,35 = 1,42 que acionaria o ACSET mas no meu caso tem 16v ou seja 16/13,35 = 1,19V o que não é o suficiente para acionar o ACSET pois injetei 1,2v e não acionou mas quando injeto 1,3v ele aciona e faz o processo de chaveamento correto. Agora eis o problema, porque 16v no PreCHG?

Uma OBS: eu removo o PD14 e o chaveamento funciona, mas ja troquei ele, jáa troquei o PQ67 e nada.

Será que tem haver com o sinal ACIN?

Vou verificar.

Screen_Shot_04-05-17_at_09.55_AM.jpg.42c6ed2ddc70083d61d10024928a4f63.jpg

Link para o comentário

, Sim já fiz!!!

Mas se tirarmos para analisar o que está ocorrendo é que a tensão PreCHG deveria ter 19v para que o ACSET chegasse a 1,3V  pois o dividor é formado por uma resistencia de 14,3K e outra de 191k ou seja 191/14,3 = 13,35 e 19/13,35 = 1,42 que acionaria o ACSET mas no meu caso tem 16v ou seja 16/13,35 = 1,19V o que não é o suficiente para acionar o ACSET pois injetei 1,2v e não acionou mas quando injeto 1,3v ele aciona e faz o processo de chaveamento correto. Agora eis o problema, porque 16v no PreCHG?

Uma OBS: eu removo o PD14 e o chaveamento funciona, mas ja troquei ele, jáa troquei o PQ67 e nada.

Vou verificar.

sim amigo tanto ACIN como PACIN surgem no mesmo momento advindos do nao chaveamento do PQ111.

Link para o comentário

, Sim já fiz!!!

Vou verificar.

com relaçao ao PreCHG qual tensao o amigo tem no anodo do PD14?

Link para o comentário

companheiros se este pQ53 estiver em curto entre D & G não seria provavel causar este comportamento?

o amigo ja fez a verificaçao da dica do no colega

, ?

Link para o comentário

, Sim já fiz!!!

Vou verificar.

, não me leve á mal, sei o quanto a gente fica com a cabeça quente quando estamos analisado um defeito, mais precisamos que você nos passe as informações com 100% de certeza quando for solicitado que faça algum teste ou alguma verificação na placa.

Anteriormente você disse em resposta ao amigo , quando ele solicitou que você verificasse a tensão no pino ACSET, você informou que tinha uma tensão de 1,3V.

Acredito que todos fazem á analise de acordo com sua resposta, se você passa informações erradas vai fica cada vez complicado a gente chega na solução, peço que que faça os testes com precisão.

Seguindo o raciocino dos colegas veja a tensão em dreno, gate e source, PQ67, e a tensão em Base, coletor, e emissor do PQ68.

Link para o comentário

e se vc retirar o PR573 e pôr no local onde deveria ter o PR575 será que não iria ter os 19v e por consequência 1.40v para acionar ACSET?

pois tem circuito de outras placas que funciona assim como por exemplo a LA-6755P.

Peço ajuda dos amigos ai se estou certo em minha analise.

5957b14ae3d08_COMPARAO.jpg.94773ac2723d0893b247c36471849d4d.jpg

Link para o comentário

Fazendo o que o

disse a tensão deveria ficar em 1.32v no ACSET. Sendo que injetando os 1.3V no ACSET tudo funcionou como deveria, esta deve ser a melhor solução.

Link para o comentário

, Sim já fiz!!!

Vou verificar.

, não me leve á mal, sei o quanto a gente fica com a cabeça quente quando estamos analisado um defeito, mais precisamos que você nos passe as informações com 100% de certeza quando for solicitado que faça algum teste ou alguma verificação na placa.

Anteriormente você disse em resposta ao amigo , quando ele solicitou que você verificasse a tensão no pino ACSET, você informou que tinha uma tensão de 1,3V.

Acredito que todos fazem á analise de acordo com sua resposta, se você passa informações erradas vai fica cada vez complicado a gente chega na solução, peço que que faça os testes com precisão.

Seguindo o raciocino dos colegas veja a tensão em dreno, gate e source, PQ67, e a tensão em Base, coletor, e emissor do PQ68.

Olá amigo   agradeço por compartilhar seu ponto de vista e vou levar em consideração cada palavra. Peço perdão aos amigos, é que estou com 2 placa iguais na bancada fazendo a medições e acabei colocando a informação errada.

Amigo foi muito boa tua sacada. Vou fazer o procedimento porque acho que realmente vai resolver a questão. Posto logo depois da alteração. Obrigado a todos por enquanto!!!

Link para o comentário

, o negócio ta complicadinho mesmo...

troquei a resistencia de lugar e tal mas ele carrega a bateria por alguns segundos e depois fica piscando o LED indicando bateria fraca e depois desliga mesmo com o carregador conectado.

Cara eu não fiz a regravação da BIOS, será que algo haver, ou até mesmo com IO??

Sei lá, pelo que analisei parecia ser alguma coisa relacionada ao charger e tal ou algum circuito ao redor mas nesse caso já não mais o que fazer.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...