Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung RF511/ BA41-01742A / Super aquecendo

Avalie este tópico:

Victor Benatti

Posts em destaque

Olá amigos, estou com um notebook Samsung RF511. Esse está com um problema muito peculiar na refrigeração do processador. Ontem executei toda a limpeza do ventilador e do dissipador de calor, troquei a pasta térmica e coloquei a silver, em fim o computador estava bem sujo e com os dissipadores entupidos. Porém estou monitorando a temperatura de funcionamento depois de executada a limpeza, e o note está com um comportamento bem peculiar. Sem carga nenhuma ele está com sua temperatura variando muito, em torno de 50 a 95 graus. O ventilador fica devagar a temperatura aumenta muito e depois o ventilador dispara ai abaixa a temperatura, ai o ciclo se repete.

Fiz alguns testes simples de stress com o CPUid e novamente mais aquecimento e um comportamento estranho, ele sobe o rendimento do CPU depois ele aquece muito e o sistema começa a cortar o desempenho para a temperatura abaixar o curioso é que o ventilador fica nesse vai e volta. Mesmo em um teste de stress ele não fica em uma velocidade alta por muito tempo.

Estou literalmente sem ideias e gostaria muito de uma luz. Desde já obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, o interessante é que eu acredito que o sistema de refrigeração tanto a parte do cobre no processador, quanto o radiador estão super eficientes. O que me parece é que é algo no controle da velocidade do fan. Porque quando o fan dispara a temperatura imediatamente abaixa. Já peguei alguns notebooks que estavam com problemas no dissipador, ou pasta térmica vencida, e o fan ficava trabalhando o tempo todo. Já esse aqui pelo contrario, o fan fica com baixa rotação, e só quando o note esquenta muito é que ele acelera o fan.

Link para o comentário

, Victor essa  temperatura de longe está com problemas, por acaso foi regravado bios? ou feito alguma atualização? erros na bios pode acarretar isso também. Estava com um note que a temperatura ficava muito alta, dai regravei a bios e a temperatura voltou ao normal. Erros na bios pode estar aumentado o clock do cpu, ou prejudicando o funcionamento da ventoinha. O que os amigos disseram sobre o dissipador está coerente, pois o processador gera picos momentâneos e nesses momentos a temperatura aumenta muito gerando essas oscilações de temperatura. dai se o dissipador não está ok, não absorve esse calor que leva ao desligamento da máquina. Tende-se a pensar que o dissipador não dá problema, pois é um metal, contudo, em seu interior é preenchido com um gás que auxilia nessa transferência de temperatura, as vezes microfissuras podem ter feito que esse gás saísse, dai ele não funciona bem, recomendo testar com outros dissipadores. se não tiver um modelo igual tenta fazer uma gambiarra e usar um que vc tem ai só pra teste, pelo menos assim vc não compra um dissipador precipitadamente. Manda notícias.

Link para o comentário

, nunca foi feito nenhum serviço nele, está tudo intacto. Eu estou muito inclinado a pensar em algum problema na Bios. Eu também não descarto a possibilidade de ser algo no dissipador não, porem tenho uma dúvida, se fosse algo no dissipador ele iria refrigerar tão rápido quando o fan acelera? A sensação que eu tenho é que o fan não acelera exatamente na hora em que deveria. É como se o sistema exigisse mais do processador e o fan estivesse com um leg, demorando para aumentar sua velocidade.

Pena que eu não tenha nenhum outro dissipador que seja ao menos compatível, porque esse tem um formato bem peculiar.

Algo bem interessante é que no teste de stress do CPU, mesmo esse estando com o seu uso em 100%, o fan fica acelerando e desacelerando, e acredito que nesse caso de uso em 100% deveria ficar bem acelerado, quase no máximo, pois no caso desse note ele chega a cortar o desempenho do processador.

Link para o comentário

Do meu ponto de vista se quando a ventoinha entra em funcionamento a temperatura baixa em seguida o dissipador deve estar ok, como lá pelos 95° ela entra em funcionamento forçadamente indica que o sensor de temperatura do circuito de proteção térmica está funcionando ok, bem como o resto deste circuito, e o próprio fan, mas como não custa nada, o ideal seria arrumar um fan igual ou compatível e substituir para teste.

Regravar a bios é uma boa ideia sugerida pelo colega, pois afinal o KBC trabalha de acordo com a programação dela, e para todos os efeitos, considerando a maioria dos casos, ele participa do processo de acionamento do fan.

Não resolvendo assim, poderias usar o multímetro em continuidade a esmo para encontrar os pontos aos quais, o conector do fan na placa, se conecta, e encontrando o CI responsável pelo controle do fan poderia re-soldar e ou até trocar.

Em ultimo caso a solução menos bonita seria deixar o cooler acionado direto.

edit: erro de português.

Link para o comentário

, , Concordo com o amigo, acho que vale a pena testar o ci controlador do fan, pois as instruções são passadas para o ci e o ci que aumenta ou diminui a velocidade do fan.

só por via de dúvidas, troque o fan, pq ele tem um pequeno circuito nele que dá a potência, pode ser que ele só responda quando o sinal pra aumentar e velocidade é extrema, lembre-se que intensidades são controladas por transistores.

Então em suma é o seguinte: 1. o problema pode ser a bios, pois ela dá instruções para o IO, 2. pode ser o ci que controla o fan, o ci pode nao estar trabalhando corretamente, 3. pode ser a ventoinha (o menos provável). infelizmente terá que testar tudo.

Link para o comentário

Obrigado a todos pelas sugestões. Acredito que conseguimos traçar um bom caminho para a resolução do problema.

Já estou comunicando ao cliente sobre a necessidade de realizar tais procedimentos, e irei proceder de acordo com a sugestão do amigo

.

Estou aberto para novas ideias, e de acordo com o progresso que eu for obtendo irei atualizando o tópico.

Link para o comentário

Algumas atualizações.

Efetuei a atualização da Bios com o programa Samsung Update, tudo ocorreu sem problemas. Porem o problema persiste inabalado.

Agora,

e , como eu poderia efetuar os testes nos circuitos do cooler?

Que tipo de resposta eu deveria buscar? Outra coisa, como eu deveria proceder para testar o cooler ligado na rotação máxima, quais ligações eu deveria fazer?

Link para o comentário

Regravar é diferente de atualizar, sem um gravador de bios a dúvida vai persistir.

Pra identificar o CI responsável pelo controle do fan tens que usar o multímetro em modo de continuidade, fixa uma ponteira em um dos pinos do cooler que não seja o terra e a outra vai colocando nos pinos dos CIS da placa, a hora que bipar provavelmente este será o cara. Ai pegando o nome dele certinho caso exista a gente pode pegar datasheet caso exista heeheh e ver a função dos pinos, mas primeiro regravar a bios.

Link para o comentário

, hummm, são nesses momentos que eu entendo o porquê que esta escrito novato no meu perfil aqui no fórum. kkkkkkkk.

Eu tenho o gravador de bios, agora eu não sabia que o resultado não era o mesmo. Agora o desafio vai ser encontrar o arquivo .bin para usar no gravador. rsrsrsrs. Eu sei que tem aqui no forum, mas cade os créditos para comprar.  :))

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...