Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir fonte de 12V para 1.5V

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia meus caros, estou com uma dúvida aqui e preciso de ajuda...hehehe

O negócio é o seguinte, tenho uma fonte de 12V, é a fonte de um AP Router, e preciso que na ponta dela saia 1.5V.

Como vão me perguntar pra que vou precisar disso, vai lá...hehe

Temos um relógio a pilha aqui na assistência, só que ele sempre para e não queremos ficar trocando a pilha...e nem comprar um relógio novo...hehehe

Então surgiu a ideia de ligar ele na tomada. Então, esse relógio usa uma pilha AA de 1.5V e tenho uma fonte de 12V / 1A. De forma simples, o que tenho que fazer pra obter 1.5V na ponta dessa fonte e ligar o relógio??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em placa de monitor LCD , constuma ter um regulador de tensão de 1v5.

é a maneira mais simples de se obter 1v5 a partir de 12v.

MAS. acho que esse negocio não vai funcionar certo não pois sende ele um relogio projetado pra pilha, se voce usa uma fonte externa ( por mais que ela sera retificada e filtrada em DC) ela acaba gerando uma interferencia, que pode zuar o "clock" do relogio e ele ficar atrazando....

compra uma pilha recarregavel. :)

Link para o comentário

Acho que não precisa montar um regulador, da pra fazer de dois métodos bem simples, o primeiro é montar um divisor de tensão, nesse caso tem que ver a formula certa pra fazer o calculo dos resistores, mas isso acha fácil pela internet, e outro método mais simples ainda, coloca dois diodos comuns desses retificadores de fonte em serie com um resistor, a queda de tensão de cada diodo é 0,7V então se vc pegar dois vai dar algo em torno de 1,4V que eu acho que vai ser suficiente pra alimentar o reloginho, e um resistor pra limitar essa corrente e não fazer a fonte desligar ou queimar.

Vai fica mais ou menos assim:

image.php?di=A03R

Pode rir, até eu dei risada desse esquema, ficou  muito tosco, mas da pra ter ideia.

Link para o comentário

esta ultima vai gastar além destes componentes uma fonte externa ou um trafo, acho que nao precisa tanto.dizem que  em casa de ferreiro o espeto é de pau heheh. eu tenho 2 relogios destes comedores de pilha o de casa é 2 meses e se vai uma o da loja até dura uns 3 ou 4.

ia fazer isso pra mim, mas nunca fiz.

MAS UM PARENTE DISTANTE  queria um pro relógio dele  meu filho estuda  e fica na casa dele aí já viu tinha que fazer,,

PEGUEI UMA FONTE DE 5V. pequena que tinha ganhado de loja d e informatica deve ser de modem ou carregador d e celular. era 5v.

tinha que reduzir para 1,5v..

como o colega postou acima eu reduzi  com diodos 1n4007

cada diodo faz uma queda entre 0,4v a 0,7v.... maioria deles é 0,4v ou 0,5v... então pequei uma tirinha de circuito impresso do tamanho da PILHA uns 4mm a menos,,,  por uns 6mm d e largura e com lima fiz varias separações entre o cobre...(para soldar os diodos em serie)

agora PEGUEI UMA PILHA E DESMONTEI.... RETIREI A PLAQUINHA DA FRENTE E A DO FUNDO... SOLDEI UMA EM CADA PONTA DA PLAQUINHA E distribui diodos em serie uns 5  não lembro quantos,,, d eum polo ao outro e medi deu menos volts que 1,5v,, fechei 1 ou 2 em curto e deu 1,5v ou muito próximo disso soldei 2 fios e  ficou uma pilha virtual hehehhe... o primo levou e disse que está beleza.

e pra mim até hoje não fiz outro.

RESUMINDO Sse vc tiver uma fonte d e5v... com poucos diodos em serie ela cai aos 1,5v sem mais nenhum componente. é ir colocando e medindo a queda.

Link para o comentário

esta ultima vai gastar além destes componentes uma fonte externa ou um trafo, acho que nao precisa tanto.dizem que  em casa de ferreiro o espeto é de pau heheh. eu tenho 2 relogios destes comedores de pilha o de casa é 2 meses e se vai uma o da loja até dura uns 3 ou 4.

ia fazer isso pra mim, mas nunca fiz.

MAS UM PARENTE DISTANTE  queria um pro relógio dele  meu filho estuda  e fica na casa dele aí já viu tinha que fazer,,

PEGUEI UMA FONTE DE 5V. pequena que tinha ganhado de loja d e informatica deve ser de modem ou carregador d e celular. era 5v.

tinha que reduzir para 1,5v..

como o colega postou acima eu reduzi  com diodos 1n4007

cada diodo faz uma queda entre 0,4v a 0,7v.... maioria deles é 0,4v ou 0,5v... então pequei uma tirinha de circuito impresso do tamanho da PILHA uns 4mm a menos,,,  por uns 6mm d e largura e com lima fiz varias separações entre o cobre...(para soldar os diodos em serie)

agora PEGUEI UMA PILHA E DESMONTEI.... RETIREI A PLAQUINHA DA FRENTE E A DO FUNDO... SOLDEI UMA EM CADA PONTA DA PLAQUINHA E distribui diodos em serie uns 5  não lembro quantos,,, d eum polo ao outro e medi deu menos volts que 1,5v,, fechei 1 ou 2 em curto e deu 1,5v ou muito próximo disso soldei 2 fios e  ficou uma pilha virtual hehehhe... o primo levou e disse que está beleza.

e pra mim até hoje não fiz outro.

RESUMINDO Sse vc tiver uma fonte d e5v... com poucos diodos em serie ela cai aos 1,5v sem mais nenhum componente. é ir colocando e medindo a queda.

Que emoção...o Silvano concordou comigo....heheehhe

Ta certo que o dele é bem mais incrementado ne....mas o principio é o mesmo.

Link para o comentário

hehhe não era alcalina era de zinco heheh

mas quando eu era pequeno e isso faz tempo, eu desmontava piklhas todinha e separava, quando surgiu as alcalinas brincava com o mercurio que tinha nelas, sem saber do perigo,mas fazia mais de 20 anos que eu nao desmontava pilhas,

é que quando a gente (eu) era criança e gostava dessas coisas a única copisa dando sopa era pilha, as antigas de zinco aceitavam RECARREGAR,  eu montava  carregador e  meu pai tinha umas 5 lanternas de caça, recarregava as  pilhas adoidado, carga durava menos, mas aceitava, depois d euns anos mudaram a formula das pilhas, as de zinco se vc tentasse recarregar parece que puseram um produto quimico que faz efeito contrario ela piorava, zerava, e a alcalina nunca aceitou carga.

Hoje se a gente quizer coisas para desmontar e brincar deve dar para conseguir até pedaço de satelite heheh perdeu a graça...

Link para o comentário

Tem placa mãe "véia" aí?

Se tiver procura esse cara aki, faça um pequeno cálculo dos resistores e terá 1.5V na saída.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas eu acho q para alimentar um relógio basta um zener de 1.5V e um resistor em série

pra limitar a corrente para o zener não queimar, se quer mesmo aprender eletrônica, acho q esse é o caminho.

abraxxx

Link para o comentário

Eu fiz esse esquema com o regulador LM317 que pode ajustar tenção entre 1,5 até 30 volts com 1A.

Como é que é, vc coloca 12V e sai de 1,5V até 30V? Como isso?? E como faz pra ajustar a tensão? Não tem nenhum potenciômetro nesse esquema.

Não, ele quis dizer q o LM317 é um regulador ajustável de 1,5V até 30V.

Esse esquema aí é só pra regular de 12V pra 1,5V fixo.

Link para o comentário

Eu fiz esse esquema com o regulador LM317 que pode ajustar tenção entre 1,5 até 30 volts com 1A.

Como é que é, vc coloca 12V e sai de 1,5V até 30V? Como isso?? E como faz pra ajustar a tensão? Não tem nenhum potenciômetro nesse esquema.

Não, ele quis dizer q o LM317 é um regulador ajustável de 1,5V até 30V.

Esse esquema aí é só pra regular de 12V pra 1,5V fixo.

Dá uma olhada nesse post que tem um esquema com LM317 que eu fiz que pode ajustar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
atente para o LED que está no local errado o certo é no pino 3 do LM317

Link para o comentário

Vou ter que tirar um final de semana para fazer todos esses esquemas...hehehe

Agora, até informando a vcs, estou em outro ramo de emprego, então os trabalhos com eletronica vão ficar um pouco reduzidos, mas os estudos sempre continuam...

Já dei um aplauso pra cada um que postou uma dica ou esquema, podem continuar que vou testar cada um deles...

Link para o comentário

Coloca um dissipador no LM mesmo que o consumo seja 100mA ele ainda vai dissipar 1W de potência porque a diferença entre o Vin e o Vout é muito maior que o Dropout do regulador.

PS:

Olha este video , acho difícil encontrar uma explicação mais simples:

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...