Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Ler e Gravar KBC ENE KB9012, kb9010, kb9016, kb9018 KB9022 e kb9028 com o gravador CH341A usando flashrom no Mint Linux, ou no Windows. ;D

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• 2 semanas depois...
Em 12/02/2019 às 11:20, Donini II disse:

Passando para relatar um pouquinho da experiência de gravação do KB9022, e alguns erros que apareceu e como resolvi, apesar que se lerem os comentários já tem abordado estes erros, dll libusb0 não encontrada, para resolver tem que baixar a que o @Neo, postou na pagina de downloads, outras baixadas da net não funcionam(não funcionou também a libusb1.0), erro 0xc0000007b, versão do flashrom incorreta, eu tinha baixado o flashrom para KB9012 e tem que ser o para KB9022, placa morreu depois de gravar o IO, resolvido baixando o firmware correto para exatamente a mesma placa (não adianta baixar o firmware de outra placa que tenha o mesmo IO, que não funciona).

Utilizei o Windows 10 64 bits, sem problema para fazer o procedimento e soldei os fios diretamente na placa sem dificuldade, já que são somente 6 fios.

Estou a disposição para ajudar quem for fazer pela primeira vez e estiver encontrando dificuldade.

Agradeço muito ao amigo @Neo, por disponibilizar os softwares e compartilhar seus conhecimentos, porque acredito que muitos não podem comprar um hardware de R$1500,00, para gravar uns dois ou tres IO, como é o meu caso.

Oi, boa noite amigo, estou tendo erro ao executar o driver+flashrom, sempre aparece a msg de que flashrom não é um comando interno, utilizo W10 x64, estou abrindo o cmd ou até mesmo o prompt como admin, então digito cd e busco a pasta na area de trabalho, ate ai tudo bem, porem ao executar o comando pra mandar ler o chip surge a msg de que flashrom não é reconhecido como um comando interno....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MSInfoHelp! disse:

Oi, boa noite amigo, estou tendo erro ao executar o driver+flashrom, sempre aparece a msg de que flashrom não é um comando interno, utilizo W10 x64, estou abrindo o cmd ou até mesmo o prompt como admin, então digito cd e busco a pasta na area de trabalho, ate ai tudo bem, porem ao executar o comando pra mandar ler o chip surge a msg de que flashrom não é reconhecido como um comando interno....

Bom dia amigo, qual I/O esta tentando gravar? se for kb9012 ou kb9022, baixe o flashrom que o amigo Neo postou e coloque numa pasta junto com libusb0 e libusb-1.0, pelo cmd navegue até esta pasta para executar os comandos.

Link para o comentário

7 horas atrás, Donini II disse:

Bom dia amigo, qual I/O esta tentando gravar? se for kb9012 ou kb9022, baixe o flashrom que o amigo Neo postou e coloque numa pasta junto com libusb0 e libusb-1.0, pelo cmd navegue até esta pasta para executar os comandos.

Oi, bom dia amigo, KB9012, placa V5WE2 LA-9532P

Link para o comentário

• 3 meses depois...

@luiztessadri Tem várias diferenças no código, e eu até encerrei o projeto em vista da falta de interesse da comunidade, sinceramente mexi em tanta coisa que nem me lembro mais, infelizmente não fiz qualquer tipo de anotações sobre as modificações, que poderia se tivesse feito, compartilhar, a melhor forma de obter suporte atualmente é solicitar a inclusão dos outros valores obtidos diretamente ao pessoal do flashrom imagino.

Se não tens créditos para efetuar downloads há duas opções, participar ativamente ajudando os colegas em seus tópicos para angariar j+ ou adquirir uma conta VIP.

Eu só disponibilizo meu conteúdo aqui na comunidade EletrônicaBR.

Eu até posso no futuro voltar a mexer nesta versão do flashrom desde que alguém providencie os códigos de ambos chips que estão ausentes KB9010 e KB9016, mas atualmente não disponho nem do tempo nem da saúde necessária.

Não é difícil arrecadar créditos participando, basta ter boa vontade e uma meia hora pra ajudar alguém em um tópico sobre algum assunto que tenhas conhecimento, esta comunidade exige um pouquinho em troca por aquilo que precisamos e isso afasta um pouco pessoas que só pensam em si e nas suas próprias necessidades, mas participando ativamente vais ver que é muito fácil arrecadar créditos.

• Joinha 1
Link para o comentário

• 5 meses depois...

@Jack O'Neo alguma novidade com os IDs dos chips que estão faltando? Peguei o código fonte atualizado do flashrom e fiz todas as modificações necessárias, agora tá faltando os IDs KB9010, KB9016, KB9018. Tenho algumas placas de notebook na loja com esses SIO, se eu tiver algum com desses, posto aqui.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

@luiztessadri Não estou mais procurando por atualizações, pra mim o projeto está encerrado a menos que alguém poste aqui os ID's a serem adicionados.

Acredito também que não seria impossível compilar uma versão que ignora o código do chip e manda ler e gravar desta forma...
Infelizmente não disponho do tempo ou da saúde necessária ainda.

Mas desejo boa sorte.

• Joinha 2
Link para o comentário

• 2 meses depois...

@Jack O'Neo vindo lá do post do acer a315-53 que caiu cerveja e nao ligou mais, estou tentando gravar utilizando o seu método, primeiramente o problema foi dll faltando e depois de acompanhar os posts aqui do grupo, baixei ele lá e deu tudo certo, tambem baixei o flashroom do kb9022 e substitui na pasta do 1.0 e também instalei os drivers.

Depois de ter feito isso executei a leitura aqui e apresentou o seguinte erro:

Capturar.PNG.e5f908829603ffce1ebc4008e7c39721.PNG

Fiz as ligações seguindo essa foto 

anexo2.jpg.724d56c8c45a027db99a2d8df70d9048.jpg.140ee00a818e034b5d8cfec3699e66ad.jpg.f96342867c091b4ff3853a5f96bd22ee.jpg

No meu esquemático as ligações são essas:

Capturar.thumb.PNG.544f78c4aa4fbec3923cf34636552000.PNG

E aqui segue as fotos das ligações:

730707745_WhatsAppImage2021-09-09at11_41_33PM.thumb.jpeg.695bedb60ef66cd4e61943b97325943d.jpeg

1728322990_WhatsAppImage2021-09-09at11_41.33PM(1).thumb.jpeg.5dc2cd2c7a854b10b32c25c66e9c25b8.jpeg

1615466647_WhatsAppImage2021-09-09at11_41.33PM(2).thumb.jpeg.b06b44a33134e4fdd834ca4c0a278990.jpeg

Link para o comentário

@Guilherme Henrique Ribeiro Bom dia.

Inicialmente analisei erroneamente em função das imagens do outro gravador, que não tinhas ligado o terra a placa mãe, estou aqui tentando pensar em alguma outra coisa que poderia ocasionar o problema, por isso já até editei esta mensagem. ;D  

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário

@Guilherme Henrique Ribeiro Pois agora, o KBC está recebendo alimentação?

Se sim, experimenta deixar todas as conexões prontas com exceção da alimentação da placa mãe, já deixa até o comando de leitura do chip escrito no cmd, aí pluga o conector do carregador e da enter no cmd rapidamente, ou migre para a última versão do flashrom que grava kb9012+22+28 onde esse problema de localização do chip está em teoria corrigido, as primeiras versões que compilei foram utilizando os patches do PaulK e as últimas foram feitas já usando o repositório oficial do flashrom depois da implementação oficial, onde eles mesmos relatam que o problema foi resolvido. 

Se não, tem que ver por que motivo não está alimentado, se ele não for alimentado não será reconhecido pelo gravador. 

Link para o comentário

@Guilherme Henrique Ribeiro Outra coisa que me ocorreu, verificaste continuidade entre os pinos do kbc e do conector de teclado da placa? Cada KSI(N) corresponde a um pino físico do KBC conforme a figura abaixo.

Verificaste continuidade entre o gravador e os pinos onde foram soldados os fios? (Parece tudo certo visualmente, mas aqui um dos fios parecia perfeitamente soldado nas primeiras tentativas que fiz e no entanto dava resistência de 150 ohms enquanto todos os outros davam 2 ohms ou algo próximo a isso, nem averiguei propriamente a causa, só substituí.) 

Uma coisa que não fica evidente nas fotos é o tamanho dos fios que usaste, mas imagino que tendo lido os comentários todos já deves ter usado fios mais curtos até 13cm, quando fiz o procedimento pela primeira vez eu usei fios de um cabo IDE de 80 vias, todos seguindo em paralelo do gravador até a placa, parece que isso faz diferença. ;D 

kb9012_Datasheet.jpg

Verifica tudo isso aí e vá nos atualizando. ;D 

Link para o comentário

16 hours ago, Jack O'Neo said:

@Guilherme Henrique Ribeiro Outra coisa que me ocorreu, verificaste continuidade entre os pinos do kbc e do conector de teclado da placa? Cada KSI(N) corresponde a um pino físico do KBC conforme a figura abaixo.

Verificaste continuidade entre o gravador e os pinos onde foram soldados os fios? (Parece tudo certo visualmente, mas aqui um dos fios parecia perfeitamente soldado nas primeiras tentativas que fiz e no entanto dava resistência de 150 ohms enquanto todos os outros davam 2 ohms ou algo próximo a isso, nem averiguei propriamente a causa, só substituí.) 

Uma coisa que não fica evidente nas fotos é o tamanho dos fios que usaste, mas imagino que tendo lido os comentários todos já deves ter usado fios mais curtos até 13cm, quando fiz o procedimento pela primeira vez eu usei fios de um cabo IDE de 80 vias, todos seguindo em paralelo do gravador até a placa, parece que isso faz diferença. ;D 

kb9012_Datasheet.jpg

Verifica tudo isso aí e vá nos atualizando. ;D 

Acabei de verificar o contato do gravador com a ponta soldada do fio ok
Verifiquei também a ponta do fio soldada no gravador até o conector do Teclado e tudo ok, resistencia 000.2 em todos os fios,

Também verifiquei a continuidade do conector do teclado até os respectivos pinos do KB9022 e tudo ok, resistencia baixa também

Também baixei novamente seu arquivo flashromkb9012+kb9022+kb9028 e fiz a substituição do arquivo flashrom e depois disso começou a carregar algumas coisas que até então nao estava carregando, essas porcentagens 10% too short.

Capturar.PNG.70856449df1ba0afb3da8aaf80c2badd.PNG

Também fiz o teste conectando o carregador e apertar enter não deu certo também.

Os fios tem por volta de 12 cm por aí.

A tensão de +3VLP está presente alimentando o KB9022

Capturar.thumb.PNG.22f3d99b8ef16a920d426b49f0f6db37.PNG

Editado: por Guilherme Henrique Ribeiro
Link para o comentário

@Guilherme Henrique Ribeiro Que bom que deu certo. ;D

Agora tendo backups em mãos é questão de gravar os novos arquivos, e na pior situação voltar tudo como estava, mas acredito que não será necessário e que provavelmente vai até ficar funcionando com as novas BIOS.

Link para o comentário

@EletroX20 Não tenho confirmação de que este chip é gravável, primeira vez que leio sobre ele, podes tentar fazer as conexões e mandar ler pra ver se retorna o código, acredito que se não for compatível apenas não vai mostrar um ID no flashrom, mas não tenho como garantir. Fica a teu critério investigar isso. ;D  

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Opa @Jack O'Neo gostaria de complementar a lista de suporte. Acabei de conseguir aqui através do CH341A saber os dados do KB9018. Já vou adiantar também que é possível ler, gravar, apagar e verificar o mesmo apenas utilizando o parâmetro "-c KB9012 (EDI)". Segue abaixo as informações obtidas:

#define ENE_KB9018_HWVERSION 0xc3

#define ENE_KB9018_EDIID 0x04

Uma observação aqui: estou utilizando o Ubuntu 20.04 com flashrom na versão v1.2

• Joinha 2
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...