Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tela "avermelhada" no notebook HP Pavillion DV4

Avalie este tópico:


xyz

Posts em destaque

Boa tarde, meu problema é o seguinte: fiz "reballing" na placa mãe de um HP Pavillion DV4, após isto testei em um monitor (pois eu só estava com a placa) para ver  se "dava vídeo" e realmente deu. Daí entreguei a placa para o cliente e quando ele montou o notebook, apareceu este problema com tela avermelhada, ele trocou o cabo flat, testou em outra tela e colocou outro "inverter", porém o problema continuou. Pensei em refazer a solda BGA, mas ao ligar em um monitor externo, este problema desaparece e fica perfeito e eu acho que agora não é problema com a solda. Qual será o problema?

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o "reball" no ponte norte, pois antes não dava vídeo e as luzes do teclado piscavam, mas porque o problema só aparece na tela do notebook e no monitor externo fica bom? Eu pensei que se no vídeo externo a imagem estivesse boa, é porque já não seria problema com a solda ou o chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi testado com outro inverter e com outra tela, mas o problema continua, só ficou bom no monitor externo. Será que precisarei trocar o chip. Pensei em fazer um "reflow" para testar, pois agora a solda é com chumbo e como eu fiz o "reball" em dia frio, pode ser que o chip não ficou bem soldado, apesar de a temperatura no termopar ao lado do chip, ter chegado em torno de 211 ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei com imagem avermelhada e esverdeada jah, em ambos os casos era reball, fiz o ME pra testar depois reball e funcionou perfeito. Mas peguei um positivo aqui, não lembro o modelo agora, o cara trouxe pra mim da assistência dele, pq o técnico que ele tem lá ficou tirando e colocando o flat com a bateria do note conectada. Aí veio pra mim com a imagem toda zuada, esquema de cores todo estranho, troquei a tela, flat, verifiquei os componentes em volta da saida do lcd e nada... Fiz um ME pra ver e nada, como o cliente tava com pressa acabei devolvendo sem reparo infelizmente.

Mas nesse caso do DV4 parece que é BGA mesmo.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã vou dar uma passada lá na assistência onde está o notebook, pois eles ficaram de deixar a placa comigo hoje a tarde (eu apenas fiz o "reball" para eles), quem sabe eles já resolveram o problema, que pode ser no conector do cabo "flat", pois andei pesquisando e vi algumas pessoas relatarem isto que você me falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

 

Veja bem, as funções dentro do chipset são diversas, então pode ser que a parte que manda tela para o monitor externo esteja boa, mas a interna esteja com algum problema. E é claro que a que gera imagem esta perfeita :)

 

Por isso o pessoal esta sugerindo que troque por um chipset novo, pois refazer o reballing além de ter uma probabilidade muito grande de não resolver o problema ainda vai estressar mais a Motherboard.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei hoje na assistência, para a qual eu prestei o serviço de "reball" e o técnico ainda não havia retirado a placa. Comentei sobre um possível defeito no conector e ele ficou de verificar antes de me entregar a placa novamente, caso o defeito não seja no conector, vou sugerir a troca do chipset. Mas existe a possibilidade de haver defeito na placa mãe, entre o chipset e o conector para a tela? Da um certo medo trocar o chipset que custa em torno de 100 reais na

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e o problema persistir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vejo 3 possibilidades:

 

1 - Tela ( mas vc. disse que ja testou com outra )

2 - Flat ( tambem ja testado )

3 - Chipset

 

Ps. eu compro chipset somente no ebay ou no

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Da uma olhada nos valores.. vale muuuuuuuuuito apena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem riso de ser alguma coisa no caminho sim, pode ser algum pad na placa, pode ser trilha rompida, pode ser algum pino do conector do cabo flat torto ou axidado, ou algum componente com problema ocasionando essa falha. Veja no esquema da maquina que o sinal de video nao sai direto do bga para o lcd, ele passa por alguns circuitos intermediários antes. Resumindo, o ideal é vc pegar a placa e levar pro seu laboratório e fazer os testes antes de comprar o chip. Veja que não estou eliminando a possibilidade de ser ele, já peguei defeito que era ele rbm, mas já peguei alguns que não era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Assim que recebi a placa, verifiquei o conector e estava normal, daí fui teimoso e fiz "reballing" novamente, só que desta vez usei solda em pasta (com chumbo) no lugar das esferas. Aparentemente resolveu o problema, pois deu tela normal (entreguei a placa hoje pela manhã), acredito que não ficou bom na primeira vez pois usei o perfil "lead" e a temperatura ambiente estava mais baixa e também usei menos fluxo, daí a solda não ficou boa. Ontem estava mais quente, usei mais fluxo e aqueci até o quinto estágio no perfil AMD (em torno de 235 ºc), tomara que dure bastante.

 

                                              xyz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...