Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte - GA-945gzm - Roda o cooler do processador, mas não bipa e não dá vídeo.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

8 minutos atrás, curtolo disse:

@Fláviobel , o Q286 é o mosfet de alta, seu dreno deve haver 5V, conforme vc mencionou na 1a mensagem.    O PWM oscilando irá fazer com que esse mosfet de alta (Q286) e o de baixa (Q288) gerem a tensão dessa linha (1.8V).      Por isso questionei.

 

Mas, se vc retirou a L18 e essa tensão apareceu, é sinal que possivelmente tem um curto após essa bobina, e isso está matando a linha, meça os pads da L18 com relação ao terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Fláviobel disse:
9 minutos atrás, curtolo disse:

@Fláviobel , o Q286 é o mosfet de alta, seu dreno deve haver 5V, conforme vc mencionou na 1a mensagem.    O PWM oscilando irá fazer com que esse mosfet de alta (Q286) e o de baixa (Q288) gerem a tensão dessa linha (1.8V).      Por isso questionei.

 

Mas, se vc retirou a L18 e essa tensão apareceu, é sinal que possivelmente tem um curto após essa bobina, e isso está matando a linha, meça os pads da L18 com relação ao terra.

Sim concordo contigo. Vou seguir a dica do Eduard Linux, vou over o q 282.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Fláviobel , amigo, se vc não resolver esse provável curto após a L18, não adianta nada verificar a tensão desses mosfets.

 

@edward linux, qual a finalidade da medição desses mosfets?     Qual a lógica, não entendi essa solicitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, curtolo disse:

@Fláviobel , amigo, se vc não resolver esse provável curto após a L18, não adianta nada verificar a tensão desses mosfets.

 

@edward linux, qual a finalidade da medição desses mosfets?     Qual a lógica, não entendi essa solicitação.

Curtolo e Edward Linux, tb não entendi, por isso coloquei a postagem 25.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Fláviobel a mensagem #25 foi editada né...   De qualquer maneira, ele vai dirimir nossas dúvidas.

 

Quanto à essa tensão de 1.8V (DDR18V), ela é necessária para o funcionamento da placa, tem q ser restabelecida em toda sua linha.      Meça os pads da L18 com relação ao terra, com o multímetro em escala de Ohms e informe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, curtolo disse:

@Fláviobel a mensagem #25 foi editada né...   De qualquer maneira, ele vai dirimir nossas dúvidas.

 

Quanto à essa tensão de 1.8V (DDR18V), ela é necessária para o funcionamento da placa, tem q ser restabelecida em toda sua linha.      Meça os pads da L18 com relação ao terra, com o multímetro em escala de Ohms e informe.

Amigo, desculpa minha ignorância, mas o que exatamente seria um pad?

Curtolo e Edward linux, estou pensando em trocar os capacitores ec16 e 17 o que vcs acham? Vejam o esquema abaixo:

image.png

Editado: por Fláviobel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global
2 horas atrás, Fláviobel disse:

Amigo, desculpa minha ignorância, mas o que exatamente seria um pad?

Pads são os pontos na placa onde a bobina é soldada.

 

Se sem ela, vc achou 1.8V no dreno dos Q288, é sinal q tem algum curto matando essa tensão quando a bobina está no lugar.    Até pode ser um desses capacitores, mas tem muitos outros componentes q podem estar provocando isso.   O certo seria injetar tensão nessa linha (1V) com fonte assimétrica e verificar se alguém se acusa (aquece).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, curtolo disse:

Pads são os pontos na placa onde a bobina é soldada.

 

Se sem ela, vc achou 1.8V no dreno dos Q288, é sinal q tem algum curto matando essa tensão quando a bobina está no lugar.    Até pode ser um desses capacitores, mas tem muitos outros componentes q podem estar provocando isso.   O certo seria injetar tensão nessa linha (1V) com fonte assimétrica e verificar se alguém se acusa (aquece).

Só tem 2 pontos da bobina.

o q289 recebe os 1.8v, já retirei ele e nada, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador Global

@Fláviobel , vou tentar ser mais claro.     Sem a bobina L18, uma das ilhas ou pads onde ela é soldada tem q ter 1.8V (vamos chamar de pad 1) e o o outro lado não (vamos chamar de pad 2).     Se vc retirou o Q289, volte-o para o lugar, aliás, nem sei pq retirou.

 

Ao q parece, vc tem um curto do lado direito da bobina (veja no esquema), o q impede dessa tensão de 1.8V prossiga no restante da linha,  para achar esse curto será necessário testar os componentes dessa linha (do pad 2 da bobina L18 em diante).     Se vc tiver uma fonte assimétrica, tudo fica mais fácil.     Vc tem essa fonte?    Veja figura abaixo:

 

curto.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, curtolo disse:

@Fláviobel , vou tentar ser mais claro.     Sem a bobina L18, uma das ilhas ou pads onde ela é soldada tem q ter 1.8V (vamos chamar de pad 1) e o o outro lado não (vamos chamar de pad 2).     Se vc retirou o Q289, volte-o para o lugar, aliás, nem sei pq retirou.

 

Ao q parece, vc tem um curto do lado direito da bobina (veja no esquema), o q impede dessa tensão de 1.8V prossiga no restante da linha,  para achar esse curto será necessário testar os componentes dessa linha (do pad 2 da bobina L18 em diante).     Se vc tiver uma fonte assimétrica, tudo fica mais fácil.     Vc tem essa fonte?    Veja figura abaixo:

 

curto.jpg

Curtolo, entendi perfeitamente o que vc diz sobre ter um curto depois da L18, retirei já com este objetivo, de isolar o problema ( veja o post #18).

Não tenho fonte assimétrica, mas estou olhando o esquema e vi que o q289 recebe este 1,8V veja a imagem abaixo:

image.png

Estarei olhando o esquema pra ver se algum outro ponto recebe esta tensão de 1,8V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigos, demorei a responder este post, pois eu estava desconfiado do q289 e comprei ele por um site chinês, mas só agora chegou, troquei.

Agora tá ligando o led de power, mas o hdd led ainda não acende.

O que pode ser?

Não ouço o bip de satisfação e não dá nenhum vídeo.

Editado: por Fláviobel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei a bateria, obhdd led voltou a ligar, mas não bipa e não tem som.

 

 

6 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@Fláviobel checou o pente de memória e viu se tem a tensão da memória e verificou se pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

Em 28/12/2017 às 18:08, curtolo disse:

Com a bobina L18 no lugar?     

6 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@Fláviobel checou o pente de memória e viu se tem a tensão da memória e verificou se pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

 

Sim. Agora preciso voltar o q 289 para o lugar.

Editado: por Fláviobel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@Fláviobel checou o pente de memória e viu se tem a tensão da memória e verificou se pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

Em 28/12/2017 às 18:08, curtolo disse:

Com a bobina L18 no lugar?     

7 horas atrás, FLAVIOTECH disse:

@Fláviobel checou o pente de memória e viu se tem a tensão da memória e verificou se pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

 

Sim. Agora preciso voltar o q 289 para o lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2018 às 15:16, FLAVIOTECH disse:

@Fláviobel checou o pente de memória e viu se tem a tensão da memória e verificou se pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

Em 28/12/2017 às 18:08, curtolo disse:

Com a bobina L18 no lugar?     

Em 12/03/2018 às 15:16, FLAVIOTECH disse:

@Fláviobel checou o pente de memória e viu se tem a tensão da memória e verificou se pilha(bateria) da CMOS tem a tensão de 3V?

 

Sim. Agora preciso voltar o q 289 para o lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, tenho certeza que depois que eu retirei os capacitores bc41 e bc 40, a tensão de alimentação da memória firmou, isso com a L2 conectada no circuito. Depois disso troquei o q289 e um capacitor eletrolítico de 10uf que fica na linha da tensão de alimentação da memória. Mas infelizmente , sem causa aparente a tensão voltou a desaparecer e só aparece se eu desconectar a L2 , aí do lado do Mosfet a tensão firma, portanto tem um curto circuito  depois da bobina. Eu não tenho fonte com regulagem de tensão e corrente,  e estou muito atarefado com outras atividades profissionais. Por isso estou desistindo do conserto.

Alguém no centro do RJ faz conserto de placa mãe? Comprei num site chinês uns 10 MOSFETs 40ht ( q289), usei 1 sobraram 9, se alguém tiver interesse, cobro o custo do site que foi bem pequeno acho que uns 6,00 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...