Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Sony Vaio - MBX-204 M850 REV 1.1 - Desliga Sozinho

Avalie este tópico:

Daphnis

Posts em destaque

Estou com um notebook aqui na manutenção que o problema é o seguinte, ele liga normalmente

porém não fica muito tempo ligado, fica uns 2 minutos ai desliga sozinho, a principio achei ser aquecimento

mais a temperatura do processador core 2 duo esta normal variando entre os 45 a 52 graus, testei as memorias e estão funcionando corretamente, removi todos os itens de hardware para ver se estão fechando curto, mais também não deu, continua desligando sozinho, alguém ai ja passou por isso?

Link do Esquema eletrico -

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o modelo da placa?

Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Link para o comentário

Pela sua descrição creio que haja algum componente em curto, ou pode ser capacitores eletrolíticos. Lave a placa antes de fazer qualquer outro procecedimento. Alguma sujeira pode estar conduzindo entre os componentes e fechando algum curto. Pode ser também as Usbs em curto. Veja também a questão da fonte, use outra fonte para eliminar as possíveis causas.

Link para o comentário

Acredito que o problema está ou no circuito termal ou na solda BGA devido a intermitência. O circuito termal é gerenciado pelo U27 (CPU) e U14 (PN), nos dois acredito que o pino 4 é responsável por gerar um pulso que informa o IO sobre alta temperatura, ocasionando o desligamento. Verifique com cautela, anote as tensões presentes nesses CI e informe aqui, de repente alguém com mais experiência em esquema elétrico de dá uma luz.

Link para o comentário

Amigo verifique no circuito perto do cooler e veja se não tem um capacitor smd torrado e junto a ele tem uma bobina ou micro fusivel aberto, o sony é danado para torrar cap, mais já peguei um aqui que era o processador, tente testar outro processador e de uma boa olhada na placa para ver se você encontra algo errado ok...

Link para o comentário

Acredito que o problema está ou no circuito termal ou na solda BGA devido a intermitência. O circuito termal é gerenciado pelo U27 (CPU) e U14 (PN), nos dois acredito que o pino 4 é responsável por gerar um pulso que informa o IO sobre alta temperatura, ocasionando o desligamento. Verifique com cautela, anote as tensões presentes nesses CI e informe aqui, de repente alguém com mais experiência em esquema elétrico de dá uma luz.

Vou dar uma olhada nas tensões como você me explicou aqui então eu posto o resultado!

Obrigado pela dica!

Link para o comentário

Amigo verifique no circuito perto do cooler e veja se não tem um capacitor smd torrado e junto a ele tem uma bobina ou micro fusivel aberto, o sony é danado para torrar cap, mais já peguei um aqui que era o processador, tente testar outro processador e de uma boa olhada na placa para ver se você encontra algo errado ok...

Ta tudo certo kardec nada torrado, nem bobinas abertas, vou testar o que o amigo falou ali em cima, quanto ao processador to sem processadores compativeis com ele vou procurar um e testar! valeu!

Link para o comentário

testei o u27 parece estar tudo ok

pino 1, 4, 6,7,8 -  3,3v

pino 2 - esta ocilando muito entre 0,7v e 1 v também não sei se esta tensão esta correta para este pino!

pino 3 - esta ocilando entre 0,3v e 0,5v também não sei se é a tensão correta para este pino.

Aqui vai o teste de tensões do u14

pino 1 - 3,3v

pino 4 - 3v

pino 6, 7, 8 - 3,3v

pino 2 - 0,3v

pino 3 - 0,0v

pino 5 - 0,0v

então como eu sou muito inexperiente ainda, se tem alguém que sabe analizar melhor estas tensões me de uma força!!!

Link para o comentário

Vcore é a voltagem que vai para o processador

Esta voltagem depende do seu processador, e do overclock que você estiver fazendo, mas em geral ela não é maior do que 1.65 nos tbred's e 1.75 nos palomino.

chamamos também de vcore o próprio circuito na placa que faz sair essas voltagens. pegue o esquema e estude o circuito se gostou manda uma joinha..

Link para o comentário

É verdade Sony torra muitos CPU, então ser for o T3200 da intel... eu troco logo...

Link para o comentário

Estou com um notebook aqui na manutenção que o problema é o seguinte, ele liga normalmente

porém não fica muito tempo ligado, fica uns 2 minutos ai desliga sozinho, a principio achei ser aquecimento

mais a temperatura do processador core 2 duo esta normal variando entre os 45 a 52 graus, testei as memorias e estão funcionando corretamente, removi todos os itens de hardware para ver se estão fechando curto, mais também não deu, continua desligando sozinho, alguém ai ja passou por isso?

Link do Esquema eletrico -

Ola colega, teve algum sucesso nessa placa?

Verifique se o Ponte Norte aquece demais, e conseguiu outro processador, se já entregou o note mude para devolvido.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...