Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aspire One Placa Mãe KAV60 LA-5141 - Imagem na VGA ok mas tela interna branca

Avalie este tópico:

gasparetto

Posts em destaque

Boa tarde a todos,

Estou analisando um Netbook Acer Aspire One Placa Mãe KAV60 LA-5141P, onde apresenta o seguinte problema:

Na VGA da vídeo normal, sem problema algum;

Já na tela, acende o led mas não passa imagem;

No caso tenho outro equipamento exatamente igual e estou usando ele para testes...

Testes já executados:

Troca do flat de vídeo (flat ok)

Troca da tela led (tela ok)

Troca da placa mãe (o problema esta na placa mãe... mas onde??)

Placa mãe com todas as tensões.

Estou desconfiado do BGA PN, alguém tem alguma ideia para compartilhar??  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas:

- Coloca a referencia da placa (deve ser uma LA-7772P, LA-6091P........ existem mais), para te puderem ajudar...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Tenta regravar a bios,esse modelo costuma dar problema de bios

Solução:

você vai precisar de um pendrive qualquer, devidamente formatado.

1-Entre no site da ACER e baixe a ultima versão da BIOS.

2 - Apos feito o download, abra o arquivo zip e copie os arquivos FLASHIT.EXE e o arquivo da BIOS (ex: 3310.fd) para o pendrive formatado. Apos isso renomeie o arquivo da BIOS (3310.fd)  para ZG5IA32.FD. OBS: Provavelmente você ira encontrar os arquivos estaram isolados em uma pasta no Zip.

3 - Agora plug o pendrive em algum pc e formate ele em FAT32.

4 - Copie o arquivo ZG5IA32.FD para o pendrive. (só esse que vai precisar)

5 - Agora chegou a hora de reviver o menino, insira o pendrive na USB do acer e aperte na sequencia e sem soltar (FN + ESC + POWER) solte só depois do led do botão acender.

6 - O led do pendrive começará a piscar indicando q ele está atualizando, Mas a tela continuará PRETA, e o led do botão ficará piscando.

7- Depois de algum tempo (questão de mais ou menos 1 minuto) ele vai reiniciar e já estará funcionando normalmente.

FONTE: FORUMNOW

Link para o comentário

Bem ja que vc tem uma placa do mesmo modelo para fazer medições faço o seguinte:

Com o multímetro em escala de resistência, coloque a ponta vermelha em algum ponto terra

e vá medindo os pinos 1,3,7,9,13,15,19 e 21, comparando com a placa q esta boa.

se o problema for no BGA PN algum destes pinos terá um valor diferente da placa boa.

já peguei também problemas na circuito de +LCDVDD, com esse sintoma de tela acesa, mas é raro pois esse circuito normalmente a falha é tela branca quando da defeito. para testar se é esse circuito, ligue a placa com o lcd nela e com a ajuda de uma pinça de um curto no componente Q30 entre pino 1 e 3 se for vai dar o video.  :)

Link para o comentário

Tenta regravar a bios,esse modelo costuma dar problema de bios

Solução:

você vai precisar de um pendrive qualquer, devidamente formatado.

1-Entre no site da ACER e baixe a ultima versão da BIOS.

2 - Apos feito o download, abra o arquivo zip e copie os arquivos FLASHIT.EXE e o arquivo da BIOS (ex: 3310.fd) para o pendrive formatado. Apos isso renomeie o arquivo da BIOS (3310.fd)  para ZG5IA32.FD. OBS: Provavelmente você ira encontrar os arquivos estaram isolados em uma pasta no Zip.

3 - Agora plug o pendrive em algum pc e formate ele em FAT32.

4 - Copie o arquivo ZG5IA32.FD para o pendrive. (só esse que vai precisar)

5 - Agora chegou a hora de reviver o menino, insira o pendrive na USB do acer e aperte na sequencia e sem soltar (FN + ESC + POWER) solte só depois do led do botão acender.

6 - O led do pendrive começará a piscar indicando q ele está atualizando, Mas a tela continuará PRETA, e o led do botão ficará piscando.

7- Depois de algum tempo (questão de mais ou menos 1 minuto) ele vai reiniciar e já estará funcionando normalmente.

FONTE: FORUMNOW

Amigo Felipe, obrigado pela dica... mas não acredito que seja bios pois a saída VGA esta normal, ta mais para circuito LCDVDD...

Mais tarde vou fazer uma comparação entre as placas e posto o resultado

Link para o comentário

Gasparetto.

se eu fosso você eu também considerava a linha de raciocínio do Felipe.

Eu trabalho em uma empresa que monta notebook, em uma época pegamos varias falhas de tela acesa

e trocamos vários BGAs, eram da tecnologia Intel I com apenas um BGA sendo ele PCH. depois de um tempo a engenharia descobriu que o problema não era o BGA, mas uma atualização de BIOS, nova q estava sendo rodada.

Para atualizar se colocava o pen drive e dava um reflash na BIOS e tudo era feito pelo CRT.

então a BIOS também pode dar essa falha se tiver corrompida.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...

Faça reball no PN. Esse PN não volta a funcionar com ME. Dá pra fazer com a IR6000. Faça com esse perfil:

R1 0,80 L1 100 D1 80

R2 0,50 L2 150 D2 80

R3 0,40 L3 200 D3 80

R4 0,40 L4 220 D4 60

END

AL 260 AH 260

Coloque fluxo 223 em volta do chip e proteja a CPU que fica bem perto.

Quando a temperatura no PV estiver marcando 170 vai cutando bem devagarinho o chip pra ver se já está solto.

Se foi útil clique no joinha !

Link para o comentário

Faça reball no PN. Esse PN não volta a funcionar com ME. Dá pra fazer com a IR6000. Faça com esse perfil:

R1 0,80 L1 100 D1 80

R2 0,50 L2 150 D2 80

R3 0,40 L3 200 D3 80

R4 0,40 L4 220 D4 60

END

AL 260 AH 260

Coloque fluxo 223 em volta do chip e proteja a CPU que fica bem perto.

Quando a temperatura no PV estiver marcando 170 vai cutando bem devagarinho o chip pra ver se já está solto.

Se foi útil clique no joinha !

Blz Rodrigo,

Valeu pela dica do perfil... esta placa ainda esta parada e encostada por ai... vou retomar os "trabalhos" nela..

Mas no meio do caminho acabei adquirindo uma Honton, agora o retrabalho ta mais fácil.

depois que eu mexer nela posto o resultado.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Fala galera, vi que o tópico faz uns meses que não é respondido, mas estou com um aqui com o mesmo sintoma.

E já fiz todos os procedimentos, tensões principais ok, gravação da Bios e agora de pouco reballing da PN, continuou a mesma coisa.... :( Acende a tela mas não gera imagem, só um detalhe a tela fica escura e não branca, assim como no vídeo externo.)

Se alguem tiver uma dica...

Bom trabalho a todos

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...