Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Somente a estufa resolve problemas de forma válida?

Avalie este tópico:

dmsalmeida

Posts em destaque

Amigos,

Estou com uma placa de vídeo na bancada, onde, após testes, cheguei a conclusão de que iria efetuar um reballing em sua GPU.

Então, de praxe, a coloquei em minha estufa, para desunificação antes do processo, para reduzir as chances de bolhas.

Acontece que, após 12 horas de estufa, a placa voltou a funcionar normalmente. Testes de stress realizados e tudo normal. Antes ela não ligava. A temperatura da minha estufa gira em torno dos 70/80 graus.

Pergunto, o fato da mesma volta a vida após o processo de estufa, pode ter resolvido de forma definitiva o problema da placa, tipo removido alguma umidade que estava causando o problema, ou o fato acontecido vem a reforçar ainda mais a necessidade do reballing?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

A probabilidade de a estufa resolver definitivamente o problema de uma placa e de 1 em 1.000.000.

Até poderia fazer algum sentido em lugares muito muito quentes e úmidos penso eu, mas no geral o que acontece é que com a dilatação dos materiais que compõe a placa algum contato aberto volta a fechar devido a pressão exercida pela expansão, via de regra o teste indicado é o ME, pesquisando aqui no fórum vais encontrar muito sobre o assunto, com a estufa o que fizeste via de regra foi um ME mais demorado e contra produtivo.

O ME é mais indicado como teste pois aplica mais calor na placa e nas esferas do que no chip diretamente, desta forma quase sempre que voltar a funcionar o reballing é solução definitiva.

Neste seu caso como aplicaste calor por igual e por mais tempo na placa toda o die do chip esquentou também então pode até ser que reballing resolva, mas pode ser que só trocando o chip tenhas solução definitiva.

Boa sorte. 

• Joinha 2
Link para o comentário

Em 01/02/2019 às 12:17, claudio cortez disse:

que estufa vc usa amigo 

Expandir  

Caseira. Em caixa de sapato. O elemento responsável pelo aquecimento é uma lâmpada de 12V, alimentada por uma fonte ajustável, me permitindo o controle de temperatura.

Como trabalho exclusivamente com placas de vídeo, o tamanho (caixa de sapato) não chega a ser um problema para mim.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 01/02/2019 às 12:08, CJ disse:

Concordo com o @Neo , e entregar a placa terá retorno na certa.

Expandir  

Verdade.

A deixei em teste durante essa madrugada, e hoje pela manhã a placa já teve dificuldade em "dar partida". 

Torcer para que o reballing resolva. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...