Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo G40 - ACLU2 UMA NM-A272- Nao liga

Avalie este tópico:

daniel.espadeti

Posts em destaque

Boa tarde, estou com uma placa minha mesmo, pessoal, que do nada desligou, ao ligar agora o cooler da apenas duas voltas e desliga, ao verificar a placa notei que o PU904 , está esquentando muito, proucurei algum curto na placa e nao achei nada, eu mecho com eletronica mais sou leigo em placa mãe, algum caminho que possa seguir ?

e53333a3-fef3-49bd-ba14-c3ca8b4310a1.jpg

eb43d2a0-20b7-43c6-add6-4a02c3bec187.jpg

Editado: por CJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente você está com problema no bloco responsável pela geração dos +3VALW, ou seja, dos 3V que é gerado logo após conectar o carregador/bateria no notebook.

Vamos ver abaixo esse circuito

PU904.png

Veja que há um jumper PJ302 retire a solda dele para que os pads fiquem desconectados.

Este jumper é bem chato use malha dessoldadora e fluxo de solda, retire todo e qualquer resíduo de solda depois olhe se os pads vão estar separados.

Dessoldado o jumper um lado vai ficar com a tensão de +B (19V) e do outro lado ou seja do lado do CI que esquenta não vai estar alimentado. Veja se este lado está em curto com o terra.

É muito provável do CI estar danificado, ou algum dos capacitores que vão ligados a terra, que se algum estiver em curto ou fuga, pode causar problemas neste circuito também.

Bom , esta seria a primeira linha de raciocínio que eu adotaria antes de trocar esse CI

Ah, uma observação que eu já ia me esquecendo... Separe o PJ303 também, assim se o problema estiver após ele, se não separar pode ficar ruim para analisar somente esse bloco onde está esse CI

Espero ter lhe ajudado.

Editado: por itechsp
Link para o comentário

• daniel.espadeti alterou o título para Lenovo G40 - ACLU2 UMA NM-A272- Nao liga
17 horas atrás, itechsp disse:

Provavelmente você está com problema no bloco responsável pela geração dos +3VALW, ou seja, dos 3V que é gerado logo após conectar o carregador/bateria no notebook.

Vamos ver abaixo esse circuito

PU904.png

Veja que há um jumper PJ302 retire a solda dele para que os pads fiquem desconectados.

Este jumper é bem chato use malha dessoldadora e fluxo de solda, retire todo e qualquer resíduo de solda depois olhe se os pads vão estar separados.

Dessoldado o jumper um lado vai ficar com a tensão de +B (19V) e do outro lado ou seja do lado do CI que esquenta não vai estar alimentado. Veja se este lado está em curto com o terra.

É muito provável do CI estar danificado, ou algum dos capacitores que vão ligados a terra, que se algum estiver em curto ou fuga, pode causar problemas neste circuito também.

Bom , esta seria a primeira linha de raciocínio que eu adotaria antes de trocar esse CI

Ah, uma observação que eu já ia me esquecendo... Separe o PJ303 também, assim se o problema estiver após ele, se não separar pode ficar ruim para analisar somente esse bloco onde está esse CI

Espero ter lhe ajudado.

Boa tarde, retirei a solda na entrada como citou, o PU904 parou de esquentar, tentei os capacitores a todo redor e nao encontrei nada em curto, nem em curto ao terra, depois resoldei novamente os jumper e soltei o jumper de saida o PJ303, mesmo assim continua esquentando, em medição deu 2,8v, o do lado PU905 deu 5 V.

Link para o comentário

38 minutos atrás, daniel.espadeti disse:

Boa tarde, retirei a solda na entrada como citou, o PU904 parou de esquentar, tentei os capacitores a todo redor e nao encontrei nada em curto, nem em curto ao terra, depois resoldei novamente os jumper e soltei o jumper de saida o PJ303, mesmo assim continua esquentando, em medição deu 2,8v, o do lado PU905 deu 5 V.

Então o possível culpado aí é o PU904

Link para o comentário

36 minutos atrás, daniel.espadeti disse:

tenho algumas placas velhas aqui, vou ver se encontro algum desse. 

Esse CI não é muito comum de achar nas placas...

Ele é o SY8206BQNC

PU904.png

Caso não tenha em suas placas sucata, tem no mercadolivre.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por itechsp
Link para o comentário

Agora, itechsp disse:

Esse CI não é muito comum de achar nas placas...

Ele é o SY8206BQNC

PU904.png

eu encontrei no ML mais com esse codigo Ci Sy8206dqnc a difrença é um D depois do 06, isso implica ?

Link para o comentário

Sim, isso implica sim...

Segue o link correto, que eu já havia disponibilizado acima

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...