Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook positivo "S14BW01" parou de funcionar após regravação de bios

Avalie este tópico:

diogotecnico

Posts em destaque

Bom dia. Estou com um notebook de um cliente aqui que estava dando imagem mas não conseguia instalar sistema operacional de forma alguma. O notebook é um positivo mas está sem etiqueta embaixo ou em qualquer outro local, impossibilitando de dizer o modelo exato, mas ele tem essa referência que creio que já ajude bastante: "placa mãe (S14BW01) 4gb ram, 500gb HD". Pensei em regravar a bios para tentar solucionar o problema. Primeiramente regravei a bios U12 e testei, o notebook deu imagem corretamente mas o problema de não formatar continuou. Após isso regravei a bios U6 e o notebook não dispara mais, não dá nenhum sinal.

O pior é que fiz o backup com o ch341a, salvei normalmente, quando o notebook não funcionou regravei o backup de volta e o notebook não voltou a funcionar, ai foi que verifiquei que o backup deu algum problema e estava vazio. Agora fiquei sem a bios original do notebook e não estou conseguindo outra que funcione. Por favor pessoal, me dá um help aqui, preciso desse notebook pelo menos dando imagem como estava antes.

De antemão peço desculpas por não postar o modelo exato do notebook pois realmente não tem mais essa informação no mesmo, então não quis arriscar e colocar um modelo errado e só atrapalhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, geek889 disse:

Uma dessas bios acredito ser de 1.8v e esse gravador só grava esse tipo de bios com um adaptador especifico ou um esqueminha. Se vc o fez diretamente, acredito q possa ter danificado o chip.

Se foi o que aconteceu aparantemente foi na u6 pois a outra era uma winbound que já gravei várias vezes em outras situações. Essa bios conseguiu ser lida, apagada e regravada pelo ch341a mas não conseguiu pelo ezp2013, nem sequer lia. Será que mesmo assim queimei o chip? O que me sugere fazer nesse caso? De fato a maioria desses notes compartilham do mesmo chip, mesmo que o modelo seja um pouco diferente? Pois eu poderia tentar arrumar esse eeprom de outro note parecido e só soldar no lugar pra ver se recuperava. 

Vou comprar o adaptador 1.8v urgente no ML ou aliexpress.

Editado: por diogotecnico
  • Joinha 1
Link para o comentário

2 minutos atrás, geek889 disse:

De acordo com o esquema a u12 que é de 1.8v

Estranho. Então será que foi isso mesmo o problema? Pois regravei a bios winbound e o note continuou funcionando, mas quando regravei a bios "mx25" que o note não deu mas nenhum sinal de vida. Agora fiquei confuso.

• Joinha 1
Link para o comentário

22 horas atrás, geek889 disse:

a bios U6 eu gravo normalmente com CH341A, volte o arquivo original dela e faça o teste novamente. Outra coisa, tira a bateria cmos, desconecte bateria e carregador e segure o botão power por uns 30 segundos pra resetar a placa. 

Amigo, encontrei outro notebook praticamente idêntico que não funciona mas ainda liga, só não dá imagem na tela. Troquei as duas bios u6 e u12 desse notebook pelas do notebook do tópico pra ver se tinha alguma chance. O notebook mesmo assim continua com o mesmo resultado, não dá nenhum tipo de sinal de vida, led, nada. Será que na regravação que fiz na primeira vez posso ter danificado algum outro componente da placa? De todo modo coloquei duas bios de um note que não funciona, então tem possibilidade de alguma dessas bios também estar ruim também, mas a winbound é 1.8v e não tenho como regravá-la.

• Joinha 1
Link para o comentário

52 minutos atrás, regisfatef disse:

Para regravar chip de bios de 1,8 V, tem o adaptador, que rebaixa a tensão de 3V para 1,8V.

Existe a forma tambem, de montar um adaptador, colocando resistores de 68 ohms, em série, porem, não é a forma mais confiável.

Infelizmente como não tenho o adaptador de 3v para 1.8v ficou complicado aqui. me diz uma coisa, será que é possível eu substituir essa bios 1.8v por uma de 3v de alguma forma? Ou tentar isso poderia causar algum dano maior ao equipamento?

• Joinha 1
Link para o comentário

Em relação ao primeiro defeito, voce tentou instalar o sistema operacional no hd, em outra máquina, e depois colocar no note. 

Acredito que poderia dar certo.

Bem, no defeito secundário, quando efetuou leitura,  ou regravou a bios de 1,8V com tensão de 3 V. Pode ter danificado o chip de bios.

Para corrigir, este defeito, com maior precisão, precisa de um chip de bios de 1,8 V que esteja bom.

Após, deve baixar o arquivo, que tem aqui no eletronicabr.

E com o adaptador de 3 V para 1,8 V, fazer a gravação do chip.

Na falta do adaptador 3 V para 1,8 V, pode ser montado um adaptador utilizando os resistores de 68 ohms, em série. 

Mas como disse, pode não ser confiavel.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...