Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

@hds-tec, estive a pesquisar e descobri que o icel sc-6020 é igual ao hung chang 3502c e ao protek p-3502c.

fiz upload para o fórum do manual de utilizador e de serviço do protek p-3502c, que também serve para o seu icel.

eis o link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como citou, este modelo é rebranding de outra marca (pelo que sei é coreano) e não é fabricado pela tradicional Icel, agora

. É muito semelhante aos dois modelos que citou.

Mais ma vez, grato pela ajuda.

Link para o comentário

Pra quem estiver interessado, achei esse aparelho no ML que aparentemente esta em perfeito estado, e me parece que o vendedor não manja muito, ele esta nas mãos um scope de 150Mhz de 4 canais, vale muito mais que os 1300,00 que ele esta pedindo. Pesquisei pela marca e parece ser alemã, pois toda documentação que encontrei dele esta em alemão. Parece ser um bom negocio, um scope de 150Mhz de 4 canais por 1300,00 ta de graça.

Link para o comentário

Pra quem estiver interessado, achei esse aparelho no ML que aparentemente esta em perfeito estado, e me parece que o vendedor não manja muito, ele esta nas mãos um scope de 150Mhz de 4 canais, vale muito mais que os 1300,00 que ele esta pedindo. Pesquisei pela marca e parece ser alemã, pois toda documentação que encontrei dele esta em alemão. Parece ser um bom negocio, um scope de 150Mhz de 4 canais por 1300,00 ta de graça.

esse scope é um gould (usa). mais tarde a gould (usa) comprou a advance (inglesa) e surgiram os gould advance. produziram excelentes osciloscópios analógicos e tenho um dessa marca.

sem pesquisar sequer o modelo e olhando apenas para a taxa de amostragem, 100Ms, e com certeza uma memória reduzidíssima, desaconselho completamente a compra desse osciloscópio, que não vale de forma alguma esse valor. nem metade...

para além disso, quando um scope desses avaria, é uma bomba nas mãos do comprador, bastante difícil de reparar.

ok, tem 150mhz e 4 canais... mas qualquer scope de 50mhz e 2 canais novo é preferível a esse gould... a performance nem se compara...

Link para o comentário

Valeu esclarecimento

, esqueçam o que eu disse, eu vi mesmo que o sample dele era baixo, mas achei que como são 4 canais e 150Mhz compensaria. Valeu mesmo.

Link para o comentário

Para as pontas de prova pode ser qualquer fio, eu uso umas pontas de prova de multimetro mas nao tem que ser, pois sempre vai trabalhar com baixas tensoes e correntes.

Qualquer duvida aí no teste de componente fala aí.

Seria util dar um feedback sobre essa funçao de teste de componentes.

Link para o comentário

@byte e @Alex, o caso é que eu me adiantei para conseguir informações deste scope, antes de fechar negócio.

Hoje concluí a compra, mas (sempre tem um mas...) o dono trouxe o scope aqui para testar e ví que o foco está meio desregulado (o botão não atua para o ajuste completo). Conclusão: Comprei por um valor abaixo do combinado (170) e fiquei com ele.

Agora fiquei com o scope e uma dúvida.

A tensão AC tem um seletor com as 4 posições:

100v - 90~110v

120v - 108~132v

220v - 198~242v

240v - 216~264v

Ele veio na posição 3, onde era usado em 220v. O dono falou que usava e o foco estava normal (será?). Aqui eu uso 110v e coloquei na posição 2 (120v). Será por isso o desajuste do foco? . Devo tentar colocar na posição 1 (100v)?

Link para o comentário

o ideal seria manter o botão de input de alimentação nessa posição e seguir pelo menos a rotina de ajustes do ponto 5.2 do manual, na pág. 17.

bom, eu sempre que compro um scope analógico, ele leva muito mimo, hehehe. eu sigo a rotina de calibração do manual, dentro do possível, claro. limpo e lubrifico switches, etc.

mas se for apenas para corrigir o foco, é fácil. se abrir o scope, eu aconselho pelo menos uma limpeza e verificar se há capacitores com mau aspecto, especialmente na fonte de alimentação.

outro aspecto importante é saber se o crt ainda tem bastante brilho e poupá-lo sempre ao máximo, usando apenas a intensidade necessária. a linha deve ficar bem fina e definida.

Link para o comentário

@Alex, Já abri ele e fiz uma limpeza (creio que nunca fizeram). Não vi nada de anormal por dentro, mas percebi que o problema não está no controle do foco. O problema está no controle Intensity, que não está atuando. Ao ligar ele, o traço vai aparecendo bem fino e quando estabiliza, fica bem mais grosso. Tentei uma regulagem neste controle e vi que o potenciômetro está com defeito. Amanhã vou trocar e ver o que dá.

Link para o comentário

qual o melhor:

esse

ou esse

em questão da frequência, vi em um tutorial antigo de motherboars para desktop que um de 30mhz era suficiente, mas então hoje em dia qual seria a indicada para equipamentos de informática? ouvi falar que deveria ser de 100mhz, qual seria então?

Link para o comentário

qual o melhor:

esse

ou esse

em questão da frequência, vi em um tutorial antigo de motherboars para desktop que um de 30mhz era suficiente, mas então hoje em dia qual seria a indicada para equipamentos de informática? ouvi falar que deveria ser de 100mhz, qual seria então?

aqui neste tópico tem muita informação, aconselho a sua leitura integral.

mas quanto às suas questões, o ideal é comprar um osciloscópio de bancada, como o do segundo link.

segundo sei, localmente, a farnell tem bons preços porque outros colegas compraram lá. os tektroniks e agilent/keysight parecem-me ser as melhores compras aí no brasil.

quanto a largura de banda/frequência, quanto mais melhor, de acordo com o seu orçamento, compre o que tiver a maior...

Link para o comentário

já vasculhei esse tópico e o forum mas não encontro informação das características ideais de um bom equipamento, de acordo com pesquisa de produtos constatei que o melhor custo benefício no Brasil são osciloscópios de 70Mhz, encontrei esses da farnel e estou aguardando eles informarem a forma de parcelamento pois parece que eles só aceitam mercado pago que cobra um jurus alto.

estou em dúvida qual a maior frenquencia encontrada na placa, e um motivo pratico para a melhor escolha, pois não adianta comprar e se arrepender depois.

Link para o comentário

já vasculhei esse tópico e o forum mas não encontro informação das características ideais de um bom equipamento, de acordo com pesquisa de produtos constatei que o melhor custo benefício no Brasil são osciloscópios de 70Mhz, encontrei esses da farnel e estou aguardando eles informarem a forma de parcelamento pois parece que eles só aceitam mercado pago que cobra um jurus alto.

estou em dúvida qual a maior frenquencia encontrada na placa, e um motivo pratico para a melhor escolha, pois não adianta comprar e se arrepender depois.

neste tópico são explicadas as 3 principais características a ter em conta quando compramos um osciloscópio: largura de banda, memória, taxa de amostragem. são aconselhados alguns modelos e as suas principais características. há tanta informação de base neste tópico e links de vídeos e sei lá mais o quê...

mas você quer é que lhe respondam que scope comprar. pois bem, compre um desses tektronix ou agilent/keysight se vai comprar localmente.

se quiser ver com precisão a frequência mais elevada encontrada numa placa, teria que vender os dois rins para comprar um scope que o permitisse e acho que não teria grande graça vê-la ligado a uma máquina hospitalar...

resumindo:

- scope de bancada, nada dessa porcaria usb;

- maior largura de banda que o nosso orçamento possa comprar;

- maior quantidade de memória que o nosso orçamento possa comprar;

- mínimo 1gsa/s. a partir daí, o que o nosso orçamento possa comprar.

sendo que, pelo que vejo, comprando localmente no Brasil, as melhores compras neste momento (março de 2015) são os agilent/keysight e os tektronix.

quem quiser comprar no exterior, pode postar que posso aconselhar outros modelos.

por favor, aconselho a leitura atenta deste tópico, que tem excelentes contribuições de vários colegas e merecem ser lidas antes de postarem dúvidas sobre o que já esteja aqui respondido.

obrigado.

Link para o comentário

eu não desmereceria os USBs, encontrei um de 200mhz por R$ 1.600, mas prefiro configurar pelos knobs e botões do que ficar clicando(Só por isso).

em relação a frequência acho q vc se engana pois só pq uma ddr2 tem especificação de 800mhz não quer dizer que o barramento trabalhe nesse valor.

irei verificar novamente todo o tópico e fazer mais algumas pesquisas(na web tbm tem dicas para escolher bem), ok.

obrigado.

Link para o comentário

Amigo

, dá uma lida no tópico desde o inicio que voce vai ver palavras minhas falando sobre scopes USB. Eu não tenho tanta experiência quanto o na área então você vai ver a opinião de um leigo falando sobre o assunto.

O scope USB funcionam direitinho mas achei um pouco mais lento que o físico e o modelo que comprei tem uma taxa de amostragem menor, que pode influenciar no resultado final mas o que mais me incomodou mesmo foi ter que depender do computador e para tudo você ter que ficar usando o mouse o que torna o processo muito incomodo. Entre você girar um botão e pressionar outro usando o mouse e indo diretamente no botão físico existe uma diferença enorme. Já tive alguns scopes e fui comentando deles aqui no tópico e hoje estou com um DSO5102P que é um modelo mais barato da Hantek de 2 canais e 100 MHz que tem me atendido bem.

Entre esses dois que você deixou o link no tópico e pela diferença de preço deles, eu não pensaria duas vezes e pegava o físico mas não no mercado livre que você indicou, pegava na farnell que está com preço melhor e estão comentando no tópico

Boa compra.

Link para o comentário

entendo sim de eletrônica mas de osciloscópio tenho uma noção teórica, vi alguns review e parecem ser bons, mas vamos deixar essa discussão pra lá e acrescentar informação relevante ao tópico. até+

, isso mesmo que quis dizer, já imagino o incomodo de ficar clicando nos botões giratórios, não que eu seja velho, pelo contrário, talvez um dia eu até tenha um, e até ocupa menos espaço se vc já tiver um computador na bancada, entrei em contato com a farnell faz dois dias mas eles não respondem, ai fica chato.

Link para o comentário

Amigo, cada ferramenta tem sua função específica.

O Multímetro tem as funções de voltímetro, amperímetro, capacímetro e alguns de frequencímetro e o osciloscópio tem função de frequencímetro e voltímetro mas cada um é usado para uma coisa diferente.

Tem muita gente que gosta de usar o osciloscópio para uso geral na bancada mas particularmente prefiro usar o multímetro porque é um equipamento mais barato e mais portátil e deixar o osciloscópio para quando precisar ver o formato da onda do sinal que é a função real do aparelho.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
ele substitui vários equipamentos, principalmente um frequencímetro, um osciloscópio DIGITAL faz quase tudo, porem diretamente ele não te mostra a capacitância ou indutância, mas sim com circuitos adicionados na prova que já é muito trabalhoso.
Link para o comentário

o osciloscópio tambem serve para verificar se um diodo esta deixando"escapar" uma dada frequência. ex um diodo pode estar com  um perfeito funcionamento  no multimetro mas pode apresentar como um "curto"a uma certa frequencia...

Acredito, mas posso estar errado, que esta situação não aconteça com um diodo.

Devido a sua forma de construção e material utilizado, o diodo tem sua curva de trabalho bem definida, sendo utilizado para a frequência para qual foi projetado.

Sendo assim ou ele estará em perfeito estado ou estará danificado.

Por favor, corrijam-me se estiver errado.

Link para o comentário

eu usava o frequencímetro testando direto na placa e sempre dava problemas quando eu ia medir diretamente na placas os cristais de 14mhz e 25mhz sempre dava uns valores lokos!!

comprei um testador de cristais que tem saída para o frequencímetro, daí então eu retiro o cristal da placa coloco no testador que testa pra ver se está oscilando, porém esse testador tem uma saída pro frequencímetro que mede os "herts" simples assim.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...