Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre Instrumentos de Medição (Multímetros, Osciloscópios e Frequencímetros)

Avalie este tópico:

colyveira

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Você conhece o fórum norte americano antiqueradios? Tem muita coisa boa por lá nesse sentido de coisas analogicas e antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,

Vou dar uma olhada. Bom falamos depois. Não digo amanhã que já são 02:30hs. Abs

Link para o comentário

, Bom dia. Tambem vou dar uma saidinha até logo mais.

Link para o comentário

,

Vamos por partes...

Nao me dedico a placas de Mac, mas como quase tudo neste ramo eu cheguei a estudar sobre a sua arquitetura e inclusive cheguei a consertar alguns mas realmente admito que nao tenho muita experiencia. Pórem.... mesmo tendo varios detahles diferentes, continua seguindo certos padroes, já que quem exige estes padroes é a arquitetura. Uma placa de Mac que utiliza um Core I3 de 3ra geracao vai ter que cumprir com as mesmas exigencias que qualquer outra placa que use este procesador.

Quanto ao gerador de sinais, sinceramente nao gosto muito deste tipo de ferramenta. Cito um exemplo:

Maquina com problema em chipset, nao chega a acionar as fontes S0.

Comparando com uma placa em bom estado, voce vai achar diferencias nos controladores das fontes, en diversos terminais do IO, na BIOS.....  Como o gerador de sinais pode ajudar a detectar que este chipset esta mau estado ?

Geradores de sinais sao uteis pelo que sei para uma linha de producao, aonde podemos encontrar os seguintes detalhes...

- Uma grande quantidade de placas iguais

- Técicos com uma capacitacao básica

- A possibilidade de adquirir os clips (ouvi falar que se utilizavam nestes aparelhos) para os integrados usados nesse projeto para possibilitar a medicao de varios pontos simultaneamente.

Lembro de um colega do fórum que conversou comigo e me disse que trabalhava em uma fabrica aonde usavam este tipo de equipamento.

Aqui na Argentina, sei que se baseiam em analise de consumos, inclusive tenho um diagrama de uma placa produzida aqui que veio direto de fabrica e conta com inumeras anotacoes do tipo.... Consumo X, verificar R123.

Convenhamos que além dos defeitos eletronicos que sao imprevisiveis, em uma fabrica ainda contamos com falhas que se tornam frequentes no setor de montagem SMD. Nestes casos comeco a achar mais sentido neste tipo de ferramenta.

De qualquer forma, já é sabido que neste meio muitas vezes "aprendemos" a trabalhar com alguma ferramenta X para suprir a necesidade de outra ou para camuflar a nossa propria falta de conhecimento. Nesse contexto talvez possa ser de grande utilidade para a pessoa que se adaptar ao recurso oferecido pela ferramenta.

Quanto à largura de banda do osciloscopio, acredito que 25 a 35Mhz esta bem longe de ser o ideal para uma placa de PC.  Um gerador de clock gera facilmente um FSB de 200Mhz, apenas para citar um exemplo.

O frequencimetro já permite verificar estes sinais de clock, mas nao permite que verifiquemos transferencia de dados.

O conjunto osciloscopio básico ( aquele ao qual possamos chegar) + frequencimetro chines 2.4GHZ pode ser uma boa saida para varios casos e certamente vai retornar o investimento com o tempo.

Link para o comentário

, Acho que voce está confundindo as idéias: Gerador de sinais, pelo menos aqui no Brasil é um aparelho que gera sinais: senoidais, quadrados triangulares e aleatórios conforme o aparelho. Isto que nós discutimos é um curve tracer ou como popularmente chamam de rastreador de defeitos. Este último apelido foi dado por uma tal de versis e este equipamento é baseado no velho e bom "huntron" desenhado para analisar e comparar curvas de circuitos eletronicos, claro, não se propondo a substiruir nenhum outro equipamento e sim, fazendo o trabalho a que foi destinado. Confesso que já tenho descoberto muitos problemas com ele que multímetros não conseguiram e quando digo multímetro digo fluke, agilent etc.

Link para o comentário

, Veja o que aconteceu com dois DMM e o curve tracer medindo um diod Zener com fuga:

Link para o comentário

Entao acho que interpretei mal.

Se nao estamos falando do Versis e Cia.... entao estamos falando daquela opcao que alguns osciloscopio possuem para a geracao de curvas na medicao de componentes ?

Essa ai pelo que eu sei pode ser util principalmente para achar fugas em componentes,  infelizmente nunca usei esta funcao. Lembro que quem gostava desta funcao era o

, se for isso, com certeza ele pode responder melhor do que eu.

Pórem no seu video (youtube.com/watch?v=BbLPW-MeE7I) voce compara a curva gerada por 2 placas diferentes, uma boa e outra ruim.... nao é isso que um versis faz ?

Link para o comentário

, Versis é apenas uma versão do huntron como todos os outros. O trabalho de todos os curve tracer é compara curvas de componentes e circuitos. Mas gerador de sinais aqui é o que lhe falei.

Link para o comentário

Realmente relendo as ultimas mensagens ha uma confusao na minha MP, realmente gerador de sinais é outra historia. Nao errei pelo idioma, mas por misturar as coisas mesmo  :)

Neste ponto do curve tracer posso pecar por falta de experiencia e por isso até é legal a nossa troca de comentarios, assim posso aprender mais sobre esta questao.

Gostei do seu video do diodo, e tal como estava escrevendo na hora que voce publicou, eu lembrava de ter ouvido de que a geracao de curvas para a medicao de componentes era muito legal para detectar fugas, exatamente como no seu video.

Repetindo também que esta opcao esta presente em diversos osciloscopios.

Pórem, acredito eu que no momento que voce mede um circuito integrado de uma placa e guarda essa curva para ser comparada com outra placa.... voltamos ao ponto de que fica meio inviavel para um tecnico comum e corrente.

Link para o comentário

Este meio de "comparacoes" tem sido recomendado em varios pontos. 

Lembro de comentários sobre guardar parte do protocolo SPI da BIOS para poder detectar uma BIOS ruim

Lembro de comentários sobre comparacoes sobre consumo

Lembro de comentários sobre comparacoes no protocolo LPC para detectar defeitos

E obviamente lembro das comparacoes das curvas provenientes das medicoes em terminais dos integrados.

Infelizmente nenhuma destas comparacoes me agrada.

O importante realmente é o técnico aumentar o seu rendimento, independente da ferramenta que ele utiliza.  No seu caso o curve tracer funcionou.... beleza !

Possivelmente para outras pessoas também vai funcionar, mas EU particularmente nao gosto muito desta ferramenta com a finalidade de comparacao de curvas entre uma placa e outra.

Link para o comentário

• Moderador Global

, me esclareça uma coisa, por favor.    Há 15 dias, achei seu anúncio no ML, inclusive assisti seu vídeo no Youtube, me interessei mas não adquiri naquele momento, deixei até o anúncio nos favoritos do ML.

A questão é: Pq a diferença de preço, há 15 dias, o valor era R$ 650,00!!

Link para o comentário

, Tudo certo amigo? Boa tarde. Rapaz aquele modelo eu já vendi para um amigo e ele é diferente, funciona pela porta line-in do sound card. Esse atual é USB e envolve muito mais trabalho e componentes. Mas eu já estou montando outro no valor que voce viu que na verdade ra 688,00 reais. Aguarde que essa semana ainda eu anuncio.

Link para o comentário

, Eu só fazia os que funcionam pela porta LINE-IN mas fui advertido que os notebooks estão saindo tudo em USB e infelizmente tive que avançar tambem.

Link para o comentário

, Boa tarde,

Agora vai ficar melhor ainda...

Link para o comentário

, Verdade, muito mais prático e rápido e tem mais uma boa notícia> os drivers já tem no windows nativamente.

Link para o comentário

• Moderador Global

, boa tarde!!   

Ah sim, entendo, apenas estranhei a diferença de preço, mas é perfeitamente aceitável já que sabemos q existe uma demanda de tempo, pesquisa, conhecimento e material, entre outros.

Só gostaria de salientar que um preço acessível, com certeza, irá gerar uma maior procura, ainda mais quando tratamos desse assunto num Fórum onde o cerne é o compartilhamento.    Vou aguardar esse outro q está montando, quem sabe dessa vez eu compro.  kkkkkkk

Abraços

Link para o comentário

, É fio. O negócio aqui para mim é pesado, sou eu sozinho para tudo: Tv, Pc, notebook, audio e a montagem do equipamento. Mas fica frio que monto um para você no capricho.

Link para o comentário

, Dá uma olhadinha aí e vê o que um transistor e'capaz de fazer pra deixar um doidão kkkkkkkk!

Link para o comentário

, Kkkkkkkkkkk tem dia que eles se revoltam com o trabalho!!

Link para o comentário

quanto ao projeto seria interessante a uns 15 anos atras rsrsrs hoje os datasheets estão à solta aí é para tese de ganho tem este bendito aparelho que fala qual a pinagem, qual o tipo, e qual o ganho com um simples toque.

Testador Medidor De Esr E Componentes Electrónicos Lcr - T3

Link para o comentário

,  Mas datasheet é no papel, já peguei zilhões de transistores que dizem ter ganh X e quando voce olha ta morto. As coisas andaram uma na contra mão da outra: O mundo ta cheio de datasheets e ao mesmo tempo cheio de componentes fake, tudo chines kkkkkkk!! E aqueles testes de ganho de forma estática até os multimetros analógicos medem (Isso se você se refere ao traçador de curvas dos transistores do video ai) Só que esse aí obriga o Tr a funcionar e amplificar uma onda dente de serra ou rampa como é mais conhecida aí é claro que o negócio é mais dinamico. O negócio aí é tão diferente que se voce errar e colocar um npn no lugar de um pnp vai ver um efeito especial muito bacana em forma de fumaça kkkkkkkkkk!! Abraço.

Link para o comentário

, Tu já viu o preço de um curve tracer da tektronix?

Link para o comentário

, Eu tenho um equipamento desse que você mostrou o link e é muito bacana mesmo. Só que como eu sou das antigas gosto mesmo é de ver

o negócio garantido. Transistor e político não tem diferença pode crer.

Link para o comentário

, Eu to querendo um projeto de curve tracer para mosfet agora.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...