Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte bomba! Essa consegue estragar seu note fácilmente.

Avalie este tópico:

BetoWender

Posts em destaque

Bom, esse é meu primeiro comentário aqui. Não sou de participar de fóruns.

Peço desculpas se estou fazendo algo errado na forma de citar.

Sou eletrônico industrial há 16 anos. Trabalho com eletrônica, automação e eletricidade.

Já comprei e utilizei três fontes desse mesmo fabricante e modelo.

Quero deixar claro aqui que, não tenho loja e não vendo peças. Então, não quero defender esta fonte ou contrariar outros posts, apenas preciso dizer que todas estão até hoje funcionando bem.

Nenhuma com tensões ou correntes fora do valor nominal.

O problema grave, em minha opinião, é o local da chave seletora de voltagem e o tipo empregado.

Não há nenhuma proteção contra uma mudança involuntária. Qualquer batida de pé ou num cantinho de parede ou uma quina no chão e "kabum", ocorreu à mudança de tensão. Aí, nesse caso, a probabilidade de você danificar o equipamento é MUITO grande.

De qualquer forma, o alerta quanto às tensões é de extrema utilidade. Agora vou medir antes de repassar ao cliente.

Um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 170
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

• 1 mês depois...

Fonte ruim, tem outras que também a exemplo desta, as tal de FONTES UNIVERSAIS BAK também fazem essa façanha de mandar quase 40V na saída, só fazer um teste básico:

Medidor/Multi-teste no plug antes de conectar no notebook, remover cabo de energia da tomada, ao conecta-lo novamente a energia a tensão de saída em um carregador bom, tende a se manter estável não ultrapassando 2 a 3 volts para mais ou a menos até estabilizar na tensão correta, EX:19V... 20V que marcam na "etiqueta ou chave reguladora de saída de tensão no caso dos universais".

Fica a dica também.

Comecei a reparar isto após um cliente com um ITAUTEC que quebrou o cabo da fonte, entrou em curto e condenou a fonte, cliente quis economizar alguns trocados comprando uma fonte "automatica" da propria marca BAK, resultado, notebook sucateado, inúmeros componentes carbonizados.

Esse crime não compensa = Barato saiu caro.

Mesmo com a chave seletora "setada, fixada" em determinado ponto, os fabricantes para economizar utilizam capacitores de marca "xing ruim",

funcionar, funcionam, até o dia em que se depara com problema, abrir ela

e verificar a má construção a que foi exposto causando riscos de danos

durante o uso.

Post editado para juntar duas mensagens.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, não faça posts consecutivos.

Link para o comentário

peguei um notebook sti is 1462 com o adaptador colado no jack não teve como tira o adaptador pois o mesmo tava torrado o cliente relatou que a fonte original havia queimado e comprou um importado desses depois que ele começou a usar o notebook começou a esquenta mais do normal depois de um mês a bateria foi pro brejo por ultimo aconteceu do adaptador fica torrado no jack fiz a troca do jack troquei a bateria o carregador e nunca mais esse cliente vai compra essa porcaria de carregador importado

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Como regra geral, eu não indico nenhuma que não seja específica para o equipamento. Quando tenho que substituir fontes, sempre indico e revendo as que já tem a tensão de saída especificada para o notebook. Já perdi as contas dos problemas causados pelas fontes universais (automáticas ou não).

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

:P essa bomba ou fonte bomba é realmente terrivel lendo o topico hoje lembrei-me de um caso ocorrido comigo.

DC in de um note acer totalmente torrado, o mesmo veio a oficina sem a fonte solicitei ao cliente a fonte (carregador) apresentando me uma b%$7@ dessas, me deparei com a saida da mesma soltando 48 volts, resultado final para o cliente quase 1000,00 de prejuiso por uso de uma fonte lixo dessas, aqui na minha cidade vendem essas bomba por 85,00 90% do valor de um de boa qualidade, qual a vantaguem de usar isso, economizar 20 reais.

parabens o forun ta show, :)

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Realmente essa fonte é um problema se não souber usar a chave seletora, ou inverter o encaixo dos conectores (isso sem contar caso ela caia, ou com a velhice, as voltagens na saída dobram...)

Estou há quase 2 anos com um Notebook no Laboratório tentando reparo por causa de uma fonte igualzinha a essa da foto que tenho na bancada pra ligar os Notes dos clientes que não enviam as fontes...

Veja meu tópico com 55 respostas e 8189 vizualizações por causa dessa "Bomba" ==>

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Sem querer fazer propaganda ... Afinal não ganho comissão por isso (rs) ... Tenho usado fontes POWER, agora distribuído pela Mymax, há um bom tempo e sem problemas. As tensões são as escolhidas. É difícil ter uma fonte para cada modelo de cada aparelho que aparece para ser testado e consertado.

Essas com case de metal já condenei várias por estarem oxidadas por dentro.

Link para o comentário

Certa vez um cliente meu estava usando uma dessas que você seleciona a voltagem no netbook dele...

O netbook acho que era 20v e ele estava em 19v ou 18v

Com o netbook conectado a fonte e ligado, ele viu que estava na voltagem errada e trocou (com o netbook ligado)

Conclusão? Torrou tudo, sem conserto rs :-\

Link para o comentário

Cada caso é um caso, mais o principal é fazer exatamente isso, medir a tensão de saida, eu utilizo uma que marca exatamente 0,6 a mais que a tensão selecionada, por exemplo 19 v, marca 19,6v, com 18v ela marca 18,6v em ambas as tensões o notebook funciona perfeitamente porem prefiro usar com 18v .

Agora eu pergunto pra voce, cade o sistema de proteção de sobrecarga do notebook para impedir que ele receba mais de 20v, pra ele não fritar como ocorreu ???

Link para o comentário

Agora eu pergunto pra voce' date=' cade o sistema de proteção de sobrecarga do notebook para impedir que ele receba mais de 20v, pra ele não fritar como ocorreu [img']
[/img]
Concordo em partes com vc, com certeza um note tem que ter um sistema mesmo que simples de proteção, mas por questao de custo e espaço na placa-mae, eles não implementam esse circuito, no maximo eles tem um diodo pra proteger de inversão de polaridade. É que os fabricantes nunca vão imaginar que seus usuarios usem fontes tão porcarias, é a mesma coisa de vc abastecer uma camionte a gasolina com diesel (acredite acontecer muito isso, e o contrario tambem), e depois reclamar que o fabricante não tem um sistema pra evitar isso.
Link para o comentário

Infelizmente esse tipo de produto é comercializado sem o mínimo de qualidade. O usuário final, sem a devido conhecimento sobre o componente, acaba comprando uma fonte dessas em qualquer esquina (já vi a venda até em ambulantes).

Semana passada recebi um notebook que parou ligar. Quando fui testar a tal fonte universal utilizada no notebook percebi que mesmo chaveada em 18V, fornecia 24V.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Parabéns ao criador desse tópico ! Certa vez peguei o note de um cliente e coloquei uma fonte dessa que simplesmente queimou a tela e o conector flat da tela.

Ps. Existe alguma fonte universal confiável  ?

O único tipo de fonte "universal" confiável que conheço é a nossa velha fonte de bancada assimétrica. Funciona em todos os equipamentos fornecendo energia de qualidade e com estabilidade.

As outras, faz um balaio e joga no mato. Aliás, no mato não que vai poluir o meio ambiente. Joga no incinerador mesmo.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...