Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dm4 6050a24024001 mb ao2 oq é o q2?

Avalie este tópico:

Harvorax

Posts em destaque

6050a24024001 mb ao2

dm4

ele liga e n gera imagem.

olhando a placa vi o q2 torradinho

removi o q2, agora n sei q tipo de transistor é esse

no pino do meio tem zero de tensao, ja nos 2 em paralelo há 3v nota-se um resistor em serie com os 2 pino, esse resistor é de 200k medido sem remover na placa

eu descobrindo o emissor eu poderia ligar um curto no coletor pra testar?

n tenho esse esquema eletrico, ja fiz o pedido no forum, mas infelizmente n tem.

pode ate ter mais coisas com prolema nessa placa oq pode acabar tornando inviavel o reparo ja q n tem esquema pra seguir.

o pino do meio vai pro conector da tela pega os pinos 1 e 2.

eu suspeito q se puder fazer o jump seria do pino de baixo para o pino do centro q seria emisso [e coletor

vou fazer uma visita volto mais tarde

obrigad

dm4.jpg.387c9e4acac1ec36441440a7ebbf923c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isto é uma suposição e não uma certeza, mas eu acho que esse componente deve ser um mosfet de canal p... e o resistor está entre o source e o gate. há algum outro transístor por perto? supostamente deve ser um mosfet de canal n e o seu gate deve dar continuidade com o gate do que queimou... se houver, meça ele também.

o note dá imagem no monitor externo? já mediu todo conector lcm?

os pinos 1 e 2 mostram curto?

se for problema só neste circuito é mais fácil de resolver. se o mosfet queimou porque não há sinal de lcmvcc_enable, aí a análise complica.

mas deixo um conselho, se quiser aceitar: dentro dos possíveis, comece gradualmente a libertar-se do esquema.

Link para o comentário

Com essa resistência aí eu apostaria num Bipolar.

Que região é essa?

Pela serigrafia Q2 vê-se que não faz parte de nenhum circuito de carga senão seria PQ2, sendo apenas Q2 e tendo essa resistência entre o colector e o emissor, se tiver um condensador na linha então definitivamente será um bipolar e a função será a de eliminar a passagem da componente de componentes a.c. numa linha que transporta um sinal d.c. desacoplando os sinais parasitas.

Quais são os componentes desa linha?

Link para o comentário

Parece ser um bipolar tipo DTC144 ou um MOSFET tipo  2N7002. Há uma data destes em cadeia na parte que faz ligar e desligar o backlight do LCD. Vê o esquema de um portátil parecido e vê os outros transistores ligados a esse queimado, assim poderas eventualmente adivinhar qual era. Podes postar uma foto da area a volta do transistor queimado para vermos os outros transistores?

Link para o comentário

Pode tentar ver então na tela onde é que os pinos 1 e 2 do conector da board ligam? Se calhar o pinout/datasheet do LCD é fácil de encontrar e assim fazemos uma ideea se este transistor queimado estava na alimentação VCC +3V da tela ou comutava o backlight, etc.

pinos 1 e 2, alimentação VCC +3V da tela

Link para o comentário

removi o resistor 198k pode falar 200k

removendo o resistor o pino 3 ficou sem os 3v

somente o pino 2 com 3v

entao posso afirmar q o pino 1 q vai pra tela é o emissor.

o pino 2 seria o coletor.

e o pino 3 seria a base pq recebe menas corrente por conta do resistor

e a trilha do pino 3 morre num capacitor de descarga.

entao posso afirmar q ele é um npn com as características postadas na foto.

alguem discorda? cou dar um tempo para fazer o teste

dm4.jpg.88523d1c2b6637c4e556047df7d09f79.jpg

Link para o comentário

amigo esse cara ai é um fet normalmente 30v 5 a 6A basta saber se é tip P ou N, se tiver sucata ai a placa do dv5 qt8 o Q1 é o AO3404 Tipo N no HP G42 AX1 ele é o Q3 veridique curto na linha dos 3.3v da tela pode ejetar a tensão e ver se ja funciona tudo certo ok .

opa esse cara ai é tipo P olha aqui ele em um caso resolvido meu rey.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

valew....

Link para o comentário

obrigado aos q ajudaram, mas ainda n foi resolvido

coloquei esse mosfet

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

e infelizmente ainda n resolveu

a tensao esta presente no g e no s, mas n vai para o dreno

notei q dreno recebeu tensao um tempo mas parou logo logo.

segui o conselho do amigo referente ao post

peguei esse mosfet de um dv4

vou para o curso, e mais tarde volto e tento novamente com outro mosfet.

ps: o mosfet foi testado antes de colocar e esta devidamente polarizado ativando e desativando.

removido o mosfet

ele esta ativando e desativando e conduzindo normalmente, quando desativado conduzindo como um diodo

Link para o comentário

é, o colega robertoes falou o que eu queria dizer mais tarde e merece joinha 8)...

é que eu acho que se estivermos muito preocupados com o mosfet não vemos mais à frente. o que interessa mais neste momento é fazer com que cheguem os 3V aos pinos 1 e 2 e resolver isso depois, por isso queria que o harvorax verificasse se havia curto nessa trilha, porque ia sugerir o que o robertoes fez, que foi injectar a tensão.

esse mosfet está, como vocês chamam, em estado de corte, porque para chavear, não pode ter os 3V no gate. só não sei se é pau no circuito ou talvez a falta do sinal vcc_en, que seria necessário para chavear o mosfet danificado...

ou seja, para quem está um pouco perdido no tópico, claro que posso estar enganado, mas eu acho que o q2 da placa do harvorax faz o mesmo que o q15 do circuito que postei.

Link para o comentário

esse mosfet está, como vocês chamam, em estado de corte, porque para chavear, não pode ter os 3V no gate. só não sei se é pau no circuito ou talvez a falta do sinal vcc_en, que seria necessário para chavear o mosfet danificado...

ou seja, para quem está um pouco perdido no tópico, claro que posso estar enganado, mas eu acho que o q2 da placa do harvorax faz o mesmo que o q15 do circuito que postei.

Nasix amigo isso mesmo que falou, e faz o mesmo que o o Q15 do seu circuito sim. mesma coisa dita de formas diferentes ... merece ser joidado tbm .. valew.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...