Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo Premim 71R-J14IM6-T811 - não liga

Avalie este tópico:

prcalemao

Posts em destaque

Bom dia Amigos, estou com esse notebook positivo que chegou sem sinal de vida, na placa tenho as tensões de 3.3v e 5 v presentes, e no bt power tenho os 9v que zera ao pressionar, aparentemente esta ok, tenho a tensão de 3.3 v presente na bios, onde fiz a regravação da mesma, efetuei a troca do SIO pq não encontrei sinal no pino 11, mas tb não tive sucesso

Editado: por prcalemao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prcalemao pinos 3 e 74 do sio mano! Afira eles dois. Pino 11 só com a maquina ligada! O sio é alimento nesses pinos em standby. 

Pode ta aferindo os mosfet de transferência da pag. 29 do esquema quando pressiona o power! Veja se os sinais ta chegando e as tensões passando?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário

2 horas atrás, Leonildo disse:

@prcalemao pinos 3 e 74 do sio mano! Afira eles dois. Pino 11 só com a maquina ligada! O sio é alimento nesses pinos em standby. 

Pode ta aferindo os mosfet de transferência da pag. 29 do esquema quando pressiona o power! Veja se os sinais ta chegando e as tensões passando?

sim os Pinos 3 e 74 tem 3.3v, o 11 nem apertando power

os mosfets da pg29 Q39, Q40, Q29 e Q34 tem tensão somente nos Dreno, apertando power não aparece tensão no source e Gate deles, o Q58 não tem tensão nenhuma

o U14 esta ok

Link para o comentário

@prcalemao O q40 é pra ter os +5VA no pino 8! Quando você pressionar o power o sinal +3.3VS_ON vai chegar na base do Q24 para desfazer o divisor formado por R186+R180 e com isso deixar o Q27 em corte, para que VIN chegue no gate do Q40, a tensão de +5VA vai passar para o source pino 1. Essa tensão  3.3VS_ON_HV que é a mesma tensão de VIN vai chegar no gate do Q29 para que a tensão de +3.3VA pesse a se chamar +3.3VS. 

Link para o comentário

54 minutos atrás, Leonildo disse:

@prcalemao O q40 é pra ter os +5VA no pino 8! Quando você pressionar o power o sinal +3.3VS_ON vai chegar na base do Q24 para aterrar o R186 e deixar o q27 em corte para que VIN chegue no gate do Q40. Essa tensão  3VS_ON_HV vai chegar no gate do Q34 para que a tensão de +3.3VA pesse a se chamar +3.3V. A mesma coisa com a tensão de +5VA. 

o Q40 tem 5v nos pinos 5 ao 8

Link para o comentário

@prcalemao teve um erro no meu post acima que já corrigir! A a tensão 3.3VS_ON_HV chega no gate do Q29 e não no gate do Q34 como mencionei acima. No gate do Q34 chega 5V_ON_HV quando o sinal +5V_ON for enviado. O primeiro sinal que é enviado pelo I/O é +3.3VS_ON que libera as tensões de VS.  +5/3.3vs! Foi mal eu troquei as coisas...

Quando esse sinal +3.3VS_ON chegar na base do Q24 as tensões +3/5VA vai ser +3/5VS.

@prcalemao peço desculpas pelo erro acima. E peço também que leia novamente pois editei o post! 

Link para o comentário

Em 19/08/2020 às 18:55, Leonildo disse:

@prcalemao teve um erro no meu post acima que já corrigir! A a tensão 3.3VS_ON_HV chega no gate do Q29 e não no gate do Q34 como mencionei acima. No gate do Q34 chega 5V_ON_HV quando o sinal +5V_ON for enviado. O primeiro sinal que é enviado pelo I/O é +3.3VS_ON que libera as tensões de VS.  +5/3.3vs! Foi mal eu troquei as coisas...

Quando esse sinal +3.3VS_ON chegar na base do Q24 as tensões +3/5VA vai ser +3/5VS.

@prcalemao peço desculpas pelo erro acima. E peço também que leia novamente pois editei o post! 

amigo precisa se desculpar não...... mas o problema esta em chegar a tensão 3.3VS_ON_HV no gate do Q29 , mesmo apertando power não libera,

No pino 107 do SIO não esta liberado o tensão de 3.3v, apesar de ter efetuado a troca dele pode ser ele ainda pq esse SIO tirei de outra placa sucata onde o problema dela era ligar sem imagem

Link para o comentário

4 horas atrás, prcalemao disse:

3.3VS_ON_HV

Fiquei meio enrolado na explicação acima mas vamos retomar o raciocínio. Essa tensão 3.3VS_ON_HV é a mesma tensão VIN! Se não ta chegando tensão no gate do Q29 deve ser por quer o Q27 ainda ta aterrando a tensão VIN. O divisor só vai ser desfeito quando o sinal +3.3VS_ON chegar na base do Q24! Revisa todos os pinos novamente e veja se ficou algum com solda fria? 

Link para o comentário

3 horas atrás, Leonildo disse:

Fiquei meio enrolado na explicação acima mas vamos retomar o raciocínio. Essa tensão 3.3VS_ON_HV é mesma tensão VIN! Se não ta chegando tensão no gate do Q29 deve ser por quer o Q27 ainda ta aterrando a tensão VIN. O divisor só vai ser desfeito quando o sinal +3.3VS_ON chegar na base do Q24! Revisa todos os pinos novamente e veja se ficou algum com solda fria? 

rsrsrs ficou meio confuso né... eu quis dizer que esse SIO que esta na placa agora eu tirei de outra placa que ligava e não tinha img, então não tenho tanta certeza se ele esta bom

mas revisei todos pinos e esta tudo ok, agora estou sem rumo rsrsrsrs

Link para o comentário

7 minutos atrás, Leonildo disse:

@prcalemao não repara isso não? Eu tem horas que dou uma viajada....Mas o importante é ajudar na medida do possível! 

O power zera ok! Mas veja se o sinal PWRSW ta chegando no pino 125 do I/O? 

se apertar o Bt power a tensão de 9.5v zera e no pino 125 do I/O chega 2.6v, e não muda nada ao apertar power

Link para o comentário

2 minutos atrás, prcalemao disse:

se apertar o Bt power a tensão de 9.5v zera

Ta correto! 

3 minutos atrás, prcalemao disse:

e no pino 125 do I/O chega 2.6v, e não muda nada

Agora esse valor eu acho que deveria ser 3.3v! Ao passar pelo R161 (pull-up) de baixa resistência não era pra ter essa queda de tensão toda não ou nenhuma.  Faz a troca dele pra ver o que vai mudar? 

Link para o comentário

2 horas atrás, Leonildo disse:

Ta correto! 

Agora esse valor eu acho que deveria ser 3.3v! Ao passar pelo R161 (pull-up) de baixa resistência não era pra ter essa queda de tensão toda não ou nenhuma.  Faz a troca dele pra ver o que vai mudar? 

efetuei a troca do R161 mas não mudou, de um lado ele tem 3.3 ao pressionar o BT power o outro lado aparece e ao soltar o BT a tensão volta pra zero

Link para o comentário

@prcalemao troca o Q17 pois com 9,5V no gate ele deveria está aterrando a tensão que passa pelo R161, ou seja, o pino 125 do SIO antes de pressionar o power tem que ter 0V e no momento que vc pressionar o power o Q17 tem que entrar em corte, deixando de aterrar a tensão de 3,3V que chegará no pino 125 do SIO. Ao liberar o power, a tensão no pino 125 do SIO volta a 0V, assim o SIO entenderá que o power foi pressionado.

Editado: por master7
Link para o comentário

@Leonildo @master7  bom dia amigos.... no pino 125 do I/O na maioria das vezes ao plugar a fonte já tem presente 2.6v as vezes ao plugar ele fica zero e derrepente aparece sozinho a tensão de2.6v nem precisando apertar power, o estranho é que agora começou acender o led da USB, mas não tem consumo nenhum a fonte, efetuei a troca do R161 e do Q17.

No pino 125 do I/O era pra ter voltagem somente qdo apertar power ?

Link para o comentário

52 minutos atrás, prcalemao disse:

No pino 125 do I/O era pra ter voltagem somente qdo apertar power

@prcalemao exatamente! Em modo standby o Q17 vai aterrar a tensão de 3.3v, o divisor vai manter o Q17 saturada com 9.5v no gate! Quando você pressionar o power, o divisor vai ser desfeito e o gate do Q17 vai ficar em 0v e o mesmo vai ficar em corte, e a tensão de 3.3v vai chegar no pino 125 do I/O. 

Chave fechada = 3.3v no pino 125

Chave aberta = 0v pino 125

• Joinha 1
Link para o comentário

15 minutos atrás, Leonildo disse:

@prcalemao verifica se você ta no pino correto? Essa tensão PWRSW tem via direta do R161 para o pino 125 do I/O. Não tem outra malha conectada com o pino 125. 

Anotação 2020-08-24 163319.png

Pior que estou medindo o pino certo, vou ver se acho outro I/O pra troca, pq não era pra ter tensão nenhuma no pino 125 como vc falou, era pra aparecer 3v ao pressionar e ficar 0v ao soltar o BT

• Joinha 1
Link para o comentário

@prcalemao 

Em 25/08/2020 às 18:21, prcalemao disse:

o pino 125 só de plugar a fonte tem a tensão de 2.5v

Mas isso é que ta estranho. Essa tensão só vai existir nesse pino quando você pressionar o power. No momento que você plugar o carregador você vai ter o divisor aterrando o resistor e os 3.3v não vai chegar nesse pino. Só vai chegar quando você pressionar o power. Outra que o pino 107 do I/O também tem que sair uma tensão de 3.3v! Tem que rever todos esses pontos...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...