Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Transformador 5KVA consumindo 3A em aberto

Avalie este tópico:

Harvorax

Posts em destaque

Pessoal, comprei um transformador chegou ontem 27/01/2021

Esse transformador esta funcionando em 127/220 por agora.

So que alimentando o primário e o secundário em aberto ele consome 3A, 2,5A ou seja so de fica ligado na tomada ele consome quase 400w/h de potencia.

Eu sei q ele deveria consumir um pouco mas achei demais, então antes de reclamar ou pedir para devolver o produto queria tirar duvida com alguém aqui.

Inclusive ele esquenta muito mesmo n tendo nada ligado a ele tendo em vista esse consumo de 400w ne =x

O trafo é de 5000VA

Ja testei com equipamentos ligado a ele se o equipamento consome 5a ele puxa os 5a blz mas sem consumo volta bebe 3a ta um beberão.

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas,

é normal o transformador consumir um pouco de potência em aberto. Mas, ter 3 amperes circulando por ele não quer dizer necessariamente que ele esteja consumindo 3 amperes.

Por ser uma carga indutiva, a corrente tem uma defasagem em relação à tensão. Parte da energia que ele exige durante um semiciclo ele acaba 'devolvendo' quando a polaridade se inverte. 

Se quiser entender melhor, dê uma pesquisada sobre fator de potência em cargas indutivas. 

Em corrente alternada, quando o fator de potência não é igual a 1, a potência real é diferente da potência aparente. A potência aparente é uma soma vetorial da potência real (medida em watts) com a potência reativa (medida em VA). 

Para resumir:

spacer.pngimage.png.ee5adea9d88674c1e44b26613dfb7dec.png

O que o seu amperímetro mede é a altura total (pois não considera a tensão instantânea.. a corrente pode ser 3 amperes quando a tensão for zero, o que dá zero watts), mas o que o relógio de luz mede é só a altura do chopp, sem considerar a espuma. 

Quer ver essa medida de corrente em vazio do transformador diminuir? Coloque um capacitor de ventilador de teto em paralelo com o primário. O amperímetro vai medir uma corrente menor, mas a potência consumida permanecerá a mesma, você está apenas aumentando o fator de potência. 

Em residências a potência reativa não é cobrada pela distribuidora de energia. Mas em instalações grandes, como fábricas, a distribuidora cobra uma taxa adicional, porque essa potência reativa (que é exigida, mas não consumida) sobrecarrega a rede de distribuição. Por isso é comum se usar bancos de capacitores para corrigir o fator de potência em cargas indutivas de grande porte (como máquinas com motores de indução de alta potência). Em algumas instalações, se usa um sistema de correção de fator de potência 'inteligente', que monitora constantemente a diferença entre a potência aparente e a real, e ativa e desativa bancos de capacitores para manter as duas o mais próximas possível (o que diminui a cobrança por potência reativa).

Editado: por zazulak
  • Joinha 3
Link para o comentário

@zazulak gosto do seu bom-humor e ótimas analises! Esse exemplo é muito bom para ser discutido em outras mesas também...hahaha 

Eu comprei um desses pela net e esquentava muito pouco sem nada nele. O aquecimento aumentava muito quando ligava algo nele. Não estou mas com ele, vendi para um amigo! Estranhei com esse aquecimento no inicio, deixava ele em lugar ventilado pois esquentava muito!

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário

@zazulak Compreendido o amperímetro mede a corrente aparente ou seja total, como o indutor é uma carga quase ou totalmente indutiva esses 3 amperes eu não pago por ele no modo residencia, não no total, seria mais uma preocupação da industria. Mas como ele esquenta a ponto de queimar a mão  tem potencia ativa gasta ali acredito eu q ainda assim seja normal, pois esses trafos vendido para a area residenciais realmente não sao de alto desempenho como os industriais.

Nos estudos que fiz, as correntes de fuga e magnetizantes seria considerado praticamente desprezíveis, mas me assustei ao ver ele esquentando tanto ao vivo.

Digo na intenção de uma pessoa precisa utilizar 24horas um trafo desse, vai muita grana pro ralo.... 

Lmebrando que o meu é de 5kva entao quanto mais potencia ele tem mais ele vai gasta em aberto.... snif

Editado: por Harvorax
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...