Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise ECS h61h2-m2 / POS EIH61 / liga, desliga sem imagem

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Essa placa liga, gira o fan gira, não gera imagem e após 30seg a placa desliga e volta a ligar, ficando nesse loop.

 

Oque já foi feito:

 

Encontrei o par de mosfets mf11 (apm2518n) de alta e mf12 (apm2558n) de baixa, ambos em curto, retirei eles da placa e o curto sumiu. Verificando os pulsos no gate desses fets não tem nenhum sinal, medi o pino 2 do ci driver rt9612b e tbm não está chegando pwm nele, retirei o rt9612b da placa na duvida se ele estava com defeito mas mesmo assim sem pwm nessa linha, pode ser a saída AU1_PWMA do RT8859M que está com defeito. No momento que a placa fica ligada as demais fases estão funcionando normalmente, pulsos pwm, e tensão do vcore medindo 1.047v.

 

1625252249580.thumb.jpg.892ed2fd85104c7d08a79df287085cb7.jpg 

 

 1625252249655.thumb.jpg.74e6dc20c5d2feb68013979408ec75ef.jpg

 

1625252249722.thumb.jpg.79e36b78d7ea45ff56c3468795f3e6dd.jpg  

 

1625252249686.thumb.jpg.e5c2a8afb6afec75a464049b95168803.jpg

Editado: por Dionatha Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Dionatha Alves alterou o título para Placa mãe POS EIH61 (ecs h61h2-m2) / liga e desliga

@Dionatha Alves o que eu conseguir entender sobre o funcionamento desse integrado U17, é que ele só vai enviar pwm nos gates desses mosfet quando ele receber alimentação claro! O pino boot vai subir tensao para ajudar no chaveamento do mosfet de alta e pwma no pino 2! Pino 2 recebe pulso pwm para chavear os mosfet. Eu acho que isso! 

Mas como está as outras fontes antes dessa? Vc pode postar as tensoes das bobinas quando a placa fica em loop?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Dionatha Alves disse:

o pino 2 do ci driver rt9612b e tbm não está chegando pwm nele,

Isso mesmo...Deveria ter pulsos nesse pino. @Dionatha Alves nao tenho moral pra falar sobre calibragem de oscisloscopio de ninguém porque adquirir o meu a pouco tempo e estou aprendendo ainda. Mas me parece que o seu nao está apresentando os quadrados perfeito e isso pode confundir com ruídos? Tem que trigar para ficar quadrados perfeito é isso? ;D

 

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dionatha Alves 

Todos esses sinais sao dos drivers que acionam o gates dos mosfet da linha do vcore. E vcore vc disse que está subindo.

AU1_PWM1

AU1_PWM3

AU1_PWM2

AU1_PWM4

Esse outro aqui AU1_PWMA saí do pino 37 do PWM2. Vc quer da uma analisada nos circuitos do inicio do start?

Pode ser algum regulador que nao tem bobina na linha que pode está provocando o loop, ou alguma tensao transferida que nao passa... Esse VAXG já lá no fim do start.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leonildo disse:

@Dionatha Alves o que eu conseguir entender sobre o funcionamento desse integrado U17, é que ele só vai enviar pwm nos gates desses mosfet quando ele receber alimentação claro! O pino boot vai subir tensao para ajudar no chaveamento do mosfet de alta e pwma no pino 2! Pino 2 recebe pulso pwm para chavear os mosfet. Eu acho que isso! 

Mas como está as outras fontes antes dessa? Vc pode postar as tensoes das bobinas quando a placa fica em loop?

As outras fontes estão aparentemente oks, todas com tensões normais ao que pude medir, no caso a fonte antes dessa que está com problema seria o 12v mesmo. 

o pulso AU1_PWMA não está saindo do pino 37 do ci pwm RT8859M, vou colocar outros mosfets equivalentes no lugar pra ver se surge algo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leonildo disse:

Isso mesmo...Deveria ter pulsos nesse pino. @Dionatha Alves nao tenho mora pra falar sobre calibragem de oscisloscopio de ninguém porque adquirir o meu a pouco tempo e estou aprendendo ainda. Mas me parece que o seu nao está apresentando os quadrados perfeito e isso pode confundir com ruídos? Tem que trigar para ficar quadrados perfeito é isso? ;D

 

Sobre os quadrados estarem tortos, até realizei a calibragem do aparelho, então acredito que seja calibragem da ponta de prova, esse osciloscópio chegou ontem tô treinando nele ainda :) 

O trigger é usado pra travar a forma de onda na tela, tipo pra onda não ficar correndo pra lá e pra cá.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonildo disse:

@Dionatha Alves 

Todos esses sinais sao dos drivers que acionam o gates dos mosfet da linha do vcore. E vcore vc disse que está subindo.

AU1_PWM1

AU1_PWM3

AU1_PWM2

AU1_PWM4

Esse outro aqui AU1_PWMA saí do pino 37 do PWM2. Vc quer da uma analisada nos circuitos do inicio do start?

Pode ser algum regulador que nao tem bobina na linha que pode está provocando o loop, ou alguma tensao transferida que nao passa... Esse VAXG já lá no fim do start.

Sim todos os pwms do vcore, inclusive a tensão estão ok,  apenas o sinal AU1_PWMA que é da linha dos fets que queimaram não aparece, mas vou colocar fets bons novamente pra ver se aparece algo, caso não podemos dizer que o pwm2 ta ruim né?

 

3 horas atrás, Leonildo disse:

@Dionatha Alves 

Esse outro aqui AU1_PWMA saí do pino 37 do PWM2. Vc quer da uma analisada nos circuitos do inicio do start?

Pode ser algum regulador que nao tem bobina na linha que pode está provocando o loop, ou alguma tensao transferida que nao passa... Esse VAXG já lá no fim do start.

Podemos analisar sim, mas no caso de surgir vcore e tensão de memoria a seqüência de start não estaria correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Dionatha Alves disse:

Podemos analisar sim, mas no caso de surgir vcore e tensão de memoria a seqüência de start não estaria correta?

Bom dia! Sim, mas como a placa liga e desliga sem vídeo, pode ser que os sinais pgood estão sendo enviado informando que as fontes estão ok, mas suponhamos que um mosfet que faz a transferência de alguma tensão não esteja trabalhando corretamente e por causa disso possa acarretar esse liga e desliga. Exemplo isso! As memórias não recebem só uma alimentação, ela recebe uma tensão de referência vref que é a metade da alimentação principal. Parece que chega 3.3v também no slot. Depois vejo no esquema. Esse é o meu pensamento e possa está errado então, vamos analisar e realizar todos os teste. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Dionatha Alves disse:

O trigger é usado pra travar a forma de onda na tela, tipo pra onda não ficar correndo pra lá e pra cá.

Eu ainda estou aprendendo a mexer nesse equipamento que é muito bom mesmo. Vc está certo! Vc já tem as manhas em? Quando eu precisar vou pedir uma ajuda para entender melhor esse bicho. Por enquanto estou tratando o meu assim. Bicho morde de mais. Hahahaha

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2021 às 08:23, Leonildo disse:

Testou com outro processador, outras memórias, a placa emite algum bip ao ligar? Tem algo aquecendo na placa, fez inspeção visual detalhada? O mosfet de alta entrando em curto pode danificar o processador não é isso?

Então não queimou o processador, testei ele e a memoria em outra placa e ligou normal e deu vídeo. A placa sem memoria ram emite bips, com a memoria já não emite bips e nao gera imagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/07/2021 às 08:26, Leonildo disse:

Eu ainda estou aprendendo a mexer nesse equipamento que é muito bom mesmo. Vc está certo! Vc já tem as manhas em? Quando eu precisar vou pedir uma ajuda para entender melhor esse bicho. Por enquanto estou tratando o meu assim. Bicho morde de mais. Hahahaha

Esse é bem tranquilo de mexer, o botão auto ajusta o gráfico de vdiv/secdiv na hora poupando tempo, mas da pra fazer manual tb usando as setas. era o ajuste da ponta de prova que estava descalibrada agora o quadrado está perfeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a coisa mudou de rumo, retirei o processador e medi os pulsos na entrada de u17 e gate de mf11 e mf12, e misteriosamente os pulsos apareceram e a tensão VAXG 1.022v tbm. Mas o pior é que o processador está bom, testei em outra placa mãe ele ligou e deu imagem. Mas pelo menos agora sabemos que agora o pwm2, u17 e mf11/mf12 que acabei de colocar estão bons.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Conseguiu resolver ? estou com uma placa h61h2-m  que esta igual. Acredito que o problema seja o RT9612 (U17) pois testei os outros e estao ok e os resistores e capacitores no caminho tbm, caso nao seja ele vai ser o RT8859M (PWM2). tirando o processador a placa fica com o cooler ligado direto. mas a tensão de baixa de todos caem a 0.26 aproximadamente e com processador fica ligando e desligando em loop mas as tensões de baixa voltam. menos do mf12.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/07/2021 às 17:00, Dionatha Alves disse:

Essa placa liga, gira o fan gira, não gera imagem e após 30seg a placa desliga e volta a ligar, ficando nesse loop.

 

Oque já foi feito:

 

Encontrei o par de mosfets mf11 (apm2518n) de alta e mf12 (apm2558n) de baixa, ambos em curto, retirei eles da placa e o curto sumiu. Verificando os pulsos no gate desses fets não tem nenhum sinal, medi o pino 2 do ci driver rt9612b e tbm não está chegando pwm nele, retirei o rt9612b da placa na duvida se ele estava com defeito mas mesmo assim sem pwm nessa linha, pode ser a saída AU1_PWMA do RT8859M que está com defeito. No momento que a placa fica ligada as demais fases estão funcionando normalmente, pulsos pwm, e tensão do vcore medindo 1.047v.

 

1625252249580.thumb.jpg.892ed2fd85104c7d08a79df287085cb7.jpg 

 

 1625252249655.thumb.jpg.74e6dc20c5d2feb68013979408ec75ef.jpg

 

1625252249722.thumb.jpg.79e36b78d7ea45ff56c3468795f3e6dd.jpg  

 

1625252249686.thumb.jpg.e5c2a8afb6afec75a464049b95168803.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Por acaso vc já  verificou os pinos do socket do processador com muita atenção?Tem deles que envergam totalmente para trás, como foi o caso comigo hoje em uma intel. Na plaquinha de diagnõstico tinha todos os sinais como válidos e ela nao gerava vídeo. Acabei descobrindo um pino amassado depois de ver com atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Sei que ja passou bastante tempo mas fica ai a informação...

 

Se nao estiver com a bios atualizada nao vai reconhecer processador de 3 geração e fica em loop infinito.

 

Essa placa é segunda e terceira geraçao, porem a versao 1.0 tem bios 4mb que originalmente nao tem o arquivo 4mb que faz ela reconhecer 3 geração... teria que trocar o chip bios para o de 8mb e regravar com a versao da bios 2.0 que suporta 3 geração.

 

 

 

Editado: por dougdefreitas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...