Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo sim+ - 6-71-e4120-d02 gp - Liga e Desliga

Avalie este tópico:

dreGOD

Posts em destaque

Boa tarde galera, ja queimei muito a cabeça tentando reparar a mobo de um notebook positivo sim+ com a mobo 6-71-e4120-d02 gp com processador core i3. Ela esta com o seguinte defeito: Ao pressionar o botão power a mesma acende o led verde na mb e azul no botão e desliga em menos de 3s. Ao desligar o led pisca novamente na cor verde e depois volta para a cor laranja. O que eu fiz na placa e continuou com os mesmos sintomas foi a regravação da bios, verifiquei os 3.3vdd e 5vdd e estão presentes, o super i/o esta sendo alimentado pelo vdd nos pinos 26,50,92,114,121 e 127. Eu notei que a mb em standby não tem tensão de bios no pin1 e pin 8 de 3.3 mas suspeitei de ser apenas bios e nao era, logo achei que o super i/o por estar recebendo a tensão nao seja ele o defeito. Troquei também o famoso ci P 2 8 08 A 1 e nada. Depois percebi que o u13 JMC251 estava esquentando muito, fiz a troca dele por outro e esquentou ainda mais, peguei de outra mb doadora e acredito que esta com defeito tbm. E por ultimo achei que era o pu7 AX6610, troquei por um equivalente e continuou com o mesmo sintoma. Notei que a placa liga sem processador, troquei o processador também e nao obtive sucesso, so que a mb liga e o jmx251 ainda continua esquentando a ponto de não conseguir ficar com o dedo encima. Antes de troca-lo por um novo estou procurando ajuda para ver se alguem ja pegou esse mesmo defeito na bancada, confesso que ja nao sei mais o que fazer. Obrigado pela atenção e tenham um otimo fim de tarde.
Tensões que foram medidas:

1.50v

1.00v pl5 e pl4

vdd3.3

vdd5v

2.png

3.png

ite.png

Sem título.png

Editado: por FLAVIOTECH
Titulo incorreto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dreGOD Então, essa placa é embaçada mesmo, se o p2808 estava de fato danificado, geralmente é necessário trocar o SIO e muitas vezes o CI da EC BIOS também.

Sobre o JMC251, se está esquentando está certamente com defeito, ele trabalha frio, em alguns modelos de placas a ausência dele impede a placa de passar do boot mas todas elas dão vídeo sem ele, então um bom teste seria remover ele da placa limpar bem os pads na placa pra não correr o risco de deixar algum curto e ver se sem ele a placa dá vídeo...

Ainda sobre o jmc251 eu uma vez tentei trocar pelo jmc261 e não rolou, tem um esquema de uma outra placa que mostra que para trocar pelo 261 é necessário mudar alguns componentes.

Existem diversas adaptações possíveis para eliminar o P2808, a que geralmente funciona em qualquer placa sem alterações adicionais na placa é essa abaixo, mas acho que nessa sua placa especificamente tem que alterar o resistor ligado ao SM_BTN# canto inferior direito da página 89 do esquema, o valor do resistor 100k deve ser substituído por 100 ohms, dependendo do conector em uso será o R20 ou o R17.

P2808b0.jpg.1e7bc31a813134e08d340be22ba9e351.jpg

O SIO pode ser substituído tranquilamente tanto pelo it8500 quanto pelo it8512, se não tiveres um sabidamente bom para testes, toma cuidado com onde farás a compra, já comprei este componente com defeito de dois vendedores bem famosos do ML que eram membros aqui do fórum, o @Gilson Macedo talvez tenha algum desses 3 em estoque, eu preferiria comprar ele se fosse comprar no Brasil.

Aqui, em virtude de experiências ruins com substituição de apenas um componente ou apenas o outro, sempre que encontro o p2808 danificado já troco de cara o P2808 pela adaptação e o SIO, e depois caso não volte a dar vídeo troco o CI da EC BIOS, algumas vezes mesmo quando com defeito o CI da EC BIOS aceita gravação não sendo então possível descartar como causa caso a gravação funcione.

Já perdi as contas de quantas placas dessas com P2808 eu salvei huhEUAHUEuhUAHEUhUAeuhuhUA. ;D 

Boa sorte.

• Joinha 3
Link para o comentário

44 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@dreGOD Então, essa placa é embaçada mesmo, se o p2808 estava de fato danificado, geralmente é necessário trocar o SIO e muitas vezes o CI da EC BIOS também.

Sobre o JMC251, se está esquentando está certamente com defeito, ele trabalha frio, em alguns modelos de placas a ausência dele impede a placa de passar do boot mas todas elas dão vídeo sem ele, então um bom teste seria remover ele da placa limpar bem os pads na placa pra não correr o risco de deixar algum curto e ver se sem ele a placa dá vídeo...

Ainda sobre o jmc251 eu uma vez tentei trocar pelo jmc261 e não rolou, tem um esquema de uma outra placa que mostra que para trocar pelo 261 é necessário mudar alguns componentes.

Existem diversas adaptações possíveis para eliminar o P2808, a que geralmente funciona em qualquer placa sem alterações adicionais na placa é essa abaixo, mas acho que nessa sua placa especificamente tem que alterar o resistor ligado ao SM_BTN# canto inferior direito da página 89 do esquema, o valor do resistor 100k deve ser substituído por 100 ohms, dependendo do conector em uso será o R20 ou o R17.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

O SIO pode ser substituído tranquilamente tanto pelo it8500 quanto pelo it8512, se não tiveres um sabidamente bom para testes, toma cuidado com onde farás a compra, já comprei este componente com defeito de dois vendedores bem famosos do ML que eram membros aqui do fórum, o @Gilson Macedo talvez tenha algum desses 3 em estoque, eu preferiria comprar ele se fosse comprar no Brasil.

Aqui, em virtude de experiências ruins com substituição de apenas um componente ou apenas o outro, sempre que encontro o p2808 danificado já troco de cara o P2808 pela adaptação e o SIO, e depois caso não volte a dar vídeo troco o CI da EC BIOS, algumas vezes mesmo quando com defeito o CI da EC BIOS aceita gravação não sendo então possível descartar como causa caso a gravação funcione.

Já perdi as contas de quantas placas dessas com P2808 eu salvei huhEUAHUEuhUAHEUhUAeuhuhUA. ;D 

Boa sorte.

Boa noite amigo, fiz a troca tambem do p28 por um equivalente. Más nessa placa não e ele o defeito, pois, o botao esta funcionando e o i/o esta recebendo o pulso do botão. Por isso descartei o i/o. Eu acredito que o problema possa estar no JMC261. Obrigado pela ajuda vou continuar tentando o reparo dessa mobo. 

Link para o comentário

52 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Boa sorte.

Vou fazer o teste sem ele na placa para certificar, confesso que nunca tinha pego uma placa dessa na bancada. 

Link para o comentário

3 minutos atrás, Jack O'Neo disse:

@dreGOD E sobre o jmc251 fritando? 

Troquei por um jmc261 e continuou esquentando, ressoldei o 251 e ele esquentou um pouco menos. Pela analise que fiz não encontrei curto. Agora a mobo esta ligando e subindo video, porém esquentando o jmc251. Alguma dica ? 

Link para o comentário

@dreGOD O que resta a fazer é substituir na minha opinião, pois não deveria esquentar, se está esquentando está com defeito, provavelmente ou o card-reader ou a lan não irão funcionar, mas mesmo que funcionem o chip aquecendo significa que o consumo dele na placa está maior do que deveria e isso pode acarretar problemas futuros.

• Legal 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...