Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Chromebook C720p - DA0ZHNMBAF0 Rev:F - Não liga

Avalie este tópico:

rema.rsd

Posts em destaque

Boa noite a todos!

Estou com essa placa na bancada, e ela está sem os +5v na PL6. Verificando o esquema, vi que essa voltagem inicia no pino 17 do PU12, e passa pelo PR133. No PR133 eu ainda tenho esses +5v, mas depois perdi o sinal. Injetei a tensão na pl6 para ver se algo aquecia, mas nada.
Poderiam me ajudar a continuar a análise? 

Acer Chromebook.jpg

Editado: por rema.rsd
Equipamento devolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutes ago, rema.rsd said:

Boa noite a todos!

Estou com essa placa na bancada, e ela está sem os +5v na PL6. Verificando o esquema, vi que essa voltagem inicia no pino 17 do PU12, e passa pelo PR133. No PR133 eu ainda tenho esses +5v, mas depois perdi o sinal. Injetei a tensão na pl6 para ver se algo aquecia, mas nada.
Poderiam me ajudar a continuar a análise? 

Acer Chromebook.jpg

Se trm 5v de um lado do resistor e do outro nao, vc já mediu o resistor se nao está alterado impedindo a passagem? Verifica tb se tá bom o pc70 e os fets e os outros componentes da linha, alguem ta aterrando e matando a linha

Editado: por Motta Álvaro
  • Joinha 1
Link para o comentário

On 7/20/2022 at 6:25 PM, rema.rsd said:

@ribeirodanilo93 @Motta Álvaro Desculpe a demora. Vamos lá:
Pinos: 

3 = 3.28v

6 = 2.72v

12 = 18.85v

13 = 4.98v

20 =0.0v

As bobinas estão com +- 100 com o gnd.

Vamos lá...parece tudo ok com o pwm primário. Pelo q vi aki, vc tem 3v na bobina pl5, certo? Os 5v da pl6 só aparecem qnd vc liga a máquina pelo q interpretei do esquema. Só achei as resistencias das bobinas baixas, mas como v  injetou tensao e nao deu consumo, entao deve ser assim msm. 

Essa máquina liga pelo botao do teclado, certo?...verifica a tensao q vc tem no pino 3 do conector do teclado e tenta ligar a máquina direto por ali, vc pode aterrar com o pino 1 ou 2 q são gnd.

• Joinha 1
Link para o comentário

29 minutes ago, rema.rsd said:

@Motta Álvaro Bom dia! Desculpe a demora no retorno.
No pino 3 tehno 3.25v. Tentei liga direto (já tinha tentado), mas nada. Ela tá com consumo constante de 0.020a, e a ventoinha está dando pequenos pulsos (ameaçando girar). Não passou disso :(

Tem tensao no power pra ligar, tá tudo ok. Vc pode verificar o lid primeiro e se estiver ok regravar a bios 

• Joinha 1
Link para o comentário

16 minutes ago, rema.rsd said:

@Motta Álvaro Fiz a regravação, mas permanece. 
No pino 5 da bios eu tenho 0,25, no pino 8 fica oscilando entre 0,31 e 0,54.

O Q17, próximo à bios, fica pulsando, oscilando entre 1.64v e 2.11v, mesmo sem jumpear o power.

Pino 8 é a alimentação da bios, tem q ter 3v. Pelo q eu vi no esquema, vem da pch esses 3v. Verifica se tem 3v em alg lugar dos resistores R395 ou R408

• Joinha 1
Link para o comentário

Meu amigo, via de regra sempre busque pelo datasheet (qdo houver) visto esclarecer as condiçoes basicas pra que o integrado, qqr que seja...principalmente quando é um como este (Step-DOwn). Não vamos ter pulso nas saidas se no minimo não estiver devidamente alimentada (5,5 a 24V, segundo datasheet) e fora a base de tempo (oscilador) neste caso, nao estiver com as entradas Cs1 e Cs2 (é o Enable para as saidas) ativadas de alguma forma (as vezes basta estar na condicao em 1 (5v ou 3V) ou em 0....eeeeeeem outros casos, um pulso com uma determinada condicao. Isso tudo depende do integrado e aplicação. Confesso que nao deu pra analisar as sugestoes dos amigos e seus comentarios. Por sinal, acredito que sejam todas validas. MESMO !!! Tudo é importante e válido. De repente, vc até ja tenha resolvido seu problema. De uma forma geral, como tbm dito por um de nossos colegas...nao ter pulso num MOS CANAL N diz muita coisa....até porque, ainda que houvesse um pulso...se ele nao chegar no nivel de tensao (bem citada) do MOS, o cara nao liga...nao vai chavear.  Volto ao mesmo ponto...datasheet !!  O chamado "threshold" do transistor MOS, vai no minimo fazer deduzir qual a tensao minima que o INTEGRADO UP12 tem que ser alimentado. Aaaaaaate porque, como citei acima e com base no datasheet...o cara trabalha com 5,5 a 24V. Em tudo depende da aplicaçAo. Espero que ja tenha resolvido...mas fica isso como conselho. ahhh sim, não tente decorar o que cada integrado faz...só o dia a dia e esbarrando no mesmo cara que se guarda. Só recorrer as informaçoes do fabricante que tudo termina bem. Claaaaaaaaaaro que explicar isso ai acima foi facil, dificil é jogar isso na bancada. O trampo pesado ficou pra vc !!  Abç !!!

O datasheet : 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 2
Link para o comentário

@Raimundo Alencar de Souza Obrigado pela explicação.
Eu tenho o manual de serviço da placa, inclusive estou tentando me guiar por ele. Porém ainda tenho dificuldade em fazer a leitura somente do manual de serviço/datasheet. Quando consigo também o boardview da placa, consigo "caminhar" melhor nos reparos. 
Mas obrigado por sua orientação e pelo link. Citando um trecho de um filme da Marvel, "A evoluçao humana é lenta. Mas de tempos em tempos ela dá um salto" rs.

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hour ago, rema.rsd said:

@Motta Álvaro encontrei esses 3.3v nesse ponto, mas no D23 só tenho os 0,54v

WhatsApp Image 2022-07-27 at 11.22.23.jpeg

O diodo tem 0,54 nos dois lados? Ou tem 3v em um terminal e 0,54 no outro? O diodo vem dps...é bom ver antes se tem os 3v nos resistores q te falei r395 e r408. Vc checou e eles estao zerados nos dois terminais?

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário

@rema.rsd Vamos pensar no que ja comentou, alem no dito pelo nosso amigo. Mas me atentei a algo...sobre a porca de fixacao do dissipador do processador...ha um cristal...Y1 se nao me engano. Quebrado mesmo ?! Um furinho sobre ele ?!  Se nao amassou o cristal, tudo bem...se foi somente sobre a parte plastica....Retomamos em tempo....até...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...